O computador ainda não é capaz de competir com a pessoa ao criar pinturas

Especialistas russos da Universidade Estadual de Moscou conduziram uma experiência interessante. Eles se ofereceram para restaurar o fragmento faltante da imagem aos artistas e ao sistema de inteligência artificial, após o qual os usuários independentes avaliaram os resultados obtidos.

Para referência. O processo de restaurar uma parte perdida de uma imagem ou imagem é chamado Inpainting da imagem. Esta é uma tecnologia bastante complicada, o que implica a restauração da fonte o mais próximo possível do original, mais frequentemente o original é ainda desconhecido. Dessa forma, você pode restaurar imagens antigas ou remover objetos “extras” da imagem.

Retoque é usado com bastante frequência por profissionais e amadores. Não é nenhum segredo que, às vezes, durante uma sessão de fotos, algo ou alguém extra entra no quadro. Como resultado, até mesmo o tiro mais bem sucedido pode ser estragado na hora errada por um pássaro voando ou por um homem que acidentalmente passou correndo.No nosso tempo, tudo isso pode ser corrigido. Ao mesmo tempo, as tecnologias automáticas de processamento de fotos estão se tornando mais sofisticadas, portanto, em breve, uma pessoa só poderá definir opções de retoque e o programa fará tudo por ela.

Agora também é possível. Mas o experimento, comparando os resultados do trabalho de artistas reais e da tecnologia de computadores, determinou o vencedor, e ele se tornou um homem, não uma máquina. 215 usuários, sem saber quem é o autor deste ou daquele trabalho, avaliaram até que ponto os artistas conseguiram recriar objetos do ponto de vista estético. Como resultado, em apenas um dos seis casos, o programa foi capaz de contornar a pessoa, em todos os outros - a liderança incondicional pertencia à "caneta natural".

A conclusão sugere-se - as máquinas ainda não são capazes de competir com uma pessoa no campo da arte, isto é, onde tudo é decidido não pela lógica e pela exatidão, mas pelo gosto, percepção estética e avaliação pessoal. Mas considerando a intensidade com que os especialistas estão trabalhando para melhorar os sistemas de inteligência artificial, pode-se supor que muito em breve tudo pode mudar.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música