Instruções para uso do fogão a gás
Muitas pessoas encontram um fogão a gás, mas nem todo mundo sabe como usá-lo corretamente. Mas durante sua operação é necessário aderir às regras de segurança: um vazamento de gás em um apartamento em um edifício alto pode levar a um acidente, pois forma uma mistura explosiva. Em caso de negligência no uso de um fogão a gás, inquilinos e outras instalações podem sofrer.
Requisitos gerais
Independentemente de o gás natural ser usado por conexões com o sistema de gás centralizado ou cilindro aplicado, a abordagem para a operação é a mesma. Nós fornecemos requisitos gerais para o uso de gás natural.
- A sala na qual o fogão está localizado deve ser ventilado.
- Cada vez após o final do processo de cozimento, é necessário fechar a válvula no tubo ou na válvula do cilindro.
- Antes de sair de casa, verifique as torneiras do fogão e do cano de gás. No caso de uma emergência, isso ajudará a bloquear o fluxo de ar gasoso para dentro da sala.
- Em caso de falha do equipamento ou detecção de vazamento, é necessário informar imediatamente o serviço de gás.
Antes de ligar o fogão a gás, é necessário se familiarizar com o passaporte técnico do equipamento e estudar as instruções para seu uso.
Como acender um fogo
Se você nunca encontrou fogões a gás antes, então a questão de como acender um fogão a gás pode ser bastante relevante. Para fazer isso, siga um algoritmo específico. Primeiro de tudo é necessário areje o quarto. Além disso, é necessário executar as seguintes ações passo a passo:
- Abra a válvula no tubo ou na válvula se for usado um cilindro de gás.
- Acenda o queimador.
Este processo ocorre de diferentes maneiras, dependendo do tipo de fogão e da fonte de fogo. O fogão pode ser aceso das seguintes maneiras:
- de uma fonte aberta de fogo - fósforos;
- usando elétrica ou silício Isqueiros;
- ignição elétrica
Modelos modernos de fogões a gás são equipados com ignição elétrica embutida. Esta função pode ser exibida no botão separadoe pode ser incorporado na válvula do queimador. Este é o único caso em que o queimador pode ser aceso ao mesmo tempo que a torneira é ligada. Em outros modelos, você deve primeiro fornecer um fogo (faísca) e, em seguida, abrir a válvula do queimador. A válvula abre no sentido horário quando levemente pressionada para dentro. Leia como acender um forno a gás. aqui.
A chama deve ser de cor azul clara e uniformemente distribuída ao redor do queimador. Se escorregar para dentro, feche a torneira e repita a ignição da estufa. A altura ideal da chama não deve exceder 2-2,5 cm e é regulada girando o manípulo da válvula. Se houver uma corrente de ar na sala, a chama tenderá a sair do queimador, o que é perigoso do ponto de vista da segurança contra incêndios. Se houver excesso de ar, você deve fechar a janela. Com a falta de ar, a cor da chama mudará claramente de azul para amarelo, e o monóxido de carbono, perigoso para a saúde humana, também será emitido.
O que não fazer ao usar o fogão
Com vasta experiência no trabalho com eletrodomésticos, os consumidores às vezes esquecem as medidas de precaução e algumas características do uso de um fogão a gás.Para tornar o processo de cozimento seguro para o proprietário e para as pessoas ao seu redor, você precisa lembrar o que fazer.
- Não é recomendado usar pratos com fundo largo queimadores baixos. Neste caso, o efeito da combustão incompleta do combustível é formado, e o monóxido de carbono pode ser envenenado.
- A chama não deve deixar a zona do fundo do prato, pois isso levará a um aumento inútil no consumo de combustível e a aparência de fuligem, o que só aumentará o tempo do processo de cozimento.
- Se o diâmetro do fogão exceder a placa e ultrapassar suas bordas, você deve usar anel adicional, permitindo aumentar a altura e fornecer suprimento de ar.
Importante saber! Se o cheiro de gás for claramente pronunciado no quarto, em caso algum o queimador deverá estar aceso no fogão. Deve ventilar prontamente a sala e contatar o serviço de gás.