Valor de termopar para fogão a gás
Um componente, como um termopar, é instalado para controlar a chama de um fogão a gás. Ele corta o suprimento de gás para o queimador, se o fogo de repente se apagar. O dispositivo é usado em muitos dispositivos, inclusive nas placas. Se o termopar estiver danificado, haverá interrupções no fornecimento de gás, a chama deixará de queimar uniformemente e começará a desaparecer.
Como o termopar
Termopares são quase os únicos dispositivos capazes de medir altas temperaturas, e é por isso que eles são usados em projetos de fogão a gás. Este detalhe importante tem o seguinte dispositivo.
- A base são dois fios de metais diferentes, que são inextricavelmente soldados um ao outro.
- Sob a influência da resistência à temperatura aparece, o valor digital do que é exibido na tela.
- Claro, a tensão gerada não é forte, mas é o suficiente para abrir a válvula magnética.
- Durante a operação, as correntes elétricas impedem que a válvula magnética se bata, o que permite que o gás flua livremente para dentro do queimador. Isso permite que você não se preocupe em fixar as placas do cabo. Se o fogo, por algum motivo, apagar, o sistema parará o fornecimento de gás.
Um termopar é, antes de tudo, uma preocupação para sua segurança, portanto, quando escolhendo um fogão a gás preste atenção à disponibilidade desta opção. Existem elementos para os quais há 20 µV suficientes, mas na maioria das vezes é necessária uma tensão de 40-50 µV.
O princípio de operação dos termopares é baseado no efeito Seebeck, que no sentido físico significa que as partículas transportadoras mudam de carga quando aquecidas. Dependendo dos materiais escolhidos, os elétrons podem se mover para um campo frio ou ser atraídos para o ponto de aquecimento. Para criar termopares, use:
- cromel e constantan;
- ferro e constantan;
- alumínio e cromel;
- nihros e nisil;
- cobre e constantan.
Em modelos de gás fundidos alumínio com cromo. É importante considerar que a força e o desempenho da estrutura dependem da qualidade da adesão.
Lados positivos e negativos
Naturalmente, os fabricantes de placas, fazendo um termopar, pesavam todas as suas vantagens e desvantagens. Mas como um usuário comum pode entender para que serve esse dispositivo e por que é isso e não o outro?
Vantagens:
- É simples e barato de fabricar, o que afeta o custo do equipamento.
- Este dispositivo pode controlar simultaneamente a temperatura e o processo de alimentação da chama.
- Como a peça está em uma posição estática, ela tem uma vida útil extremamente longa.
- Pode fixar a temperatura com uma ampla gama.
- Os dados do termopar são razoavelmente precisos.
- É fácil de instalar e substituir.
Desvantagens:
- Como a tensão máxima permitida é de apenas 50 µV, isso pode causar alguma imprecisão nas medições.
- Reparar o dispositivo é muitas vezes completamente impossível. Se você falhar, você terá que substituí-lo.
Purgar
Se o seu dispositivo funcionar de forma intermitente, o motivo pode estar nos contatos de saída. Neste caso, eles só precisam corrigir. Às vezes, o termopar pode ficar entupido e não precisa ser trocado. Você pode entender isso pelos seguintes recursos:
- Pressione o botão elétrico de ignição, o queimador acende e queima até você liberar a ignição elétrica.
- Depois que você remove sua mão, a chama se apaga imediatamente.
Se você observar tal sistema, tente limpar o dispositivo com uma lixa fina na área sob disjuntor de chama. Mais informações sobre esses e outros problemas com fogões a gás e sua eliminação podem ser encontradas. aqui.
Dicas de segurança
Deve ser lembrado que não só o desempenho da placa, mas também a sua segurança pode depender da operação correta do termopar. Afinal, se a opção de controle não funcionar corretamente, pode ocorrer um vazamento que levará a uma explosão.
É muito importante verificar regularmente a precisão das leituras do instrumento, isso pode evitar uma catástrofe grave.
Para tornar as leituras tão precisas quanto possível, deve-se ter em mente que existem fatores que podem reduzir a qualidade da medição:
- Fios incorretamente soldados.
- Há ruído elétrico.
- Um vazamento já ocorreu.
- Heterogeneidade termoelétrica.
Para evitar os problemas acima, recomenda-se observar as seguintes configurações:
- Use um fio mais grosso.
- Para cuidar da ausência de diferenças de temperatura na área.
- Certifique-se de que o fio não tenha tensão e não flutue.
- Use sensores somente na faixa de temperatura de trabalho.
Se você precisar usar um termopar de fio fino em uma determinada área, em outros lugares, você precisará torná-lo o mais forte e grosso possível.
Os termopares instalados nas placas são responsáveis não apenas pelo trabalho de qualidade, mas também pela segurança do equipamento. Em caso de danos, é necessário um substituto urgente. Você pode fazer isso sozinho, mas é melhor ligar para o homem da gasolina. Lembre-se: o fogão a gás é uma fonte de perigo aumentado, e ao usá-lo, é necessário observar estritamente regras de operação.