Alteração do inversor de soldagem em um dispositivo semi-automático
Soldagem automática semi-automática é um dispositivo bastante popular entre os artesãos profissionais e domésticos, especialmente aqueles que estão envolvidos no reparo do corpo. Esta unidade pode ser comprada já na versão final. Mas muitos proprietários de máquinas de soldagem inverter estão perguntando: é possível converter um inversor em um dispositivo semi-automático, de modo a não comprar outro soldador? Fazer um dispositivo semi-automático a partir de um inversor com suas próprias mãos é uma tarefa bastante difícil, mas com um forte desejo é bastante viável.
Conteúdo
Materiais e ferramentas necessários
Para montar a unidade, você precisará dos seguintes elementos:
- inversor de soldagem;
- uma tocha, bem como uma mangueira flexível especial, dentro da qual passa um gasoduto, um guia para o fio,cabo de alimentação e cabo de controle elétrico;
- mecanismo para alimentação de arame automática uniforme;
- módulo de controle e controlador de velocidade do motor (controlador PWM);
- cilindro de gás de proteção (dióxido de carbono);
- válvula solenóide para cortar gás;
- bobina com fio de eletrodo.
Para montar uma máquina semiautomática caseira a partir de um inversor de soldagem, este deve produzir uma corrente de soldagem de pelo menos 150 A. Mas terá que ser ligeiramente modernizado, pois as características de tensão-corrente do inversor não são adequadas para soldagem com fio de eletrodo em ambiente de gás de proteção.
Mas mais sobre isso depois. Primeiro você precisa fazer a parte mecânica do dispositivo semiautomático, ou seja, o alimentador de arame.
Alimentador de arame eletrodo
Como o alimentador será colocado em uma caixa separada, é ideal para essa finalidade. caso do sistema de computador. Além disso, não há necessidade de descartar a fonte de alimentação. Pode ser adaptado ao funcionamento do mecanismo de puxar.
Primeiro, você precisa medir o diâmetro da bobina com fio ou, desenhando no papel, cortar um círculo e inseri-lo no corpo.Ao redor da bobina deve haver espaço suficiente para acomodar outros nós (fonte de alimentação, mangueiras e mecanismo de tração).
O dispositivo de trefilação é feito de um mecanismo de limpador de carro. É necessário projetar um quadro para isso, que também irá segurar os rolos de pressão. O layout deve ser desenhado em papel grosso em escala real.
O alimentador deve ser instalado no invólucro para que o conector esteja localizado em um local conveniente.
Para alimentar o fio uniformemente, todos os componentes devem ser fixados exatamente opostos um ao outro. Os rolos devem estar centralizados em relação ao orifício do encaixe de entrada, localizado no conector para conectar a mangueira.
Como guias de rolos você pode use rolamentos de diâmetro adequados. Eles usam um torno para moer um pequeno sulco através do qual o fio do eletrodo se moverá.Para o caso do mecanismo, você pode usar madeira compensada com uma espessura de 6 mm, textolite ou folha de plástico durável. Todos os elementos são fixados na base, conforme mostrado na foto a seguir.
Como o guia de fio primário usado parafuso axialmente perfurado. O resultado é uma aparência de extrusora de arame. Na entrada do bocal é colocado em uma cambraia, reforçada por uma mola (por rigidez).
As hastes nas quais os rolos são fixados também são carregadas por mola. A força de fixação é definida usando o parafuso localizado abaixo, ao qual a mola é conectada.
A base para a fixação do carretel pode ser feito de um pequeno pedaço de madeira compensada ou PCB e aparar um tubo de plástico de diâmetro adequado.
Além disso, todos os componentes devem ser cuidadosamente colocados no estojo.
Mecânica do circuito de controle
Para obter uma boa qualidade de soldagem durante a soldagem, é necessário garantir a alimentação do arame a uma velocidade certa e constante.Como o motor do limpa pára-brisas é responsável pela velocidade da ferramenta, é necessário um dispositivo capaz de alterar a velocidade de rotação da sua armadura. Uma solução pronta que também pode ser comprada na China é adequada para isso, e é chamada Controlador PWM.
Abaixo está um diagrama a partir do qual fica claro como o controlador de rotação está conectado ao motor. O controlador com um mostrador digital é exibido no painel frontal do gabinete.
Em seguida, você precisa instalar relé de válvula de gás. Também controlará o arranque do motor. Todos esses elementos devem ser ativados ao pressionar o botão de partida localizado na alça do queimador. Ao mesmo tempo, o suprimento de gás para o ponto de soldagem deve estar à frente (cerca de 2-3 segundos) do início da alimentação do arame. Caso contrário, o arco irá se inflamar no ambiente do ar atmosférico, e não no ambiente de gás de proteção, como resultado do qual o fio do eletrodo irá derreter.
O relé de retardo para semi-automático caseiro pode ser montado com base no transistor e capacitor 815th. Para obter uma pausa de 2 segundos, um capacitor de 200-2500 uF será suficiente.
Válvula de fechamento eletromagnética colocado em qualquer lugar onde não interfira com a operação de nós móveis e esteja conectado ao circuito de acordo com o esquema. Você pode usar a válvula de ar do GAZ 24 ou comprar uma válvula especial projetada para máquinas semi-automáticas. A válvula é responsável pelo fornecimento automático de gás de proteção ao queimador. É ligado depois de pressionar o botão iniciar, localizado no gravador do dispositivo semiautomático. A presença deste elemento economiza significativamente o consumo de gás.
Além disso, após todos os conjuntos estarem instalados na caixa, a conexão ao inversor para soldagem semiautomática estará pronta para operação.
Mas, como já foi observado, as características de corrente-tensão (VAC) do inversor não são adequadas para o funcionamento completo do dispositivo semiautomático. Portanto, para que o dispositivo semiautomático trabalhe em conjunto com um inversor, pequenas mudanças são necessárias em seu circuito elétrico.
Mudar o inversor WAH
Para alterar o IVC do inversor, existem muitos esquemas, mas a maneira mais fácil de fazer isso é a seguinte:
- montar o dispositivo usando lâmpada fluorescente de acordo com o esquema abaixo;
- para conectar o dispositivo montado, você precisará montar outra unidade como segue;
- para que o sensor de superaquecimento não funcione no inversor, é necessário soldar (em paralelo) o optoacoplador a ele, conforme mostrado no diagrama a seguir.
Mas se a corrente de soldagem no inversor é controlada com derivação, então você pode montar um circuito simples de três resistores e um interruptor de modo, como mostrado abaixo.
Como resultado, a conversão do inversor de soldagem em um dispositivo semi-automático custará 3 vezes mais barato que a unidade já pronta. Mas, é claro, para aparelhos de auto-montagem, você precisará ter algum conhecimento na indústria de rádio.