Máquina de solda caseira em casa
A máquina de solda é um dispositivo bastante popular entre profissionais e entre artesãos domésticos. Mas, para uso doméstico, às vezes não faz sentido comprar uma unidade cara, já que ela será usada em casos raros, por exemplo, se você precisar preparar um tubo ou colocar uma cerca. Portanto, será mais razoável fazer uma máquina de solda com as próprias mãos, investindo nela o mínimo de recursos.
A parte principal de qualquer soldador trabalhando no princípio de soldagem a arco elétrico é um transformador. Esta parte pode ser removida dos aparelhos domésticos antigos e desnecessários e torná-la uma máquina de solda caseira. Mas na maioria dos casos, o transformador precisa de um pouco de refinamento. Existem várias maneiras de fazer um soldador, que pode ser o mais simples e mais complexo,requer conhecimento em eletrônica.
Conteúdo
Máquina De Solda De Microonda
Para fazer uma mini-máquina de solda, você precisará de um par de transformadores removidos de um forno de microondas desnecessário. É fácil encontrar um microondas com amigos, conhecidos, vizinhos, etc. O principal é que tem uma potência na faixa de 650-800 W, e o transformador estava intacto. Se a estufa tiver um transformador mais potente, o dispositivo produzirá taxas mais altas de corrente.
Assim, um transformador retirado de um microondas tem 2 enrolamentos: primário (primário) e secundário (secundário).
Secundário tem mais voltas e uma secção transversal menor. Portanto, para que o transformador se torne adequado para soldagem, ele deve ser removido e substituído por um condutor com maior área de seção transversal. Para extrair este enrolamento de um transformador, ele deve ser cortado nos dois lados da peça com uma serra.
Isso deve ser feito com muito cuidado para que você não toque acidentalmente no enrolamento primário com uma serra.
Quando a bobina é cortada, seus restos precisarão ser removidos do circuito magnético. Essa tarefa é muito mais fácil se você furar os enrolamentos para aliviar o estresse do metal.
Em seguida, usando uma broca ou cinzel, derrube os restos do enrolamento.
Faça o mesmo com outro transformador. Como resultado, você obterá 2 partes com um enrolamento primário de 220 V.
É importante! Não esqueça de remover os shunts atuais (mostrados pelas setas na foto abaixo). Esse percentual aumentará o poder do dispositivo em 30%.
Para a fabricação do secundário será necessário adquirir 11-12 metros de fio. Deve ser encalhado e ter seção não inferior a 6 quadrados.
Para fazer uma máquina de solda, para cada transformador você precisará enrolar 18 voltas (6 linhas de altura e 3 camadas de espessura).
É possível enrolar ambos os transformadores com um fio ou separadamente. No segundo caso, as bobinas devem conecte em série.
O enrolamento deve ser feito muito denso, para que os fios não fiquem soltos. Em seguida, os enrolamentos primários precisam conectar em paralelo.
Para unir as partes, elas podem ser aparafusadas a um pequeno recorte de uma tábua de madeira.
Se você medir a tensão no transformador secundário, então, neste caso, será igual a 31-32 V.
Este soldador caseiro pode facilmente soldar metal com espessura de 2 mm com eletrodos de 2,5 mm de diâmetro.
Deve ser lembrado que cozinhar com tal dispositivo improvisado deve ser com intervalos para descanso, já que seus enrolamentos ficam muito quentes. Em média, após cada eletrodo utilizado, o aparelho deve esfriar por 20 a 30 minutos.
O metal fino com um agregado feito de um micro-ondas não funcionará, pois irá cortá-lo. Um resistor de lastro ou um afogador pode ser conectado ao soldador para ajustar a corrente. O papel do resistor pode executar um pedaço de fio de aço de um certo comprimento (selecionado experimentalmente), que é conectado ao enrolamento de baixa tensão.
Soldador AC
Este é o tipo mais comum de aparelhos para soldagem de metais. É fácil fazer isto em casa e é despretensioso em operação. Mas a principal desvantagem do dispositivo é grande massa de transformador abaixador, que é a base da unidade.
Para uso doméstico, basta que o dispositivo produza uma tensão de 60 V e possa fornecer uma corrente de 120-160 A. Portanto para primárioque está ligado a uma rede doméstica de 220 V, vai precisar de um fio com uma secção transversal de 3 mm2 até 4 mm2. Mas a opção ideal é um condutor com uma seção transversal de 7 mm.2. Com esta seção transversal, a queda de tensão e possíveis cargas adicionais ao dispositivo não serão intimidantes. Daqui resulta que, para a necessidade secundária, um condutor tem 3 mm de diâmetro. Se você pegar um condutor de alumínio, a seção transversal calculada do cobre é multiplicada por um fator de 1,6. Para o secundário você precisará de um barramento de cobre com seção transversal de pelo menos 25 mm2
É muito importante que o condutor de enrolamento seja coberto com isolamento de trapos, uma vez que a cobertura de PVC tradicional funde quando aquecida, o que pode causar um curto-circuito entre as voltas.
Se você não encontrou um fio com a seção transversal necessária, então ele pode ser faça você mesmo de vários condutores mais finos. Mas isso aumentará significativamente a espessura do fio e, consequentemente, as dimensões da unidade.
Primeira coisa a base do transformador é feita - núcleo. É feito de placas de metal (transformador de aço). Essas placas devem ter uma espessura de 0,35-0,55 mm. Os pinos que ligam as placas devem estar bem isolados deles.Antes de montar o núcleo, suas dimensões são calculadas, isto é, as dimensões da “janela” e a área da seção transversal do núcleo, o chamado “núcleo”. Para calcular a área usando a fórmula: S cm2 = a x b (veja a figura abaixo).
Mas da prática sabe-se que se você fizer um core com uma área de menos de 30 cm2então, tal dispositivo será difícil de obter uma costura de alta qualidade devido à falta de reserva de energia. Sim, e vai aquecer muito rapidamente. Portanto, a seção transversal do núcleo deve ter pelo menos 50 cm2. Apesar do fato de que o peso da unidade aumentará, ela se tornará mais confiável.
Para a montagem do núcleo é melhor usar Placas em forma de L e coloque-os como mostrado na figura a seguir, até que a espessura da peça atinja o valor desejado.
Placas no final da montagem devem ser fixadas (nos cantos) com parafusos, depois limpas com uma lima e isoladas com isolamento de tecido.
Agora você pode começar transformador de enrolamento.
- Primeiro de tudo, o primário deve ser ferido. Para sua fabricação precisará fazer 215 voltas.
- Recomenda-se fazer uma ramificação nas 165ª e 190ª bobinas. Para fazer isso, é necessário, no topo do transformador, fixar uma placa de um PCB.Todos os ramos são fixados nele com parafusos. Mas perto deles deve ser marcado. Por exemplo, perto do primeiro fio você deve escrever “Comum”, perto do 2º ramo - “165 voltas”, perto do 3º - “190 voltas” e perto do 4º - “215 voltas”. No futuro, isso permitirá que você ajuste a força da corrente. Se você quiser aumentar a força da corrente, escolha um enrolamento com um número menor de voltas e vice-versa.
- Em seguida, um enrolamento secundário é feito, consistindo de 70 voltas.
Uma nuance deve ser levada em conta: a proporção de voltas no núcleo deve ser de 40% a 60%. Isso significa que no lado onde o primário está localizado, deve haver um número menor de voltas do secundário. Devido a isso, no início da soldagem, o enrolamento, que possui mais giros, é parcialmente desconectado devido à ocorrência de correntes parasitas. Isso aumentará a força da corrente, o que afetará positivamente a qualidade da costura.
Quando o enrolamento do transformador é completado, o cabo de alimentação é conectado ao fio comum e ao ramal 215 do circuito. Os cabos de soldagem são conectados ao enrolamento secundário. Depois disso, a máquina de solda de contato está pronta para operação.
Unidade de CC
Para cozinhar ferro fundido ou aço inoxidável, é necessário um aparelho de CC.Pode ser feito de uma unidade convencional do transformador, se seu enrolamento secundário conecte o retificador. Abaixo está um diagrama da máquina de solda com uma ponte de diodos.
O retificador é montado em díodos D161 capazes de suportar 200A. Eles devem ser instalados em radiadores. Além disso, para equalizar a ondulação atual, serão necessários 2 capacitores (C1 e C2) com 50 V e 1500 μF. Este circuito também possui um regulador de corrente, cujo papel é desempenhado pelo indutor L1. Os cabos de soldagem (polaridade direta ou inversa) são conectados aos contatos X5 e X4, dependendo da espessura do metal que está sendo unido.
Inversor da fonte de alimentação do computador
A máquina de solda da fonte de alimentação do computador não pode ser feita. Mas, para usar o seu caso e alguns detalhes, e também o ventilador é bastante real. Então, se você fizer o inversor com suas próprias mãos, ele pode ser facilmente colocado no gabinete da PSU do computador. Todos os transistores (IRG4PC50U) e diodos (КД2997А) devem ser instalados em radiadores sem o uso de juntas. Para peças de refrigeração, é desejável use um ventilador poderosocomo o Thermaltake A2016.Apesar de seu tamanho pequeno (80 x 80 mm), o cooler é capaz de desenvolver 4800 rev / min. Além disso, o ventilador possui um controle de velocidade integrado. Estes últimos são regulados por um termopar, que deve ser fixado no radiador com diodos instalados.
Abaixo está o diagrama do circuito elétrico do inversor de solda (em alta resolução), de acordo com o qual o dispositivo pode ser ajustado para encaixar na caixa da PSU.
A seguir estão os esquemas para a produção de placas de circuito impresso que são necessárias para fazer um inversor.
As fotos a seguir mostram em quais componentes uma máquina de solda invertida de fabricação própria consiste e como ela se parece após a montagem.
Soldador de motor elétrico
Para fazer uma máquina de solda simples a partir do estator de um motor elétrico, é necessário selecionar o próprio motor que atenda a certos requisitos, ou seja, que sua potência seja de 7 a 15 kW.
Você pode obter o estator desejado em lugares onde levar sucata.Por via de regra, será compensado de arames e depois de um par de golpes com uma marreta que quebra. Mas se o corpo é feito de alumínio, então extrair o núcleo magnético dele, você precisará costurar o estator.
Preparação para o trabalho
Coloque o estator com o buraco para cima e coloque os tijolos sob a peça. Em seguida, dobre a lenha dentro e coloque fogo. Depois de algumas horas de torrefação, o núcleo magnético é facilmente separado do corpo. Se houver fios no estojo, eles também podem ser removidos das ranhuras após o tratamento térmico. Como resultado, você obtém um núcleo magnético, limpo de elementos desnecessários.
Este disco deve ser bom saturar com verniz de óleo e deixe secar. Para acelerar o processo, você pode usar uma pistola de calor. A impregnação da laca é feita de modo que, após a remoção das placas, não haja dispersão da embalagem.
Quando o porco está completamente seco usando o moedor, remover argamassascolocado sobre ele. Se as mesas não forem removidas, elas servirão como bobinas de curto-circuito e tomarão a força do transformador, além de causar o aquecimento.
Depois de limpar o núcleo magnético de peças desnecessárias, é necessário duas placas finais (veja a imagem abaixo).
O material para o seu fabrico pode ser cartão ou cartão de imprensa. Você também precisa fazer dois forros destes materiais. Um será interno e o segundo - externo. Em seguida, você precisa:
- instale as duas placas finais no espaço em branco;
- então insira (coloque) cilindros;
- envolva toda esta construção com guardião ou fita de vidro;
- mergulhe a parte resultante com verniz e seque.
Fabricação de transformadores
Depois de realizar os passos acima, um transformador de soldagem pode ser fabricado a partir de um circuito magnético. Para estes fins, você precisará de um fio revestido com tecido ou isolamento de esmalte de vidro. Para enrolar o enrolamento primário, você precisa de um fio com um diâmetro de 2-2,5 mm. Cerca de 60 metros de barramento de cobre (8 x 4 mm) serão necessários para o enrolamento secundário.
Então, os cálculos são feitos da seguinte maneira.
- No núcleo deve ser enrolado 20 voltas de fio com um diâmetro não inferior a 1,5 mm, após o qual você precisa aplicar uma voltagem de 12 V.
- Meça a corrente que flui neste enrolamento. O valor deve ser em torno de 2 A.Se o valor for maior que o requerido, então o número de turnos precisa ser aumentado, se o valor for menor que 2A, então diminua.
- Conte o número de giros obtidos e divida-o por 12. Como resultado, você obtém um valor que indica quantas voltas você precisa por 1 V de tensão.
Para o enrolamento primário condutor adequado com um diâmetro de 2,36 mm, que é necessário para ser dobrado ao meio. Em princípio, você pode pegar qualquer fio com um diâmetro de 1,5 a 2,5 mm. Mas primeiro você precisa calcular a seção transversal dos condutores na bobina. Primeiro você precisa enrolar o enrolamento primário (220 V) e depois o secundário. Seu fio deve ser isolado ao longo de todo o seu comprimento.
Se no enrolamento secundário para fazer uma torneira na área onde se mostra 13 e ponha uma ponte de diodo, então este transformador pode ser usado em vez da bateria, se você quiser começar o carro. Para soldagem, a tensão no enrolamento secundário deve estar na faixa de 60-70 V, o que permitirá o uso de eletrodos com diâmetro de 3 a 5 mm.
Se você colocar ambos os enrolamentos, e neste projeto há espaço livre, você pode adicionar 4 voltas do pneu feito de cobre (40 x 5 mm). Neste caso, você obtém um enrolamento de solda a ponto que permite unir chapas de até 1,5 mm de espessura.
Para fabricação de caixas metal não é recomendado.É melhor fazer isso com PCB ou plástico. Em locais onde a bobina é presa ao corpo, devem ser colocadas juntas de borracha para reduzir a vibração e melhorar o isolamento dos materiais condutores.
Máquina de solda a ponto caseiro
O dispositivo acabado para soldagem a ponto tem um preço bastante alto, o que não justifica seu “enchimento” interno. É organizado de forma muito simples, e não será difícil fazê-lo sozinho.
Para fazer uma máquina de solda você mesmo, você precisará de um um transformador de um microondas de 700-800 watt. A partir daí, é necessário remover o enrolamento secundário da maneira descrita acima, na seção onde foi considerada a fabricação da máquina de solda a partir do microondas.
O dispositivo para soldagem por pontos é feito da seguinte maneira.
- Faça 2-3 bobinas dentro da manitower com um cabo com um diâmetro de pelo menos 1 cm, este será o enrolamento secundário, que permite uma corrente de 1000 A.
- Recomenda-se instalar pontas de cobre nas extremidades do cabo.
- Se você se conectar ao enrolamento primário de 220 V, então no enrolamento secundário, obteremos uma tensão de 2 V com uma força atual de cerca de 800 A. Isso será suficiente para derreter uma unha comum em alguns segundos.
- O próximo é fazer o caso para o dispositivo. Uma placa de madeira é adequada para a base, a partir da qual vários elementos devem ser feitos, como mostrado na figura a seguir. As dimensões de todas as partes podem ser arbitrárias e dependem das dimensões do transformador.
- Para dar ao corpo uma aparência mais estética, os cantos afiados podem ser removidos usando um roteador manual com uma fresa de afiação instalada nele.
- Em uma parte do alicate de solda precisa cortar uma pequena cunha. Graças a ele, os carrapatos poderão subir mais.
- Corte um buraco para o interruptor e o cabo de alimentação na parte de trás do gabinete.
- Quando todas as peças estiverem prontas e polidas, podem ser pintadas com tinta preta ou envernizadas.
- Do micro-ondas desnecessário, você precisará desconectar o cabo de alimentação e o interruptor de limite. Também precisa de uma maçaneta de metal.
- Se um interruptor e uma barra de cobre, bem como clipes de cobre, não foram deixados em sua casa, então esses detalhes precisam ser comprados.
- Corte 2 pequenas hastes do fio de cobre que atuará como eletrodos e prenda-as nas braçadeiras.
- Aparafuse o interruptor na parte de trás da unidade.
- Aparafuse a parede traseira e as 2 prateleiras à base, conforme mostrado na foto a seguir.
- Prenda o transformador na base.
- Em seguida, um fio da rede elétrica é conectado ao enrolamento primário do transformador. O segundo cabo de alimentação está conectado ao primeiro terminal do switch. Então você precisa conectar o fio ao segundo terminal do switch e conectá-lo a outra saída do primário. Mas neste fio deve fazer uma lacuna e configurá-lo disjuntor de microondas. Ele vai desempenhar o papel de um interruptor de soldagem. Esses fios devem ter comprimento suficiente para acomodar o disjuntor no final da braçadeira.
- Prenda a tampa do aparelho com a alça instalada nos postes e na parede traseira.
- Prenda as paredes laterais da caixa.
- Agora você pode instalar pinças de solda. Primeiro, faça furos em suas extremidades em que os parafusos serão parafusados.
- Em seguida, prenda o comutador ao final.
- Insira as pinças no corpo, preliminarmente colocando uma barra quadrada entre elas. Faça furos nas pinças através das paredes laterais e insira longos pregos neles que servirão como eixos.
- Nas extremidades das pinças, aperte os eletrodos de cobre e alinhe-os de forma que as extremidades das hastes fiquem opostas.
- Para elevar o eletrodo superior automaticamente, aperte os dois parafusos e aperte-os, conforme mostrado nas fotos a seguir.
- Ligue a unidade, conecte os eletrodos e pressione o botão de partida. Você deve ver uma descarga elétrica entre as hastes de cobre.
- Para verificar o funcionamento da unidade, você pode levar anilhas de metal e soldá-las.
Nesse caso, o resultado foi positivo. Portanto, a criação de uma máquina de solda a ponto pode ser considerada completa.