Como escolher uma britadeira
A construção moderna, o trabalho de reconstrução e reparação em edifícios não podem ser imaginados sem a destruição de várias estruturas. A resistência do betão, a espessura da alvenaria de vários tijolos não permite a desmontagem com ferramentas manuais com indicadores de velocidade suficientes. Portanto, para a destruição de elementos estruturais são amplamente utilizados dispositivos como uma britadeira e um martelo de concreto. Esses tipos de ferramentas são semelhantes em design e princípios de operação, mas diferem significativamente em características e aplicações.
Conteúdo
Objetivo de uma britadeira, e sua diferença de um betonolom
A britadeira é um dos dispositivos de choque mais produtivos para o desmantelamento e outros trabalhos relacionados à destruição de materiais de diferentes forças. Com ele, acariciando ou removendo, por exemplo, contrapisos no chão - pode ser realizado muito mais rápido do que com o uso de uma ferramenta tão familiar quanto um soco.
A principal característica para a escolha de uma britadeira é a energia de impacto do atacante. Por esse parâmetro, as ferramentas são divididas em categorias.
- A primeira é a energia de ataque do atacante até 30 Joules., a freqüência de pulsos de energia é de até 45 por segundo (Hz). Usado para desmontar revestimentos e estruturas de média resistência (tijolo, asfalto).
- O segundo - até 40 J, com uma frequência de até 34 Hz. Usado para trabalhos gerais, incluindo grooving de ranhuras, remoção de argamassas.
- Terceiro - até 45 J, com uma frequência de até 20 Hz. É usado para trabalhar com materiais duráveis.
- Quarto - mais de 50 J, com uma frequência de até 24 Hz. Esta ferramenta trabalha com material complexo, principalmente na direção vertical.
É importante! Vale a pena notar: até mesmo a ferramenta da categoria mais poderosa não é recomendada para o desmonte de lajes de concreto armado, pisos,carcaça monolítica com baixo teor de areia em solução. O disjuntor de concreto é usado para essa finalidade.
A principal diferença entre este instrumento em termos de peso e dimensões e energia de impacto. Betonol às vezes mais pesado e mais dimensional que uma britadeira. Muito mais impressionante e indicadores de energia de impacto. No disjuntor, é pelo menos 2-2.5 acima do valor que a britadeira é capaz de mostrar.
Disjuntores de concreto com indicadores significativos de força de impacto têm um design que limita a liberdade de ação do operador para garantir alta segurança de aplicação. Assim, a maioria dos fabricantes em seus modelos top usa um mecanismo simples que permite que você ligue o dispositivo apenas em uma posição vertical ou estritamente horizontal.
Tipos de britadeiras
A esfera da construção não se distingue pela complexidade das regras: quanto mais poderosa a ferramenta, mais rápido o trabalho é realizado. No entanto, se considerarmos uma britadeira, sua escolha é baseada não apenas no índice de massa e força de impacto do dispositivo, mas também nas características da mecânica e da fonte de energia. Por peso, a ferramenta é dividida em três categorias.
- Leve, pesando 5-6 kg. Recomenda-se que tal ferramenta seja usada onde a liberdade de ação é necessária (em condições precárias, quando se trabalha em um ângulo, em pontos de convergência de paredes e assim por diante). A britadeira fácil é usada quando se trabalha em altura.
- Ferramenta de classe média (5-10 kg) mostra o melhor desempenho ao trabalhar em uma direção vertical e horizontal.
- Britadeira pesada (até 30 kg) aplica-se perfeitamente quando se trabalha com solo, fundações.
Independentemente da classe, a ferramenta está concluída conjunto de picos padrão. O bico pode ter tamanhos diferentes. O kit inclui um pé-de-cabra de pico para afrouxar ou quebrar, uma espátula para operações de divisão e nivelamento de borda, um cinzel para picagem e corte de material. Dependendo das condições existentes no site, você pode selecionar o tipo de ferramenta que mostrará o maior nível de conveniência e segurança.
Elétrico
A fonte de energia em uma britadeira dessa classe é o motor elétrico. Os mecanismos de transmissão de potência são simples: a rotação do rotor através do conjunto de cames é convertida em movimento recíproco do atacante. Britadeira Elétrica tem as seguintes vantagens:
- baixo peso;
- é fácil escolher a ferramenta do poder necessário;
- Uma caixa de câmbio simples é usada para aumentar a energia de impacto.
A britadeira elétrica mostra os melhores resultados no acabamento de trabalhos, ao remover revestimentos antigos. No entanto, esta ferramenta tem desvantagens:
- não pode ser utilizado em instalações com alto nível de risco de incêndio e explosão devido a faíscas das escovas de contato do rotor;
- pode falhar ou mostrar operação anormal do motor em alta umidade.
Ferramenta elétrica sempre depende da fonte de energia. Portanto, não faz sentido escolher uma britadeira desta classe para trabalhos de construção em edifícios sem uma rede de 220 ou 380V.
Eletromecânica Recarregável útil onde não há rede de energia. No entanto, dispositivos desta classe não podem mostrar um tempo de operação aceitável, caracterizado por taxas reduzidas de energia de impacto. Além disso, a energia da bateria aumenta significativamente a massa do instrumento. O uso de uma britadeira de baterias é racional apenas para trabalhos de emergência únicos.
Gasolina
A fonte de energia deste tipo de ferramenta é motor de combustão interna. Graças a esta britadeira a gasolina:
- tem uma massa ligeiramente maior em comparação com a elétrica;
- não vinculado a pontos de distribuição de energia, totalmente autônomo;
- pode mostrar um nível significativo de energia de impacto, especialmente com o uso de caixas de câmbio.
No entanto, os dispositivos a gasolina apresentam uma lista bastante significativa de desvantagens.
- Gases perigosos tóxicos não permitem trabalhar em espaços confinados.
- Existe um perigo constante de derramamento e incêndio.
- Nível de ruído significativo.
É conveniente trabalhar com um batente de gasolina ao ar livre. Essa ferramenta é uma opção boa e econômica se você precisar remover o asfalto, furar dormentes e fazer aterrissagens embaixo da fundação da pilha.
Pneumático
Martelo de ar, dependendo da energia, isso acontece dois tipos:
- com a transferência de momento pela expansão do ar dentro da câmara do pistão;
- trabalhando em expansão volumétrica, fornecendo ar para a câmara do diafragma com uma haste.
Independentemente do princípio de funcionamento, a ferramenta pneumática tem uma característica fundamental: requer equipamento adicional.. O conjunto mínimo é um compressor de ar.Ele pode ser complementado por elementos de cintas que aumentam o tempo de operação contínua e fornecem outros benefícios. A ferramenta de compressor tem as seguintes vantagens:
- tem a menor massa em comparação com outros tipos de britadeiras;
- a ferramenta do compressor é absolutamente à prova de fogo e explosão;
- em alguns casos, você pode economizar bastante se usar um receptor caseiro e outros elementos da cinta do compressor;
- O ruído de operação é minimamente viável, já que o supercharger, na maioria dos casos, está longe.
A principal desvantagem da ferramenta pneumática - necessidade de um compressor, uma fonte de energia para ele. No entanto, com o uso em larga escala deste tipo de britadeiras, este menos é nivelado por amenidades. Ao organizar painéis de controle de ar, aos quais várias unidades de uma ferramenta estão conectadas, é fácil organizar o trabalho confortável de um grupo de operadores com a ajuda de uma instalação.
Nota! Recursos semelhantes e tem uma britadeira hidráulica. No entanto, este dispositivo tem a desvantagem de trabalhar fluido (geralmente óleo) devido à possibilidade de vazamento,devido a uma falha na vedação ou danos na mangueira. E serve como uma fonte adicional de perigo de incêndio.
Critérios para escolher um martelo
Carga de alta energia e uma massa grande o suficiente de dispositivos individuais fazem com que você preste atenção não apenas às características puramente técnicas dos britadores. Avaliados e sobre fatores não óbvios como ergonomia e layout.
Energia de impacto
Como mencionado acima, as britadeiras não são recomendadas para destruir monólitos de concreto armado ou cimento com um baixo teor de areia na solução. Realizar esse trabalho não só levará a um mau desempenho, mas também causará alto desgaste, e, portanto, a necessidade de gastar em reparos.
Escolha o modelo ideal que você precisa conforme recomendado pelo fabricante. Se você precisa obter um resultado garantido, recomenda-se pesquisar fóruns temáticos ou pedir conselhos de construtores experientes.
Dimensões gerais
Estimar o peso da britadeira e o tamanho do dispositivo é um processo puramente individual. A ferramenta seleciona-se com base em hábitos, modo de operação (tempo de atividade - resto), os indicadores habituais do espaço livre da manipulação. No entanto, você deve prestar atenção ao aparato de distribuição de peso. Quanto mais próximo o centro de gravidade estiver do braço principal, menos fadiga se acumula com os movimentos necessários da ferramenta..
Materiais
Todos os materiais no design do dispositivo devem ter como pode ser mais durabilidade e confiabilidade. Para os elementos da caixa de câmbio não é permitido usar plástico. Mas alguns fabricantes não sabem disso. Portanto, cada produto antes da compra deve ser investigado o mais completamente possível, de modo a não encontrar uma avaria, literalmente, na primeira hora de trabalho. O principal é não economizar na ferramenta de marcas confiáveis.
Ergonomia
A solução construtiva da britadeira deve fornecer desvio zero do eixo da ferramenta no impacto e seu máximo possível fixação rígida na mão.
- A alça do martelo deve ter um corte reto no lugar da alça.
- A zona de aderência deve estar localizada no eixo de aplicação do pulso de impacto.
- Se a ferramenta tiver duas alças (pesada, betonolomia) - elas devem estar localizadas na mesma linha, perpendicular ao eixo de impacto, com os braços mantidos a uma distância igual do centro.
Qualquer alça tem botão de gatilho. A localização deste elemento deve ser tal que o aperto não seja enfraquecido para pressionar ou alternar.O mesmo se aplica a quaisquer órgãos reguladores. Nenhum deles deve causar a necessidade de mudar a atenção ou mudar a mecânica da ferramenta de controle.
Avaliação de dispositivos populares e eficazes de fabricantes confiáveis
O mercado moderno oferece centenas de modelos de britadeiras. No entanto, os maiores volumes de vendas são mostrados por três marcas. Este é o Makita japonês (muitas vezes o instrumento é montado na Romênia), a Bosch alemã com fábricas em todo o mundo, Interskol doméstico, que tem um custo atraente e características impressionantes.
Makita HM1101C
Makita não é por nada considerado a ferramenta mais desejável de muitos construtores e artesãos domésticos. Esta britadeira tem quase um máximo de recursos atraentes. Entre eles, o controle suave da velocidade do motor, ajuste automático da rigidez do material, a possibilidade de grooving as ranhuras com os parâmetros desejados, definindo o bico em ângulos variados.
A ergonomia do dispositivo pensado ao mais ínfimo detalhe, mas vale a pena notar distribuição de peso malsucedida. Apesar da taxa de impacto, que permite encaminhar o modelo para a primeira categoria de classificação - sua geometria é típica para o terceiro.O poder do dispositivo é de 550 W, a energia do atacante é de 2,8 J, a freqüência dos pulsos é de 2000 a 3500 Hz, a massa é de cerca de 3 kg.
- excelente eficiência, baixo consumo de energia devido ao controle eletrônico do motor;
- mandril confiável de aço com rápida mecânica de troca de bicos;
- controle conveniente da freqüência do botão;
- fiação elétrica com isolamento duplo;
- massa baixa;
- 12 posições de bico;
- fio longo
- distribuição de peso, o mais conveniente para trabalhar em um plano horizontal;
- lidar com design que viola o esquema de distribuição de força.
Bosch GSH 11 VC
A marca alemã Bosch é capaz de liderar o ranking de fabricantes dos melhores aparelhos com características perfeitamente equilibradas. A britadeira elétrica Bosch GSH 11 VC não foi exceção.
Modelo refere-se a primeira categoria de energia de impacto de 23 j. O dispositivo é bastante pesado - 11 kg. No entanto, o design cumpria todas as regras da ergonomia. A distribuição perfeita do peso, a localização do centro de gravidade, a aderência e a direção do impacto permitirão que a ferramenta funcione sem acumulação de fadiga por um longo tempo.
- motor potente;
- força de impacto significativa;
- a possibilidade de trabalho de longo prazo (soluções de engenharia) em cargas máximas;
- layout perfeito;
- cartucho confiável com a capacidade de mudar rapidamente o bocal;
- sistema de ventilação do motor eficaz;
- localização conveniente de switches.
- controle eletrônico do motor;
- 12 posições de cinzel;
- baixa vibração;
- ajuste de força de golpe;
- indicação da necessidade de trocar as escovas do coletor do motor.
- cabo não longo;
- alta massa.
Interskol M-25
As principais características dos produtos Interskol - confiabilidade, simplicidade, razoabilidade. Vale a pena notar que a empresa pesquisa cuidadosamente o mercado e desenvolve uma ferramenta com soluções estruturais e de engenharia bem-sucedidas.
Como exemplo, podemos considerar o modelo M-25. Alça confortável permite que você manipule efetivamente a ferramenta em uma posição horizontal. No entanto, Interskol M-25 excelente distribuição de peso devido à localização do motor quase no eixo de impacto. Além disso, o botão de partida também é deslocado. Como resultado, o dispositivo é muito fácil de trabalhar, apesar da massa relativamente alta de 17 kg. A energia de impacto é de 25 J, a frequência é de 1400 mm, a energia elétrica consumida é de 1500 W.
- mecanismo de compressor de vácuo confiável;
- cartucho de aço de 30 mm;
- sistema sem curso, sem partes móveis desgastadas;
- a possibilidade de longo trabalho no limite de poder;
- distribuição de peso bem sucedida;
- almofadas de borracha no cabo;
- ergonomia elaborada, grande confiabilidade.
- a massa é muito maior que a dos concorrentes devido ao uso de um sistema sem mangas;
- nenhum ajuste da força de impacto.