Realidade virtual para animais
Pesquisadores austríacos e alemães criaram um sistema de realidade virtual para animais Freemovr. Este é um espaço especial, que é uma arena cercada por monitores, imerso em um espaço virtual.
Como objetos para os experimentos, foram utilizados indivíduos de camundongos, drosófilos e peixes-zebra. Cada grupo de animais foi colocado em um espaço virtual, onde poderia se mover livremente dentro de um território limitado. As câmeras de alta velocidade exibiam seus movimentos sincronizados e criavam a ilusão da presença de outros indivíduos nas imediações.
Os primeiros a chegarem ao experimento foram os peixes danio. O aquário em que foram colocados foi cercado pelos heróis do jogo Space Invaders. Imagens tridimensionais e seu movimento constante "convenceram" os danios de que os indivíduos são reais. Como resultado, o peixe começou a tentar se adaptar ao movimento no rebanho, junto com seus novos vizinhos.
A seguinte experiência envolveu ratos.Eles foram colocados na pista, sob o qual foi localizado na tela com padrões. As células de xadrez do padrão foram combinadas de tal forma que parecia que uma parte do segmento era mais alta e a outra era menor. Como resultado, os animais que caíram sob o experimento evitaram diligentemente as partes mais altas de sua rota, da mesma forma como se tal obstáculo fosse real.
Insetos de Drosophila foram colocados em condições semelhantes aos obstáculos ao seu redor e se comportaram de maneira semelhante - eles tentaram voar em torno dos obstáculos, considerando-os reais.
Os cientistas ficaram satisfeitos com a experiência, uma vez que a sua principal tarefa - compreender a natureza do comportamento dos animais no espaço e a interação com a sua espécie, foi resolvida. No entanto, as condições criadas para a realização de experimentos não eram ideais em muitos aspectos. Por exemplo, o equipamento utilizado não é capaz de transmitir luz polarizada usada por muitas espécies para orientação quando se movimenta. Os especialistas esperam melhorar o espaço virtual no futuro próximo e repetir os experimentos.