O que fazer quando a fuligem no fogão a gás
Moradores de casas particulares, bem como proprietários de casas de veraneio, muitas vezes enfrentam um fenômeno como um fogão a gás esfumaçado. Muitos proprietários querem descobrir por si mesmos o que há de errado com seu eletrodoméstico. No entanto, não se esqueça que equipamentos a gás com defeito podem representar perigo grave, ameaçando não só a propriedade, mas também a sua saúde. Leia os problemas típicos cuidadosamente antes de tentar descobrir por que um fogão a gás está fumando. Considere duas situações: o fogão é operado a partir de um cilindro e de uma linha principal.
Conteúdo
Se o fogão é alimentado por gás engarrafado
Por via de regra, há duas razões principais, formando uma fuligem em um fogão a gás. O primeiro é impurezas de enxofreque contém um cilindro de gás. Como você sabe, queimar essa substância emite fumaça negra e ácida.Isto é o que os donos veem quando usam gás de baixa qualidade.
Se você substituir a garrafa, mas o fogão continuar a causar transtornos, preste atenção nível de pressão. Acontece que excede os números que foram colocados na laje durante o desenvolvimento. Isto é devido à baixa pressão de gás nas rodovias de edifícios residenciais, para o qual trabalham com eletrodomésticos. Tentativas conectando um simples fogão doméstico a uma garrafa de gás pode causar problemas internos, cujo resultado é a aparência de fuligem.
Impurezas de gás
Portanto, ao entrar em uma situação em que a fuligem surge das impurezas contidas no balão, não há necessidade de pânico. É necessário realizar as seguintes manipulações.
- Mova o aparelho para uma sala mais adequada, a propriedade em que receberá tanto dano. A decisão mais competente será uma rejeição temporária do uso da placa, mas na realidade isso pode causar problemas. A maioria das pessoas simplesmente não tem uma maneira alternativa de cozinhar.
- Tendo decidido a questão da localização, você precisa entrar em contato com o fornecedor para obter uma explicação. O vendedor deve trocar um item defeituoso ou pagar danos.
- Em caso de recusa do fornecedor, você pode enviar uma reclamação para as autoridades de controle.
Se o vendedor de cilindros de gás for considerado injusto, o comprador enganado poderá entrar em contato com o Serviço Federal de Supervisão da Proteção de Direitos do Consumidor ou com qualquer outro órgão de supervisão.
Problemas de pressão de gás
Não fique animado e apresse as acusações, o problema pode surgir por outras razões. Inspecione cuidadosamente seu dispositivo em busca de falhas internas: é possível que ele não tenha sido projetado para funcionar com cilindros. Esta informação pode ser obtida em instruções técnicas. A parte principal das placas é projetada para se conectar à linha principal de um edifício residencial, portanto, uma pressão de gás excessivamente alta pode causar a queima do queimador.
O fogão é alimentado por um cano de gás
Para entender a causa da fuligem, você precisa saber como funciona um fogão a gás?. O dispositivo de qualquer fogão moderno, além do forno, inclui um elemento tão importante quanto fogão, graças ao qual existe um uso seguro de gás para cozinhar. Consiste em várias partes.
- A primeira coisa que você nota - divisor. É apresentado como uma bucha de flange dentada. O espaço entre os dentes distribui o gás em círculo, formando uma chama uniforme.
- A tampa do divisor, localizada na parte superior do queimador, complementa o design. Na maioria das vezes eles são feitos de aço inoxidável durável, mas o material pode ser qualquer coisa.
Tendo desmontado o queimador na base, você pode ver um pequeno parafuso com um furo no meio. Este item é chamado jato. Seu diâmetro não excede um milímetro, e é através dele que o gás entra no divisor. Na maioria das vezes, o detalhe é feito de latão ou um material semelhante em propriedades. Se o orifício do parafuso for muito grande, o queimador começará a fumegar.
Os fabricantes modernos levam isso em conta e, juntamente com o conjunto principal, fornecem um conjunto de bicos substituíveis com uma abertura de cerca de 0,8 mm.
Para segurar substituição do bocal na presença de um conjunto substituível é bastante fácil - qualquer mestre da casa pode lidar com isso.
Como consertar um jato
Se não houver peças sobressalentes disponíveis, você poderá melhorar as existentes. Deve ser lembrado que todos os procedimentos com um fogão devem ser executados por um mecânico profissional ou uma pessoa que esteja familiarizada com o dispositivo de eletrodomésticos. Para modernizar o bocal será necessário ferro de solda, uma quantidade suficiente de solda, um conjunto de agulhas de tamanhos diferentes.
- Remova o filme de óxido do corpo de latão - isso permitirá que a solda se conecte firmemente à superfície.
- Em seguida, coloque uma pequena gota de solda na cabeça do parafuso para que ele caiba um pouco no buraco.
- Remova o excesso de solda com um arquivo.
- Em seguida, usando a menor agulha, perfure a superfície lisa da solda fazendo um novo furo.
- O procedimento deve ser repetido várias vezes, aumentando o diâmetro da agulha e alargando a punção. Levando-o até 0,5 mm, aparafuse o jato e verifique a operação. O gás deve queimar suavemente, sem piscar e palhetas laranja.
Se tudo sair, o jato pode ser deixado e usar o fogão em silêncio. No entanto, desde a primeira vez que este procedimento não é fácil de realizar Se necessário, re-expanda o orifício. Verifique a queima cada vez que a punção aumenta em 0,1 mm.
É necessário garantir que o buraco seja estritamente vertical. Se você permitir um ligeiro viés, existe o perigo de o gás ser soprado para o lado. Isso pode causar um incêndio, por isso, é melhor não deixar o fogão com o novo bocal desassistido no início.
O que fazer se a placa for velha e o jato não for fornecido? Pode tentar ajustar o fornecimento de gásque em qualquer caso deveria ser. Não se apresse independentemente reparar o fogão a gás, entre em contato com o mestre. Afinal, apenas uma inspeção competente pode responder à pergunta: por que o fogão a gás fuma.