O que pode ser cozido em banho-maria
Aqueles que, por qualquer motivo, escolheram o caminho da alimentação saudável, devem aprender mais sobre as propriedades do vaporizador. O que pode ser cozido nesta técnica de cozinha, como cozinhar e como dar aos pratos um sabor especial. Todas estas questões serão consideradas no artigo de hoje.
Conteúdo
E gostoso e apetitoso
A versatilidade é a principal vantagem de um banho-maria, porque está sujeito à preparação de qualquer produto: legumes e frutas, carne e peixe, cereais e ovos. Além disso, você pode aquecer o almoço, descongelar e preservar produtos culinários, esterilizar pratos infantis e até dar nova vida ao pão velho.
O que é bom banho-maria?
- Em contraste com os métodos clássicos de cozedura, a vaporização expõe os produtos a efeitos térmicos não agressivos, em resultado dos quais as vitaminas neles permanecem intactas.
- A cor natural, forma e consistência dos ingredientes são preservados - os pratos podem ostentar não apenas propriedades úteis, mas também uma aparência apetitosa.
- Elimina a probabilidade da formação de substâncias perigosas, como acontece frequentemente quando se frita na manteiga e se assa no forno.
Como cozinhar
Se a caldeira dupla for de nível múltiplo, pode ser cozida no vapor com vários pratos ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, os produtos que “alcançam” rapidamente devem ser colocados na parte superior e aqueles que são longos na parte inferior. Se você encher todas as cestas com ingredientes, então esteja preparado para o fato de que cozinhar levará muito mais tempo do que o habitual.
Nota: o suco produzido durante o processo de cozimento pode ser usado como molho para pratos.
Antes de encher o vaporizador com ingredientes, encha a sua base com água. no volume de 2/3 e deixe ferver. Coloque os produtos em cestos em uma única camada, depois de cortá-los em fatias e fatias iguais. Ingredientes menores devem ser colocados no cesto superior, maiores no inferior.
Na prontidão dos pratos o banho-maria irá notificar beep. No entanto, se existirem muitos ingredientes nos cestos, é melhor controlar este processo, para evitar a digestão.
Tente não abrir a tampa com demasiada frequência - isto irá contribuir para a fuga de vapor e aumentar o tempo de cozedura.
O que não fazer
Apesar da versatilidade da caldeira dupla, alguns produtos não devem ser submetidos a calor úmido. Entre eles estão:
- Macarrão. Especialmente aqueles que são feitos de variedades de trigo mole. No entanto, você pode usar para este propósito um tanque especial em banho-maria, no qual a água é despejada. O vapor aquecerá a água e o macarrão cozinhará da maneira tradicional, mas não em água fervente, mas sob a ação de altas temperaturas. Mas este método tem uma desvantagem significativa - em 9 casos de 10 massas são fervidas e tornam-se não apresentáveis.
- Legumes (feijão, ervilhas). O processo de sua preparação não pode ser imaginado sem a participação da água. Você pode ferver o feijão para um casal (novamente nesse tanque especial), mas ele terá que gastar muito tempo e esforço: periodicamente, adicione água ao dispositivo e esvazie a bandeja de drenagem na qual o condensado será coletado. No final, você verá que as leguminosas cozidas em banho-maria e cozidas em uma panela convencional têm gosto idêntico.
- Cogumelos. Destes produtos, durante a cozedura normal (em água), os compostos tóxicos são removidos (digeridos). Portanto, cozido no vapor, eles podem ser prejudiciais à saúde.
Truques culinários
As pessoas tinham a opinião de que os pratos de vapor são saudáveis, mas sem sabor. No entanto, com a ajuda de manipulações simples, você pode dar um som especial:
- Adicione um pouco de sal à água e o sabor dos legumes cozidos será melhor.
- Para melhorar o sabor das aves, peixe ou carne, cozinhe-as algumas horas antes de cozinhar.
- Cubra o fundo do recipiente perfurado com papel alumínio, e sua receita vai encontrar uma suculência especial.
- Corte peixe, carne e legumes em pedaços iguais, para que o prato seja cozido muito mais rápido.
- Para dar o prato, que é preparado no recipiente superior, um sabor especial, adicione temperos, vinho ou raspas de limão à água fervente.
- Cozinhar legumes com casca ajudará a manter um máximo de substâncias úteis neles.
- Quanto maiores forem os vegetais cortados, mais vitaminas serão deixadas neles.
- Legumes congelados podem ser colocados em banho-maria, sem descongelar, mas a carne, as aves e os peixes devem ser descongelados previamente.
- Para permitir que o vapor circule livremente, o layout dos produtos não deve ser muito denso.
Em banho-maria, você pode cozinhar guisados e pimentos recheados, sobremesas e guisados, ovos mexidos e costeletas de legumes. Isto é indispensável nos eletrodomésticos, especialmente para aqueles que decidiram aderir à nutrição adequada.
Os mais vendidos Steamers 2018
Vaporizador ENDEVER Vita 160/161
Vaporizador Tefal VC 1006 Ultra Compact
Panela a vapor FS 3000
Fusão feliz do bebê do navio
Vaporizador Philips HD9190