É possível reparar o fogão de indução com as próprias mãos
Além de todos os benefícios óbvios, fogões de indução eles têm um recurso que está diretamente relacionado ao mecanismo de operação do equipamento - a complexidade do autodiagnóstico e o processo de reparo no caso de um defeito No entanto, tendo algumas habilidades iniciais e informações deste artigo, você será capaz de reparar o fogão de indução com algumas pausas simples com suas próprias mãos.
Conteúdo
Placas de indução de falhas básicas
Quebra de placa de indução podem ser classificados nos seguintes tipos:
- poder insuficiente;
- um ou mais queimadores partiram;
- fogão completamente fora de ordem;
- a placa não liga.
Antes de começar a reparar sua placa, certifique-se de que ela esteja desconectada da fonte de alimentação.
Potência insuficiente
A causa mais comum de tal mau funcionamento é danos no cabo de alimentação. Desconecte-o da tomada e verifique se há defeitos. Se encontrado, substitua o cabo.
Se o diâmetro do fundo do prato não corresponder ao diâmetro do queimador, pode haver problemas com a taxa de aquecimento. Deve ser lembrado: fogão de indução é muito exigente a escolha de pratos. Verifique se a panela ou frigideira está bem ajustada contra a superfície do fogão. No caso de molas de pressão de afrouxamento É possível reparar o fogão de indução - você só precisa apertá-los para o nível especificado nas instruções.
Um ou mais queimadores quebraram
A causa provável de tal colapso é quebra de aramefornecendo conexão de bobina à rede elétrica. Se você tem as habilidades de soldar, então você pode fazer o reparo, se não - confie o assunto a um trabalhador profissional. Caso contrário, você só pode exacerbar a quebra adicionando um par de zeros ao custo do reparo.
Queima de bobina de indução - um caso raro decorrente do funcionamento de fogões de indução. A reparação neste caso consistirá na substituição simples da bobina queimada por uma nova peça de reposição. Substituição é um processo complexo que é recomendado confiar a especialistas.
O fogão está completamente fora de ordem.
O problema mais comum que leva à incapacidade total da placa para executar suas funções é falha de ruptura térmica ou transformador. Para fazer um diagnóstico, você deve executar as etapas a seguir.
- Verifique a fonte de energia quanto à presença da tensão necessária.
- Certifique-se de que o cabo de alimentação e o plugue estejam em condições de funcionamento.
- Execute o processo de desmontagem do fogão de indução. Para fazer isso, desconecte os fios elétricos e desparafuse o painel de todos os fixadores.
- Um dispositivo especial é usado para testar o transformador e o fusível. — um multímetro que mede a resistência específica de certas seções do circuito.
- Se a resistência for encontrada naquela parte do circuito onde ela não deveria estar, substitua o elemento correspondente.
Antes de você instalar fogão de indução para o local original, certifique-se de que não haja danos nas conexões. As áreas problemáticas que precisam de atenção especial são a unidade de controle, o termostato e os interruptores de energia.
A placa não liga
Para reparar as placas de indução com as próprias mãos, neste caso, primeiro de tudo, você precisa verificar fusível. Em caso de quebra, é necessário substituí-lo por um novo. Pode haver várias razões pelas quais um fusível pode falhar:
- o fusível não lidou com a carga;
- transistores de curto-circuito.
Para testar os transistores de um circuito, siga estas etapas:
- desmonte o fogão de indução e desconecte a placa;
- realizar o "toque" de transistores e uma ponte de diodos usando um multímetro de dispositivo especial;
- em caso de detecção de resistência nas seções da corrente, substitua os elementos quebrados;
- monte o sistema e realize o “toque” repetido da corrente.
Importante: se você não tiver, pelo menos, habilidades básicas na área de eletrônica, entre em contato com uma oficina especializada na qual você receberá assistência profissional.
Para evitar problemas com painéis de indução, observe regras de sua operação.