Nomeada a data da apreensão da humanidade por robôs
No outro dia na Arábia Saudita, a conferência "Iniciativa de Investimento do Futuro". Entre os discursos mais proeminentes podemos citar o discurso de Masayoshi Sona, diretor geral da empresa japonesa SoftBank. O sono é um dos brilhantes defensores da ideia de singularidade tecnológica.
A singularidade tecnológica é um fenómeno, em resultado do qual a inteligência artificial irá exceder as capacidades mentais humanas, para que os robôs possam não só substituir, mas também ultrapassar significativamente as pessoas em muitas áreas.. O líder japonês acredita que até 2047 o nível de QI dos robôs se aproximará do valor de 10.000 pontos. Para sua informação, agora o nível máximo de QI, que demonstra as mais altas habilidades intelectuais, é de 100 a 120 unidades. O SoftBank está pronto para investir mais de US $ 100 bilhões em projetos que podem estimular e apoiar as habilidades sobre-humanas dos robôs.
Um dos trabalhos do SoftBank foi o robô Pepper. De acordo com os desenvolvedores, ele é capaz de entender as emoções de uma pessoa e se comportar de forma anormal em várias situações da vida. Em algumas décadas, espera-se que robôs como o Pepper sejam capazes de se treinar, e será quase impossível determinar os limites de suas habilidades intelectuais.
Outro defensor da singularidade é o diretor técnico do Google, Ray Kurzweil. Como um futurologista e pesquisador, Kurzweil acredita que o fenômeno da superioridade dos robôs sobre as pessoas não deveria ter medo. Pelo contrário, pelo contrário, vale a pena lutar por isso. Os carros inteligentes podem facilitar muito o dia a dia das pessoas, diz o executivo do Google. Além disso, eles podem melhorar a inteligência humana. Kurzweil acredita que o ano de 2045 poderia ser o ponto de referência para a nova era da dominação da inteligência artificial.
Opositores desta teoria muito. Entre eles, o famoso chefe da Microsoft, Bill Gates, o CEO da Tesla, Ilon Musk, um físico e pesquisador Stephen Hawking. Todos eles acreditam que os efeitos das singularidades tecnológicas podem ser imprevisíveis. Se os robôs tomarem conta das mentes humanas, o mundo enfrentará problemas que hoje são difíceis de imaginar.Ilon Mask tem tanto medo de perspectivas assustadoras que decidiu investir parte de seu capital em tecnologias que podem garantir o confronto da humanidade sobre robôs e salvar o mundo de ser capturado por máquinas inteligentes.
Qual das duas teorias será confirmada, bem como cujos argumentos serão os mais justificados, o tempo dirá.