Nós fixamos a ignição elétrica inoperante no fogão a gás
Em muitos modelos de fogões a gás, os projetistas definem uma ignição automática, que é ativada com suprimento de gás ou de um botão separado. Esta função é muito conveniente: você não precisa entrar em contato com fogo aberto para acender o queimador. Se de repente você descobre que a ignição automática no fogão a gás não funciona, não se apresse em chamar o serviço: é bem possível realizar a reparação desta falha com as próprias mãos.
Sintomas
Especialistas em fogões a gás, com base nas estatísticas coletadas, compilaram um registro aproximado de falhas freqüentemente encontradas.
- Ao pressionar o botão de controle do queimador ou um botão de ignição elétrica separado especial não ocorre.
- Produtos de automação no fogão a gás funciona constantemente, cliques audíveismas nenhuma faísca - nenhum gás se inflama.
- Depois de soltar o botão ou botão, o sistema não desliga.
- O dispositivo continua a operar constantemente, mesmo quando o botão não está pressionado.
- Bate máquina proteção no painel do apartamento na inicialização.
- Ignição piezoelétrica fechada ou placa de queima elétrica.
Como funciona
A ignição elétrica só pode ser usada em fogões a gás. Sua principal função é queimar combustível azul no momento de sua saída divisor de queimadorinstalado em um fogão a gás. Ele acontece tipo automático e mecânico. Na primeira variante, os elementos piezoelétricos especiais atearam fogo à mistura gás-ar quando a chave é ligada no painel de controle e, no segundo caso, o usuário deve pressionar um botão especial. De uma faísca, o gás se inflama e você pode começar a cozinhar. O dispositivo de ignição automática de gás é o dispositivo mais caprichoso e pouco confiável de todo o arsenal com o qual o moderno fogão a gás está equipado.
Muito importante! Nunca tente ligar o sistema se os queimadores forem removidos - a avaria no estojo é garantida.
No conjunto, todo o trabalho deste sistema se parece com isto:
- o usuário pressiona um botão, desse modo ele energiza o capacitor, que começa a carregar;
- o nível no tiristor cresce gradualmente, quando atinge o limiar definido, o capacitor descarrega;
- na saída de todo o sistema, surge uma tensão que aciona um dispositivo especial - um centelhador;
- faísca inflama o gás.
Todo o sistema funciona muito mais rápido do que falamos sobre isso. Uma faísca é alimentada naquele queimador, que está atualmente ligado (em modelos mais antigos, foi aplicado a todos os dispositivos, mas onde o acesso ao gás foi aberto). Botões de partida estão localizados sob os controles. Ignição elétrica alimentado pela rede com corrente alternada de 220 volts e vulnerável a surtos de tensão que ocorrem com bastante frequência. Depois de uma oscilação de energia, ele pode clicar constantemente, o que relata seu colapso.
O sistema funcionará somente se o plugue de um cabo separado estiver conectado à rede elétrica da casa, o que muitos usuários esquecem e chamam o serviço com reclamações.
Causas de falha
Por que a ignição elétrica do fogão a gás não funciona? Existem várias causas de mau funcionamento neste dispositivo.
- Não há faísca nos eletrodos.
- A umidade ou graxa caiu no interior do sistema ou na superfície da vela.
- Uma rachadura apareceu ou o isolamento de uma vela feita de cerâmica estourou.
- Transformador soprado - unidade de geração de faíscas.
- Os contatos do botão de energia foram oxidados ou um depósito foi formado sobre eles como resultado de uma falha de curto-circuito (curto-circuito).
Algumas avarias podem ocorrer depois de molhadas limpar o fogãoquando a umidade entra no interior do fogão. Para eliminá-los, basta fazer medidas preventivas: limpar os contatos, secar as velas - praticamente as mesmas medidas são feitas pelos motoristas.
Se apenas um queimador não acender, o motivo pode ser o dano no fio de alta tensão ao eletrodo de ignição, o próprio dispositivo de ignição ou a falha do canal de toda a unidade.
Fazendo reparos
Quando você inspecionou, descobriu o motivo e diagnosticou o defeito - você pode prosseguir para fogão a gás de auto-reparação. É realizado de forma semelhante para todos os modelos. A famosa marca italiana Ariston ou o fogão bielorrusso Hefesto, que está em grande demanda entre os russos - não há diferença, os sistemas de ignição são quase idênticos, exceto por nuances puramente individuais.
Antes de começar o trabalho, atualize seu conhecimento lendo o manual de instruções do produto. Conhecimento do princípio do trabalho e aparelhos de fogão a gás necessário para o reparo bem-sucedido.
- Colocamos fogo em um queimador defeituoso usando uma fonte de chama aberta de terceiros, fósforos ou isqueiro especial - a chama deve ser uniforme e distribuída em toda a circunferência do divisor. Amarelo Flamejante significa a concentração errada de gás e ar: você precisa limpar o bico ou substituí-lo. É possível que o divisor entupiu buracos ou umidade chegou lá. É necessário fazer profilaxia, soprar todos os buracos, remover o corpo do queimador e inspecioná-lo.
- Todos os eletrodos e interruptores são conectados em paralelo. Cada eletrodo é alimentado por uma única unidade de ignição, mas eles são ativados por diferentes botões. Para garantir que apenas este botão não funcione e que a unidade de controle esteja normal, é necessário ligar o próximo toque. Se o gás é inflamado - botão de reparaçãoe tudo mais no sistema está funcionando corretamente.
- Se o dispositivo de ignição rachar constantemente, então é necessário verifique os contatos - Eles poderiam ficar com o ingresso de gordura ou como resultado da oxidação de depósitos de carbono formados. Antes do reparo, não esqueça de desconectar o fogão da rede, então desmonte cuidadosamente, limpe os contatos ou seque-os com um secador de cabelos.A conformidade com os requisitos de segurança irá protegê-lo de lesões.
A maioria das falhas que levaram à falha podem ser reparadas por conta própria - elas não são perigosas para o usuário, mas deve ser lembrado que os fogões a gás são produtos potencialmente perigosos, portanto, mesmo o trabalho de manutenção deve ser realizado com cuidado.
Às vezes, a falha do botão de ignição leva ao fato de que o reparo não ajuda - uma substituição completa é necessária. Neste caso, é melhor passar por lojas especiais e comprar uma opção similar.