Qual aquecedor pode ser instalado na varanda
Pequenos proprietários de apartamentos costumam reclamar da falta de espaço livre. Quando a questão é levantada: onde encontrar esses medidores faltando para o escritório ou área de recreação? Hoje, este problema é resolvido de forma bastante simples - a área efetiva de um apartamento é aumentada, organizando uma varanda ou loggia. No entanto, a fim de transformar a loggia em uma área residencial, você precisa se preocupar com seu aquecimento. Para fazer isso, é necessário não apenas fornecer janelas de vidro duplo de alta qualidade e fornecer isolamento térmico completo, mas também instalar uma fonte de calor adicional, ou seja, aquecedor na varanda.
Conteúdo
Radiador ou aquecedor?
Vitrificação, isolação térmica, colocação de um soalho isolado termicamente - todas estas formas do aquecimento executam a função da preservação do calor. No entanto, o aquecimento na varanda no inverno deve ocorrer com a ajuda de uma fonte de calor adicional, que pode ser radiador ou aquecedor.
Pode parecer que levar o radiador para a varanda é a maneira mais fácil de resolver o problema. Mas não é. Existem razões pelas quais é proibido fornecer aquecimento central na loggia:
- No inverno, a água no radiador pode congelar, resultando no bloqueio dos tubos e sua ruptura.
- Um radiador colocado na varanda criará uma carga adicional no sistema de aquecimento de um prédio de apartamentos. Como resultado, a pressão da água enfraquecerá e todos os apartamentos receberão significativamente menos calor.
- A remoção do radiador para a varanda é proibida de acordo com o parágrafo 1 do Artigo 25 do Código de Habitação da Federação Russa.
Se não estiver preparado para despesas financeiras desnecessárias e possíveis consequências do aquecimento central na varanda, a instalação de um aquecedor será a solução mais adequada.
Tipos de aparelhos elétricos
O uso de aparelhos elétricos é a melhor maneira de aquecer uma varanda ou loggia no inverno. Existem 3 tipos de dispositivos que podem ser usados como fonte de calor: um aquecedor de ventilador, um dispositivo de convecção e um aquecedor de óleo. Considere as vantagens e desvantagens de cada um.
Aquecedor de ventoinha
Aquecedor de ventoinha - Um dispositivo compacto projetado para aquecimento rápido da sala. Tal aquecedor consiste em uma caixa de plástico, um ventilador e um elemento de aquecimento. Durante a operação, o ventilador move o ar frio para o aquecedor. Depois disso, o ar já quente entra na sala.
Aquecedores de ventoinha aquecem rapidamente a sala. E esta é a única vantagem do seu uso para aquecer a varanda. O fato é que tais dispositivos não são projetados para operação a longo prazo e só podem ser usados como fontes adicionais de calor.
Depois de ligar o aquecedor, o ar aquece rapidamente, mas com o funcionamento constante, fica seco.
Aquecedor de convector
Trabalho aquecedores de convector com base no princípio da convecção do ar. Tais dispositivos aquecem muito e uniformemente a sala devido ao fluxo constante de ar quente.
Os aquecedores de convetor têm várias vantagens em relação a outros aquecedores elétricos:
- Rapidamente aqueça o quarto.
- Não faça barulho no trabalho.
- Equipado com sensores especiais que mantêm constantemente a temperatura necessária na sala.
- Quase todos os dispositivos têm a função de proteção contra superaquecimento.
- Bastante móvel, fácil de instalar.
No entanto, os convetores têm desvantagens. Eles são fortes secar o arPortanto, para uma longa estadia em tal sala, dores de cabeça e olhos secos podem aparecer. Além disso, os aquecedores de convectores consomem muita eletricidade.
Aquecedor de óleo
Aquecedores de óleo Concebido para o aquecimento de pequenas divisões (até 25 m2), isto é, um desses dispositivos é suficiente para aquecer uma varanda. Dispositivos têm caixa de metalEm que há óleo mineral. Durante a operação, o elemento de aquecimento transfere sua energia para o óleo. O óleo, por sua vez, aquece as nervuras de metal do dispositivo, aquecendo assim o ambiente.
Ao contrário dos aquecedores de ventoinha e dos convectores, o aquecedor de óleo aquece a sala por um longo tempo,mas permanece quente por muito tempo e retém o calor.
Tais dispositivos são absolutamente seguro. Quando o óleo é aquecido a uma temperatura de 70 a 80 graus, o dispositivo é desligado.
No entanto, esses aquecedores elétricos têm suas desvantagens:
- Primeiro, os dispositivos consomem muita eletricidade.
- Em segundo lugar, para o funcionamento normal do dispositivo na varanda deve ser de isolamento de alta qualidade, caso contrário, a sala devido a correntes de ar só não terá tempo para aquecer.
Aquecedores infravermelhos
O princípio da operação de aquecedores infravermelhos radicalmente diferente dos aquecedores elétricos. Eles são pequenos painéis suspensosque são montados no teto ou nas paredes.
Os painéis irradiam calor no infravermelho e aquecem o ar, mas os objetos na sala.
Dispositivos infravermelhos tem um número de benefícios tangíveis:
- Eles distribuem uniformemente o ar quente da sala, aquecendo assim todos os elementos do interior.
- Esses dispositivos não exigem muito espaço (o que já está faltando em uma pequena varanda) e são instalados diretamente nas paredes ou no teto.
- Aquecedores infravermelhos parecem muito elegantes e modernos.
- A eficiência de tal dispositivo é muito maior que a dos aquecedores elétricos. Isso significa que mais de 90% da eletricidade consumida pelo dispositivo é convertida em calor.
No entanto, esse dispositivo tem suas fraquezas. Radiação infravermelha dá muita luzque pode interferir no sono noturno, se a varanda estiver localizada no quarto. Além disso, dispositivos deste tipo, como regra, não possuem sensores térmicos embutidos, o que dificulta seu uso.
Em conclusão, vale a pena notar que o aquecedor que você escolher para uma varanda, ele só se tornará uma fonte adicional de calor. Se você quiser usar sua loggia como uma sala de estar, você deve cuidar de isolamento de alta qualidade.