Como um fogão a gás
Este eletrodoméstico ganhou grande popularidade - tarifas leais e, se você instalar um medidor de gás, as contas serão mínimas. A gaseificação geral foi realizada em todos os lugares nos tempos da URSS, portanto, a maioria dos russos instalou tais produtos. Apesar da ampla distribuição, os usuários ainda estão interessados no dispositivo de um fogão a gás. Considere seus principais nós funcionais e o princípio de sua interação.
Conteúdo
Construção de lajes
Em um moderno fogão a gás, vários sistemas são combinados, cada um dos quais responsável pelo funcionamento normal das peças sob controle e dispositivos.
- Básico - sistema de gás. Consiste em queimadores, queimadores, tubulações e válvulas de fechamento.
- Elétrico - é responsável pela iluminação, queima elétrica, em alguns modelos garante a instalação do grill.
- Estrutura de apoio - o corpo do produto, que é feito de chapa de aço inoxidável e esmaltado.
Cada fogão a gás tem um conjunto padrão de peças. Modelos diferentes podem ter suas próprias nuances e design exclusivo, mas a composição dos componentes principais não é alterada. O diagrama esquemático do fogão a gás é apresentado na foto abaixo.
Produtos para queimadores
Muitas pessoas confundem o queimador e queimador, por isso, o queimador está localizado dentro do fogão sob a placa, e os queimadores são instalados no topo com divisores, que pode ser removido e limpo quando a limpeza molhada (apenas tente manter a água fora dos furos no divisor). Se você remover o queimador, embaixo dele você pode ver o corpo do queimador e o bocal, do orifício do qual o gás entra no soquete divisor, onde ele se mistura com o ar para combustão estável. Para cada queimador é caracterizado por um certo poder, na vida cotidiana, existem tais opções:
- chama mínima quando o regulador está na posição mais à esquerda;
- fogo médio - o regulador fica no meio;
- combustão máxima - o regulador está na posição extrema direita, o queimador está totalmente aquecido, a chama é estável e não se separa do divisor, o gás queima completamente.
Especialistas tem uma coisa dessas - Potência ótima do produto. É determinado pela combustão máxima do combustível azul e é indicado nas características técnicas do fogão a gás.
Ao mudar para outro tipo de combustível, por exemplo, gás liquefeito de cilindros, trocar jatos, com todo o conjunto. É melhor confiar tais trabalhos a um profissional - ele ajustará imediatamente a pressão e garantirá a combustão completa do combustível.
Queimadores são comumente usados apenas três tipos:
- difusão;
- cinética;
- versão mista.
Títulos vão de recursos de gravação: na primeira versão não há mistura forçada com o ar - o jato de gás entra na boca do queimador, onde é naturalmente misturado com o ar. O queimador do forno é do primeiro tipo - o ar é retirado do interior do fogão. Na segunda variante, a sucção é realizada devido à energia do movimento do gás sob uma pequena pressão, a mistura ocorre e a mistura combustível é alimentada ao queimador.Nos modelos modernos, a terceira opção é usada, quando metade do ar é retirada do interior do produto e, em seguida, a mistura é adicionalmente misturada com o ar externo da cozinha no sino do queimador.
Sistema elétrico
Fogões a gás com disparo elétrico Eles têm plugues especiais de ignição no projeto, que são instalados no corpo do divisor e são ativados quando o gás é aberto. Em alguns modelos, existe um botão para ligar a ignição sob cada regulador de chama. Tal produto deve ser conectado à rede elétrica doméstica, caso contrário, ignição elétrica não funcionará.
Há casos de falta de energia, o que acontece com pouca freqüência, mas muitos usuários estão confusos, como ligar o gravador sem um botão? É muito simples: gire o regulador de chama, a válvula de fechamento se abre e o gás começa a fluir para dentro do queimador - nós o acendemos com a ajuda de fósforos e seguramos o cabo por alguns segundos.
Churrasqueira elétrica muitas vezes, os desenvolvedores colocam dentro do forno para fornecer um prato uma crosta corada, e sistema de iluminação interior existe todo modelo moderno.É ativado pressionando uma tecla especial no painel de controle localizado na parte frontal do produto. Um forno de trabalho é iluminado por dentro para controle visual da qualidade de cozimento.
Sistema de controle
O controle da estabilidade de queima é realizado com termopares - corta o fornecimento de gás, se por algum motivo a chama se extinguir. Tal sistema é chamado “controle de gás". Esse controle funciona independentemente da disponibilidade de eletricidade - tudo depende da temperatura: quando não está lá, o termopar desliga o gás.
Quando o queimador a gás opera, o termopar aquece, a válvula solenóide libera a válvula, mantendo-a na posição aberta. Quando a chama se apaga devido a circunstâncias imprevistas, por exemplo: a água ferveu na chaleira e espirrou no fogão. O termopar de resfriamento rápido não afeta o solenóide da válvula, a aba se fecha e o suprimento de gás é interrompido.
Forno
Nós conversamos sobre como o fogão a gás funciona, agora analisaremos o funcionamento do forno em detalhes, desde a ativação até o final do cozimento. Especialistas para a operação de equipamentos a gás desenvolveram várias recomendações para os usuários que precisam seguir ao usar o forno.
- Durante a cozedura, há apenas uma panela para recolher gordura e uma grelha para colocar comida - o resto dos utensílios de cozinha armazenado em um compartimento especiallocalizado na parte inferior da placa.
- Antes de cozinhar, o forno é aquecido por alguns minutos no nível máximo de fogo e, em seguida, defina o nível desejado usando o controle giratório.
- Quando o prato estiver cozido, muitas vezes você não deve abrir a porta - a temperatura dentro do forno cai imediatamente, e você pode assistir ao cozimento através do vidro.
- Após o cozimento, o suprimento de gás é desligado, o regulador é colocado na posição vertical e o forno começa a esfriar.
Para obter uma assadeira quente deve estar em fornos de cozinha especiais, que protegem suas mãos de queimaduras.
Como acender um queimador
Regulador definir o modo de aquecimento (geralmente é 9 ou 10 na escala), abra a porta. Na parte inferior no meio há um buraco especial ao qual uma partida é trazida ou isqueiro especial. Há um botão vermelho no painel de controle - ele deve ser pressionado para abrir o suprimento de gás.Quando o queimador acende, é necessário segurar o botão por alguns segundos para aquecer o termopar que controla a válvula solenóide. Se você remover imediatamente o dedo do botão, a chama se apagará, todas as ações devem ser retomadas.
Os modelos modernos são equipados com ignição elétrica, cuja ação é semelhante às opções descritas anteriormente para a inclusão de fogões.
Temperatura interna
É muito fácil ajustar a temperatura desejada - basta girar o botão do regulador e colocar a seta pressionada contra o modo selecionado. E como você sabe se a temperatura real interna corresponde ao modo de cozimento selecionado? Para fazer isso, chefs experientes colocam um pouco de farinha pura em uma assadeira e olham através do vidro para mudar sua cor:
- se ela ficar vermelha - a temperatura é de cerca de 230 0C;
- cor dourada - não mais do que 180 0C;
- quando a cor não muda com o tempo - cerca de 100 graus.
Nos modelos modernos, termômetro no vidromas segredos determinação de temperatura O caminho da avó também precisa saber - na vida, tudo pode ser útil.
Cozinhando com sabor
Anteriormente, uma crosta aromática aparecia na carcaça ou na carne, a recepcionista muitas vezes abria a porta e regava o prato com gordura proeminente, mas para os modernos fogões a gás esta é uma tecnologia há muito esquecida. Muitos modelos de fornos são equipados com ventiladores especiais que fazem o ar quente se mover dentro do produto, distribuindo uniformemente o calor: não há necessidade de molhar ou virar a carcaça das aves assadas, ele fritará igualmente de todos os lados.
Para cozinhar a carne em um apartamento como no fogo, é suficiente experimentar a instalação de uma churrasqueira. e você pode surpreender os hóspedes com o aroma de pratos cozidos em fogo aberto em condições de campo. Você pode adicionar um pouco de fumaça líquida de uma garrafa comprada em um supermercado nas proximidades.
Regras de funcionamento
Todos os fogões a gás têm instruções para o seu uso, mas vamos lembrá-lo de alguns pontos que não devem ser esquecidos durante a instalação inicial e posterior utilização de eletrodomésticos:
- a conectando é necessário desligar a eletricidade em todo o apartamento;
- retire os telemóveis da cozinha ou desligue-os;
- abra a janela e no período de inverno ligue o sistema de exaustão;
- feche bem a válvula de fornecimento de gás e verifique-a espuma de sabão para vazamento;
- use somente ferramentas e materiais especiais durante a instalação;
- Após a conexão, verifique todas as conexões quanto a vazamentos de gás usando espuma de sabão.
Se mesmo uma pequena bolha aparecer, aperte a conexão e verifique novamente. Se houver cheiro de gás na cozinha, é necessário verificar todas as conexões quando o vazamento não tiver sido identificado de forma independente - chame o mestre para diagnosticar todo o sistema de conexão e as conexões internas. A implementação rigorosa das medidas de segurança necessárias é a chave para evitar uma situação de risco de incêndio. Lembre-se que o gás tende a explodir da menor faísca.