Escolhendo uma chaleira de qualidade para um fogão a gás
Para muitos, a chaleira para fogões a gás tem sido uma relíquia do passado, porque foi substituída por um grande número de aparelhos modernos que são mais convenientes e rápidos de usar. Mas, mesmo assim, ainda há um grande número de proprietários que, por várias razões, preferem ver apenas uma variedade de pratos em sua cozinha. Uma chaleira assobiando para um fogão a gás se tornará um atributo indispensável das cozinhas em estilo retro ou vintage, mesmo que não seja usado para o propósito pretendido. Muitos apreciadores de chá alegam que o uso de água de tais pratos o sabor da bebida é mais saturado e perfumado. Como escolher este acessório de cozinha aconchegante e funcional?
Conteúdo
O que considerar ao escolher
Os fabricantes modernos oferecem uma enorme gama de modelos, por isso a questão da escolha deve ser abordada com grande responsabilidade para o agregado familiar. É necessário levar em conta vários fatores e momentos:
- material de produção;
- a necessidade de um apito;
- volume;
- lidar com confiabilidade;
- a relação entre o diâmetro do fundo e o tamanho do queimador;
- características de design;
- design e aparência.
Qual o material da chaleira é melhor escolher
Primeiro de tudo, ao escolher, você deve decidir sobre o material do qual será feito. A escolha dos modelos é muito grande, então você deve entender os recursos de cada opção.
Glass
Pratos transparentes no fogão a gás parece muito elegante e elegante. Produtos feitos de vidro são ecologicamente corretos e seguro para humanos. No processo de ebulição, você não deve se preocupar com o fato de que a água irá alterar seu sabor ou partículas nocivas entrarão nela. A única desvantagem desta opção é a fragilidade.
Vale a pena notar que a chaleira de vidro de alta temperatura para o fogão a gás faz com facilidade, mas por causa do impacto pode rachar ou quebrar completamente.
Esmaltado
Esta não é a opção mais aceitável, já que tal metal não é muito forte. Esmalte pode começar em breve rachar e desmoronarque estragam o olhar. Além disso, uma camada de escala se forma muito rapidamente a partir do interior, o que libera partículas nocivas ao corpo humano durante a fervura. Externamente, traços de queima do trabalho da laje permanecerão sempre na superfície do esmalte, o que, naturalmente, não aumentará sua atratividade. Além disso, ao operar modelos esmaltados, deve-se aderir à regra básica: para evitar contrastes e mudanças bruscas de temperatura, por exemplo, não é permitido despejar líquido frio em pratos aquecidos. A maneira mais fácil de escolher um modelo completamente diferente e não sofrer em conseqüência.
Cerâmica
Cerâmica tem propriedades semelhantes com o vidro. Os produtos feitos desse material são um atributo ambientalmente seguro na cozinha, mas têm uma alta fragilidade - tem muito medo de danos mecânicos. Outra desvantagem da cerâmica é considerada grande peso. Além disso, os representantes cerâmicos são, na maioria das vezes, de pequeno volume.
A vantagem de tais modelos é uma grande oportunidade para se manter aquecido: a água na chaleira de cerâmica permanecerá quente por muito tempo.
Alumínio
Há muitas controvérsias sobre as opções de um metal como o alumínio. Por um lado, estes são bastante convenientes para usar as coisas, mas ao mesmo tempo existem componentes no metal que são liberados na água durante a fervura - eles são prejudiciais ao corpo humano. Verdade, hoje alguns fabricantes na fabricação de produtos para a cozinha de uso de alumínio revestimentos especiaispara torná-los completamente seguros. Antes de escolher este modelo, você deve perguntar aos documentos relevantes do vendedor, que confirmarão o cumprimento de todos os padrões estabelecidos.
À prova de ferrugem
O representante de aço inoxidável - a melhor opção para uso em um fogão a gás. Esse material está em total conformidade com todos os padrões estabelecidos. A água em tais pratos durante a fervura não mudará seu gosto e não receberá impurezas prejudiciais. Tais representantes são resistentes a contrastes e altas temperaturas, pratos feitos a partir deste material são duráveis.
Efeito da construção na qualidade da operação
Ao comprar uma chaleira para um fogão a gás, você deve prestar atenção especial não apenas ao material do qual é feito, mas também às características estruturais. Se você fornecer todas as nuances do design, será confortável e prático na operação.
Tamanho e localização dos itens
Muitas vezes, na vida cotidiana, os proprietários são queimados e feridos devido à construção errada da própria chaleira. Tais casos são mais prováveis quando a mão está localizada acima do buraco ou muito próxima do bocal. Ao usar vale a pena lembrar que se tampa bem fechadaentão há uma grande probabilidade de que, no estado quente, ele escorregue com facilidade e um grande fluxo de vapor quente caia no braço. Queimaduras também podem provocar respingos que se formam quando a tampa cai acidentalmente no interior. Portanto, é melhor escolher um modelo com uma tampa larga que se encaixe perfeitamente na base, o que reduz a probabilidade de escorregar durante a inclinação.
A solução ideal seria a opção em que a válvula é fornecida: no estado fechado, não permitirá que a tampa escorregue, mesmo com uma forte inclinação.
Muitos fabricantes elogiam a conveniência de seus produtos, nos quais o nariz curto está quase no fundo. Será necessário um mínimo de esforço para encher os copos, mas use a quantidade máxima de água. Eles têm uma desvantagem significativa: há muita escala no interior, que emite substâncias nocivas quando aquecidas.
Demasiado alta a partir do fundo do bico vai exigir um esforço significativo para derramar água, virar para a inclinação desejada não é muito conveniente.
Selecione o volume desejado
Ao escolher o volume da chaleira para a sua cozinha, você deve antes de tudo levar em conta as necessidades dos membros da família.
- Capacidade muito pequena exigirá fervura frequenteque, com um grande número de membros da família, é difícil tomar chá ao mesmo tempo.
- Ao usar pratos de grande volume, é muito fácil queimar a si mesmo, porque tem um peso significativo, o que dificulta a propagação da água fervida em xícaras.
O que mais você precisa considerar ao comprar
Escolhendo uma chaleira, você precisa avaliar e recursos adicionais do dispositivo.
- Aparência muitas vezes desempenha um grande papel, especialmente se houver convidados.
- Devido à base mais ampla, a água vai aquecer um pouco mais rápido.
- Um pequeno apito, representado por uma válvula, fará uso mais conveniente. Graças à sua presença, o proprietário não se esquecerá da chaleira no fogão, que por sua vez não fará com que a louça queime depois de ferver o líquido. Mais comum chaleira de assobio esmaltado ou o seu equivalente em aço inoxidável.
- Muitos modelos modernos estão equipados com uma janela de medição, que permite controlar o conteúdo de água.
- A presença na configuração de um filtro adicional é especialmente útil para os residentes urbanos que usam água da torneira para cozinhar.
Em conclusão, eu gostaria de observar que fazer chá é uma arte, portanto, a condição e a qualidade da principal ferramenta para fazer uma bebida devem ser atendidas na fase de aquisição. Uma chaleira de aço inoxidável com um apito para um fogão a gás não é apenas um elemento conveniente de pratos, mas um verdadeiro atributo de conforto, hospitalidade e comunicação agradável com uma xícara de chá aromático. Se você escolher produtos de qualidade, durará mais de uma dúzia de anos.