Por que um fogão a gás precisa de uma função de controle de gás?
Uma das principais razões que dificultam a demanda de compra de fogões a gás é a possibilidade de uma situação de risco de incêndio. Enfrentando um problema seleção de placas, as pessoas freqüentemente se perguntam: qual é a função do controle de gás em fogões a gás? Acontece que é um mecanismo especial para interromper o fornecimento de combustível de gás em caso de atenuação do fogo.
Como funciona o controle de gás
Todo o trabalho do sistema é baseado na interação de várias partes:
- termopar;
- válvula solenóide;
- sensor especial.
A válvula solenoide está no estado aberto somente quando recebe um sinal elétrico estável do termopar. Está organizado da seguinte forma: quando você liga a placa termopar (dois fios fundidos de um lado e separados do outro) assumem o papel de um condutor de uma carga leve de corrente elétrica.Quando o fogo se extingue, a corrente elétrica para de alcançar a válvula e esta bloqueia o fluxo de gás.
Diagnóstico de avaria
Um dos principais sinais que caracterizam o colapso do sistema de controle de gás é gás cortado no queimador. Como regra geral, o desgaste do termopar, que desempenha um papel importante no funcionamento do mecanismo de corte de gás, atua como a causa de tal falha. Substituir esta peça pode resolver o problema. Mas vale a pena considerar que reparação de fogão a gás é um processo complexo que requer que você tenha certas habilidades e bons conhecimentos dispositivos deste dispositivo. Se você não está confiante em suas habilidades - é melhor confiar o reparo a um especialista qualificado.
Importante: Um fogão com um sistema de corte de gás defeituoso é um objeto potencialmente perigoso. Se você encontrar o menor problema no funcionamento do equipamento - entre em contato imediatamente com o mestre!
Como desligar o controle de gás
Além das propriedades positivas óbvias desta função, operação de fogões a gásela tem vários efeitos negativosdiretamente decorrente do mecanismo de seu trabalho.
- A necessidade de segurar o botão de fornecimento de gás por alguns segundos para que o termopar aqueça.
- Mau funcionamento dos queimadores em caso de avaria do sistema.
- Dificuldade em realizar reparos.
Para desativar o controle de gás, você deve executar as etapas a seguir.
- Desligue o fluxo de combustível para o fogão a gás
- Determine a localização do sistema de controle de gás no tubo de gás.
- Desaperte o termopar da válvula solenóide
- Puxe a válvula solenóide
- Desaperte a mola especial que fornece o mecanismo de entrada / saída de gás
- Devolva o mecanismo ao seu lugar e recolha todo o sistema de volta
Puxando a mola, você evita assim a possibilidade de limitar o fluxo de combustível azul. Isso significa que a válvula solenóide perderá seu papel e passará gás, independentemente de ser ou não fornecida com corrente elétrica de um termopar.
Embora a auto-desativação da função de controle de gás economize seu tempo e dinheiro, chamar um especialista poderá garantir a segurança do equipamento operacional.
Lembre-se de que a interferência não autorizada com equipamentos a gás pode acarretar responsabilidade administrativa e, em casos raros, criminal.