Desmontagem completa do liquidificador Philips
O dispositivo de um liquidificador de mão (submersível) não é mais difícil do que qualquer brinquedo com um motor, com o qual todos os meninos costumavam brincar na infância, e provavelmente conseguiram. Assim, parece que não deve haver qualquer dificuldade em desmontar um dispositivo tão simples como um liquidificador, mesmo que seja o popular Philips.
Mas o problema é que muitos fabricantes "sérios" de eletrodomésticos não querem que você mexa em suas criações e tente consertar alguma coisa lá. Eles intencionalmente tentam impedir o acesso aos detalhes internos de seus produtos. E alguns até chegam ao ponto de torná-lo indetectável - tais dispositivos não podem ser desmontados sem quebrar alguma coisa.
Conteúdo
Ferramentas
Para desmontar e diagnosticar quase qualquer liquidificador submersível, vamos precisar do "conjunto padrão de cavalheiros" do mestre:
- Chaves de fenda planas e cruzadas.
- Caneta ou papelaria faca.
- Testador elétrico.
Passo a passo
Considere a desmontagem usando o exemplo de um modelo bastante comum de um liquidificador de imersão. Philips RH 1372, que é protegido pelo fabricante de desmontagem e reparo em casa (causas comuns de falha são descritas no artigo: por que o liquidificador pode não funcionar). Os misturadores de imersão Philips deste tipo são desmontados do lado de fixação do acessório. Nesta parte do corpo estão localizados duas travas de plástico, rigidamente acoplado com “orelhas” redondas da peça a ser removida.
É impossível soltá-los com os dedos, por isso usamos para isso duas pequenas chaves de fenda e um canivete com uma lâmina fina. Uma chave de fenda precisa levantar a borda da trava e a outra para mover ligeiramente o "olho" na direção da liberação do engate. Vamos fazer o mesmo do outro lado, após o que será possível remover facilmente a tampa preta da frente do lado de fixação do anexo.
Abaixo, veremos outra tampa de plástico branca, que não está presa às travas, mas à cola! Para obtê-lo, vamos ter que usar um canivete, mas sim uma faca de papelaria com uma lâmina muito fina, que precisa cortar a cola, andando a lâmina ao longo das bordas do plugue adjacente ao corpo.
Depois de remover este plugue, veremos um motor elétrico com um fuso. Mas nós não seremos capazes de obter isso imediatamente, pois ainda está segurando algo por trás. Na extremidade traseira do liquidificador submersível da Philips há uma tampa decorativa de metal que se apoia apenas em fita dupla-face. Ele pode ser facilmente ligado a uma pequena chave de fenda e removido. Sob o capô, vamos ver dois parafusos não padronizados o cabo de alimentação que segura o motor elétrico e não permite que ele seja removido do outro lado.
Esses parafusos têm tampas incomuns com dois entalhes ao longo das bordas para uma chave especial. Nem chaves de fenda comuns nem Phillips são adequadas para elas, mas com alguma habilidade elas ainda podem ser desatarraxadas com uma chave de fenda normal ou uma tesoura, se elas não estiverem bem torcidas. Desaparafusando os parafusos traseiros, podemos facilmente conectar o motor elétrico com o circuito de controle a partir do gabinete do nosso misturador submersível Philips e ver o que é este design.
Aparelho Philips RH 1372
O interior do liquidificador é: motor elétrico e circuito de controle com botões, que é fixado em uma armação de plástico de forma arredondada. Para realizar os diagnósticos e reparos, você precisa desconectar todos os fios e liberar o circuito elétrico da estrutura de plástico.Depois disso, você pode verificar com o testador a operacionalidade do motor elétrico e os elementos do circuito de controle elétrico.
Reparação do liquidificador
Elementos elétricos defeituosos no circuito quase sempre podem ser substituídos por outros similares em características, e o próprio circuito pode ser limpo de contaminantes, o que também pode causar mau funcionamento ou interrupções no trabalho do misturador de imersão.
No caso da combustão de um motor elétrico, ele só pode ser enviado para um aterro, pois é quase impossível consertá-lo em casa. Um motor elétrico também pode ser substituído, mas somente em sua totalidade e com exatamente o mesmo em tamanho e características elétricas.
Se, ao contrário, o motor for reparável e o circuito de controle não puder ser reparado, pode ser deixado para que a “peça de reposição” seja usada em outro lugar.
Conclusões
Como você pode ver, não é difícil desmontar o liquidificador Phillips Philips “não montado”, embora o fabricante tenha dificultado um pouco essa tarefa colocando alguns plugues na cola e tornando as tampas dos parafusos fora do padrão. Além disso, nada impede tentar conserte o liquidificador sozinho na presença de pelo menos alguma idéia dos dispositivos elétricos do dispositivo.
Muito pior as coisas são com dispositivos soldadosque não pode ser reparado mesmo em centros de serviço. Alguns fabricantes de equipamentos simplesmente se beneficiam de que seus produtos não são reparados por métodos "artesanais", e alguns conjuntos e peças originais são substituídos apenas como um todo, na coleção. Embora ao mesmo tempo a falha do dispositivo pode ser a combustão de um pequeno fusível, que não custa nada para substituir. Em vez disso, as pessoas são forçadas a jogar o dispositivo "quebrado" no lixo e comprar um novo. Um liquidificador de imersão também pode faça você mesmo.