Carregar um telemóvel com luz solar já é uma realidade!
A empresa húngara Platio lançou painéis de azulejos que podem converter energia solar em energia elétrica.
Por quase dois anos, especialistas trabalharam na invenção e, finalmente, os esforços foram coroados com sucesso. Os painéis são uma combinação de telhas fotovoltaicas, cobertas com vidro de alta resistência. Todos os chips e fios estão escondidos em segurança no interior. De particular importância do ponto de vista ambiental, o projeto adquiriu também porque a telha é feita usando resíduos de plástico.
De um ponto de vista prático, de particular interesse para as pessoas comuns Praça Deak, localizado na capital húngara. Graças aos elementos fotovoltaicos embutidos nos bancos, cada dono de aparelho pode, enquanto caminha, sentar no banco, carregar seu smartphone com a energia do sol, usando uma entrada USB e uma conexão wifi.
Outra plataforma para a demonstração de tecnologia tornou-se um dos centros comerciais de Astana. Quase 80 metros quadrados. m superfície, forrada com telhas fotovoltaicas, capaz de produzir potência de aproximadamente 12 kW. Essa inovação reduziu significativamente o custo de uma grande instalação para o fornecimento de energia de seu território.
A telha pode ser usada em qualquer superfície - o revestimento de polímero facilita o procedimento de manutenção, torna os elementos estruturais resistentes ao impacto e resistentes ao desgaste.
Em condições de maior atenção a invenções que podem reduzir o gasto de recursos naturais esgotáveis em favor da transição para fontes inesgotáveis de energia de muitos países, o projeto Platio tem todas as chances de desenvolvimento adicional.A administração da empresa já está negociando o fornecimento de painéis para a Suécia para organizar os territórios dos portos.