Nós coletamos cortador de plasma caseiro
O aparelho de corte a plasma é um equipamento bastante procurado, permitindo produzir cortes de metais em muitas áreas de produção. Os cortadores de plasma são utilizados não apenas nas empresas. Recentemente, eles começaram a aparecer em oficinas domésticas. Mas como já existem máquinas de solda em quase todas as oficinas, seria mais sensato não comprar um cortador de plasma já pronto, mas fazê-lo a partir de um inversor com suas próprias mãos.
Conteúdo
O que é plazmorez para
Em alguns casos, o cortador de plasma é uma ferramenta indispensável para o processamento de produtos de metal, uma vez que a temperatura do plasma que sai de sua tocha atinge de 25 a 30 mil graus. Devido a essas características, o escopo de aplicação dos cortadores de plasma é bastante extenso:
- produção de vários tipos de estruturas metálicas;
- colocação de oleodutos;
- corte rápido de quaisquer metais, incluindo Aços resistentes ao calor de alta ligacontendo titânio, níquel e molibdénio cujo ponto de fusão é superior a 3000 ° C;
- corte figurado de materiais de folha fina (condução) graças a alta precisão de um corte.
Além disso, cortadores de plasma (como alternativa aos cortadores a laser) são usados como parte de linhas automáticas em grandes empresas para cortar partes de várias configurações de materiais de folha.
É necessário distinguir conceitos como corte por plasma e soldagem a plasma. Este último está disponível apenas em equipamentos caros e profissionais, cujo custo começa a partir de 100 mil rublos.
Inversor ou transformador
Existem vários métodos, bem como desenhos e diagramas, segundo os quais um cortador de plasma pode ser feito. Por exemplo, se for feito com base em um soldador de transformador, um esquema plazmorez, fornecido abaixo, será adequado, detalhando quais partes são necessárias para fazer este módulo.
Se você já tem um inversor, então para convertê-lo em um cortador de plasma, você precisará de um pouco de refinamento, ou seja, adicionar um oscilador ao diagrama de circuito do dispositivo.. Ele se conecta entre o inversor e a tocha de plasma de duas maneiras, conforme mostrado na figura a seguir.
O oscilador pode ser soldado independentemente de acordo com o esquema fornecido abaixo.
Se você mesmo faz um cortador de plasma, a escolha de um transformador como fonte atual não é recomendada por vários motivos:
- unidade consome muita eletricidade;
- O transformador é pesado e inconveniente para o transporte.
Apesar disso, o transformador de soldagem tem qualidades positivas, por exemplo, insensibilidade a quedas de tensão. Eles também podem cortar um metal grosso.
Mas Vantagens de uma máquina de corte de inversor de plasma na frente da unidade de transformador existem:
- baixo peso;
- alta eficiência (maior em 30% do que o transformador);
- baixo consumo de eletricidade;
- corte de alta qualidade devido a um arco mais estável.
Portanto, é preferível fazer um cortador de plasma a partir de um inversor de soldagem do que de um transformador.
Design típico do cortador de plasma
Para montar um aparelho, graças ao qual será possível o corte de metais com plasma a ar, será necessário ter os seguintes componentes disponíveis.
- Fonte de energia Necessário para aplicação na corrente elétrica do eletrodo da tocha. A fonte de energia pode ser um transformador (soldagem), produzindo corrente alternada, ou uma unidade de soldagem do tipo inversor, na saída da qual uma corrente contínua é observada. Com base no exposto, é preferível usar um inversor e com a função de soldagem com argônio. Neste caso, ele terá um conector para conectar o pacote de mangueira e um espaço para conectar a mangueira de gás, o que simplificará o retrabalho do dispositivo.
- Tocha de plasma (cortador). É uma peça muito importante de equipamento que possui uma estrutura complexa. Na tocha de plasma, um jato de plasma é formado sob a influência de corrente elétrica e fluxo de ar direcional. Se você decidir coletar plazmorez com suas próprias mãos, então este elemento deve ser comprado na forma final, em sites chineses.
- Oscilador. Necessário para a ignição efetiva do arco e sua estabilização. Como mencionado acima, é soldado de acordo com um esquema simples.Mas se você não é forte na indústria de rádio, então este módulo pode ser comprado na China por 1400 rublos.
- Compressor Projetado para criar fluxo de ar entrando no queimador. Graças a ele, a tocha de plasma é resfriada, a temperatura do plasma sobe e o metal fundido é soprado para longe do local do corte na peça de trabalho. Para o ajuste caseiro, qualquer compressor, que geralmente é conectado à pistola de pulverização. Mas, para remover o vapor de água do ar soprado pelo compressor, será necessário instalar um filtro secador.
- Mangueira do cabo. Através dela, uma corrente flui para o queimador, promovendo a ignição do arco elétrico e a ionização de gases. Também através desta mangueira é fornecido ar comprimido ao queimador. A mangueira de cabo pode ser feita independentemente colocando um cabo elétrico e uma mangueira de oxigênio dentro, por exemplo, uma mangueira de água de um diâmetro adequado. Mas ainda é melhor comprar um pacote de mangueira pronto, que terá todos os elementos para se conectar à tocha de plasma e à unidade.
- Cabo terra. Tem um clipe no final para anexar ao metal que está sendo processado.
Aparelho de montagem
Depois de todos os elementos necessários terem sido preparados, você pode prosseguir para a montagem do cortador de plasma:
- conectar uma mangueira ao inversor através da qual o ar será fornecido pelo compressor;
- conecte um pacote de mangueira e um cabo de aterramento ao lado frontal do inversor;
- Conecte a tocha (tocha de plasma) ao pacote de mangueira.
Depois de montar todos os elementos, você pode prosseguir equipamento de teste. Para fazer isso, conecte o cabo terra à peça ou à mesa de metal na qual ele está colocado. Ligue o compressor e aguarde até bombear a quantidade necessária de ar para o receptor. Depois que o compressor for desligado automaticamente, ligue o inversor. Aproxime a tocha do metal e pressione o botão de partida para que apareça um arco elétrico entre o eletrodo da tocha e a peça de trabalho. Sob a influência do oxigênio, ele se transformará em um fluxo de plasma e o corte de metal começará.
Dicas para operar um plasmores caseiros
Para que um cortador de plasma caseiro de um inversor de soldagem funcione de forma eficiente e por um longo tempo, deve-se seguir o conselho de especialistas relacionados ao funcionamento do dispositivo.
- Recomenda-se ter um certo número de juntasque são usados para conectar as mangueiras.Especialmente a presença deles deve ser verificada quando for necessário transportar a unidade com freqüência. Em alguns casos, a falta da junta necessária tornará impossível o uso da máquina.
- Como o bocal da tocha é exposto a altas temperaturas, eventualmente se desgasta e falha. Portanto, você deve se preocupar com antecedência compra de bicos sobressalentes.
- Selecionando componentes para plazmorez, você deve considerar quanta potência você quer para obter a unidade. Em primeiro lugar, diz respeito à escolha de um inversor adequado.
- Ao escolher um eletrodo para um queimador, se você fizer isso você precisa dar preferência a um material como háfnio. Este material não emite substâncias nocivas durante o processo de aquecimento. Mas ainda é fortemente recomendado usar cortadores prontos fabricados na fábrica, nos quais todos os parâmetros para a turbulência do fluxo de ar são observados. O plasmatron caseiro não garante cortes de alta qualidade e falha rapidamente.
Quanto às regras de segurança, o trabalho deve ser realizado em roupas especiais que protejam contra salpicos de metal quente. Além disso, para proteger os olhos, você deve usar óculos de solda "camaleões".