Como trabalhar o inversor
O equipamento de soldagem hoje é representado por muitas variedades. Mas os mais populares entre os artesãos domésticos eram máquinas inversoras devido à sua compactação e versatilidade. O inversor de soldagem é o equipamento que permite ao mestre realizar vários tipos de trabalho de soldagem. Mas, para conduzi-las qualitativamente, não basta ter uma unidade cara, você também precisa aprender a usar uma máquina de solda.
Conteúdo
Instalação e conexão da unidade
Para usar eficazmente e com segurança o inversor, em primeiro lugar, é necessário prepará-lo adequadamente para operação. Este processo é realizado em várias etapas. A primeira tarefa é instalar e conectar a unidade. Instalação do inversor deve ser realizado de acordo com certas regras:
- a unidade deve ser colocada de maneira que esteja a uma distância de pelo menos 2 m das paredes ou de quaisquer objetos;
- o dispositivo deve ser aterrado;
- o local de soldagem deve ser escolhido de forma que fique longe de objetos inflamáveis;
- Recomenda-se cozinhar em uma plataforma livre ou em uma mesa de metal.
É possível conectar o inversor a uma rede doméstica (220 V), e à rede, com uma tensão de 380 V, que é normalmente utilizada na produção. Se você pretende usar a unidade longe de redes elétricas, ela pode ser conectada ao gerador, diesel ou gasolina.
Conexão elétrica
Conectar um soldador a uma tomada elétrica doméstica geralmente causa problemas. A causa de sua ocorrência pode ser fiação antiga ou diâmetro insuficiente de seus fios. Normalmente, a fiação é projetada para corrente até 16 A.E como todos os aparelhos ligados à casa podem exceder esse valor, por motivos de segurança, os disjuntores automáticos (disjuntores) são instalados. Portanto, ao conectar, é necessário conhecer o poder da máquina de solda para que ela não cause o acionamento automático.
Você também deve prestar atenção para redução de rede. Se, ao ligar o inversor, você perceber uma diminuição na tensão da rede, isso indica uma seção transversal insuficiente dos fios. Neste caso, é necessário medir até que valores a tensão cai. Se ele cair para valores abaixo do mínimo com o qual o inversor pode operar (especificado nas instruções), você não poderá conectar o dispositivo a tal rede.
Use o cabo de extensão
O cabo de rede conectado ao inversor atende a todos os requisitos de energia e não causa problemas de conexão. Mas se o seu comprimento não é suficiente, então você deve escolher um cabo de extensão com uma seção transversal de fio não inferior a 2,5 mm2 e não mais de 20 metros. É suficiente tais parâmetros do extensor que o inversor poderia trabalhar com corrente para 150 A.
Deve ser lembrado que quando você conecta a máquina à rede carregando o restante dela, você não deve mantê-la enrolada, porque quando você liga a unidade, ela se transformará em uma bobina de indutância.Como resultado, os condutores sobreaquecerão e o cabo de extensão falhará.
Conexão ao gerador
Nos casos em que não é possível conectar o dispositivo à rede elétrica, ele pode ser conectado a um gerador que funciona com gasolina ou diesel. As usinas a gasolina mais difundidas. Mas nem todos eles são adequados para conectar máquinas de solda. Para que o inversor funcione eficientemente, o gerador deve ter uma potência de pelo menos 5 kilowatts e produzir uma tensão de saída estável. Sobretensões na tensão podem danificar o soldador.
Você também deve considerar com qual diâmetro do eletrodo você vai trabalhar. Por exemplo, se o eletrodo tiver um diâmetro de 3 mm, será necessária uma corrente de operação de aproximadamente 120 A com uma tensão de arco de 40 V. Se calcularmos a potência do inversor de solda (120 x 40 = 4800), obteremos um valor de 4,8 kW. Como este será o consumo de energia, a usina, capaz de produzir apenas 5 kW, funcionará no limite de suas capacidades, o que reduzirá significativamente sua vida útil. Portanto, o gerador deve ser selecionado com algum margem de potência, cerca de 20 a 30% superior à consumida pelo inversor.
Conexão de cabos de solda
No painel frontal do inversor existem 2 terminais, perto dos quais há uma marcação na forma de sinais “+” e “-”. Os cabos de soldagem são conectados a estes terminais, um dos quais tem um clipe de metal (prendedor) no final, e o segundo - um suporte para o eletrodo. Tanto o cabo quanto o outro podem ser conectados a ambos os terminais, dependendo do método de soldagem, que será discutido posteriormente. Depois de conectar os cabos ao dispositivo, um deles, com um prendedor de roupa, está conectado para a mesa de soldagem ou para a peça de trabalho.
Em alguns casos, o comprimento padrão do cabo pode não ser suficiente, por exemplo, ao trabalhar em altura. Em tais situações, surge a pergunta: é possível estender o cabo de solda? Os profissionais não aconselham fazer isso, especialmente se se trata de uma unidade inversora. Este fato pode ser explicado pelo fato de cada cabo ter certas características de resistência. Portanto, o “vazamento” de tensão e corrente em todo o seu comprimento é inevitável. Portanto, quanto maior o cabo, mais forte quedas de voltagem.
Se você tentar compensar a perda de tensão e corrente adicionando valores ao painel da unidade, é provável que essa medida desative a eletrônica do inversor.Acontece que é mais fácil aproximar o dispositivo do local de trabalho do soldador do que gastar uma quantia considerável para consertar a unidade depois de alongar os cabos.
Configuração do dispositivo
A qualidade dos trabalhos de soldagem depende se o inversor de soldagem está corretamente ajustado, especialmente no que diz respeito à escolha correta dos eletrodos. Você também deve considerar:
- a profundidade da solda;
- a localização da costura no espaço (vertical ou horizontal);
- marca ou tipo de metal sendo soldado;
- espessura do metal, etc.
Você deve saber que para cada tipo de metal são produzidos eletrodos correspondentes. Eletrodos com diâmetro de até 5 mm podem ser usados com inversores. Mas para cada espessura do equipamento é necessário selecionar a resistência correspondente da corrente de soldagem. Para configurar corretamente a máquina de solda, você pode usar a tabela abaixo.
Por exemplo, se você tiver que usar aço macio de 5 mm de espessura com um inversor, deve pegar um eletrodo de 3 mm e definir uma amperagem de 100 A no dispositivo.
Medidas de segurança no trabalho
Pode-se dizer que as regras de segurança estabelecidas são escritas pelo “sangue” das vítimas e, portanto, é estritamente proibido ignorá-las. A saúde e a vida não apenas do operador do equipamento de soldagem, mas também das pessoas ao seu redor dependem da sua observância. Então, o seguinte pode ser atribuído às regras de segurança.
- Antes de começar, você deve verificar integridade do isolamento em todos os fios e cabos conectados à máquina. Também é necessário verificar a manutenção do equipamento, ou seja, garantir que a tensão sem carga seja igual a zero. Nesse caso, o sistema deve estar operacional, desconectando a tensão no eletrodo quando o dispositivo estiver ocioso.
- Antes de conectar o equipamento, verifique a rede elétrica sob carga (meça a faixa de subsidência).
- Para proteger a retina do olho da radiação ultravioleta decorrente da queima do arco de soldagem, é necessário aplicar máscara protetora (escudo) ou óculos especiais. Não muito tempo atrás, apareceram no mercado máscaras de soldagem e óculos com óculos “camaleão”, que escureciam automaticamente quando uma radiação brilhante os atingia. Óculos ou máscara devem ser usados não apenas pelo soldador, mas também pelo seu assistente.
- Se a soldagem é realizada dentro de casa, em seguida, para proteger os órgãos respiratórios e prevenir o envenenamento por gases nocivos respiradores com cartuchos ou máscaras substituíveisatravés do qual o ar purificado é forçado.
- Para proteger as mãos dos salpicos de metal, use luvas especiais - Soldador de polainas.
- Para proteger o corpo use macacões, jaquetas e calças feitas de tecido refratário.
- Para proteger os pés necessários para usar botas altas, para evitar que faíscas de metal entrem neles. As botas devem cobrir a parte de cima com as calças.
- O local de trabalho deve estar bem iluminado.
- Sob os pés do soldador deve ser tapete de borracha ou piso de madeiraimpedindo uma pessoa de choque elétrico.
- Em torno do local de trabalho não deve haver nenhum objeto estranho através do qual você possa tropeçar.
- Perto do local de trabalho deve ser areia e extintor de incêndio para extinguir tempestivamente a fonte de fogo.
- O aterramento da máquina de soldagem é imperativo.
Se as regras de segurança já foram estudadas, então você pode começar a se familiarizar com a forma de trabalhar adequadamente a soldagem elétrica.
Seleção de polaridade
Não é segredo que o processo de fusão do metal é devido à alta temperatura do arco elétrico que ocorre entre o material sendo soldado e o eletrodo. Ao mesmo tempo, um cabo com um suporte para um eletrodo e um cabo de aterramento (com um prendedor de roupa) são conectados a diferentes terminais do dispositivo. Para conectar corretamente o cabo, você precisa entender quando eles são trocados.
Ao soldar com um inversor ou qualquer outra unidade de soldagem, a polaridade direta e reversa dos cabos de conexão ao dispositivo é usada. Polaridade direta Aceita-se chamar a conexão quando o cabo com o eletrodo é conectado ao menos, e o metal que está sendo soldado é conectado ao positivo.
Este método de conexão permite que o metal aqueça bem, razão pela qual a costura é profunda e de alta qualidade. O método de polaridade direta é usado ao cozinhar produtos metálicos espessos.
Polaridade reversa envolve conectar o cabo do eletrodo ao positivo e o cabo do aterramento ao menos.
Com essa conexão, o metal fica menos aquecido e a costura é mais ampla. A polaridade invertida é geralmente usada para ferver produtos metálicos finos, a fim de excluir partes queimadas.
Seleção de corrente de soldagem
A corrente de soldagem é selecionada levando em consideração a espessura do metal a ser soldado e o diâmetro do aditivo. Para facilitar o cálculo, você pode usar a tabela que foi fornecida acima na seção sobre a configuração da unidade. Além disso, ao escolher a força de corrente ideal, você deve se lembrar da regra: quanto maior a força atual, mais profunda é a solda e mais rápido o eletrodo pode ser movido. Portanto, é necessário atingir a relação ideal entre a velocidade de movimento do aditivo e a resistência da corrente, de modo que a costura tenha a convexidade e a profundidade necessárias para uma boa soldagem das bordas das peças.
Métodos de trabalho com diferentes metais
Como o processo de soldagem é impossível sem a ignição a arco, você deve estar ciente de que existem dois métodos para fazer isso:
- você precisa bater o metal várias vezes com um eletrodo até que o arco seja aceso.
- você precisa de um eletrodo, como um fósforo, para atacar várias vezes em metal.
Cada mestre seleciona a maneira mais conveniente e adequada de acender o arco.Mas você precisa bater com força não em qualquer lugar, mas ao longo da linha de solda, de modo que nenhum traço permaneça na peça de trabalho.
O lugar em que o metal é derretido sob a influência de um arco elétrico é chamado banho de solda. Para movê-lo ao longo da linha de costura, aplique um dos métodos mostrados na figura a seguir.
Para o movimento normal do banho, o eletrodo dobra em um ângulo de 45-50 °. Ao inclinar o aditivo em diferentes ângulos, você pode controlar a largura do banho. Cada mestre seleciona o ângulo ideal de inclinação para obter uma costura de qualidade aceitável.
O eletrodo pode tomar uma posição ângulo de volta ou ângulo para a frente. Para obter uma costura larga, a inclinação do ângulo de usinagem é usada para frente, pois com este método é obtido menos calor. Este método ferve metais finos. Metal grosso pode ser cozinhado um canto atrás.
Para soldar metais não ferrosos terá conecte o queimador de argônio para o inversor de soldagem e use um eletrodo não consumível (tungstênio). Aditivo, neste caso, são hastes de metal,que são colocados na linha de costura e derretidos por um arco elétrico. Durante o processo de soldagem, o banho é soprado com gás inerte.
Regras de manutenção do inversor
A manutenção da máquina de solda tipo inversor inclui os seguintes itens.
- Inspeção visual. Deve ser realizado sempre antes de iniciar o trabalho e depois para detectar possíveis danos no isolamento dos cabos de soldagem e no cabo de alimentação. Além disso, durante o exame externo, verifica-se que não há danos na caixa e nos controles (é necessário verificar o regulador atual).
- Realização de limpeza interna da unidade. É realizado após a remoção do revestimento do aparelho para remover poeira e sujeira acumulada de todos os seus nós. A limpeza é realizada usando um fluxo de ar comprimido direcional para as partes empoeiradas.
- Verificar e retirar os terminais do dispositivo. Verifique periodicamente os locais aos quais os cabos de energia estão conectados. Se a oxidação for detectada nos terminais, ela deve ser removida usando uma lixa fina.
Evite também deixar cair água, vapor de água e outros líquidos na máquina de soldadura do inversor que possam penetrar no interior da unidade e causar curto-circuitos.Se algum líquido penetrar no aparelho, a tampa deve ser removida e toda a umidade deve ser removida. Especialmente, seque cuidadosamente a placa eletrônica do inversor usando um secador de cabelo comum.