Tipos e tipos de aquecedores infravermelhos
Aquecedores infravermelhos comparar favoravelmente com os seus homólogos princípio completamente diferente de aquecimento. Se tradicional oleo ou convecção Os instrumentos aquecem a massa de ar que os rodeia e, em seguida, as unidades de infravermelhos aquecem os objetos aos quais os seus raios são direcionados. Quais são os tipos de aquecedores infravermelhos e que tipo é melhor escolher?
Conteúdo
Incomum mas verdadeiro
Exatamente da mesma maneira, o Sol aquece a Terra - emitindo ondas eletromagnéticas na faixa de luz infravermelha, que é indistinguível ao olho humano (para mais informações sobre o esquema de ação, veja o artigoprincípio de funcionamento do aquecedor com radiação infravermelha).
As ondas IR têm um efeito benéfico no corpo,sente-se um relaxamento e conforto agradáveis, esse tipo de energia térmica é mais natural, pois está associada à luz do sol.
Dependendo da potência do radiador, as ondas infravermelhas são capazes de penetrar em objetos e tecidos que são heterogêneos em sua estrutura até a profundidade. até 4-5 cm aquecendo-os por dentro.
Alguns usuários expressam suas preocupações sobre a segurança dos aparelhos, comparando a energia que irradiam com as ondas de microondas de alta frequência de um forno de microondas. No entanto, os testes realizados, assim como a experiência prática de uso, mostraram a absoluta segurança e eficiência dos aquecedores IR, e dada a automação avançada, mesmo em caso de emergência, estes dispositivos são mais seguros que instalações de aquecimento similares. O principal é seguir as regras de instalação e uso recomendadas pelo fabricante.
Especificações técnicas
Aquecedores infravermelhos têm diferentes especificações técnicas.. Os fabricantes estão tentando melhorar tanto o emissor quanto as funções adicionais. As opções adicionais incluem, em primeiro lugar, sistemas de segurança ativos,como desligamento automático em caso de emergência, sobrecarga, o modo de operação no sistema de dispositivos interconectados, a possibilidade conectando o termostato ou sistemas domésticos inteligentes para controle remoto ou totalmente autônomo do dispositivo.
Alguns modelos possuem um design elegante e uma forma esbelta do painel frontal, que se encaixa perfeitamente em qualquer interior.
Espécie
Aquecedores infravermelhos são representados por um grupo de produtos bastante extenso: desde modelos elétricos simples até gases industriais. Considere cada grupo separadamente.
Elétrico
Os dispositivos IR elétricos são usados com mais frequência. na vida cotidianaEles são bastante compactos, têm uma grande geração de recursos e são fáceis de operar. Dependendo do elemento de aquecimento, os seguintes tipos de aquecedores elétricos infraçados podem ser distinguidos:
- Cerâmica. Um cabo resistivo não condutor, encerrado em um painel de cerâmica que transmite perfeitamente ondas IR, é usado como elemento de aquecimento.Os dispositivos cerâmicos, por via de regra, apresentam-se na forma de um painel articulado fino com um termostato externo.
- Fibra de carbono. Um tubo de quartzo vedado preenchido com nano-fibra de carbono é usado como aquecedor. Tais aquecedores são mais econômicos e também têm um efeito de cura e são freqüentemente usados como um dispositivo terapêutico. O preço será muito maior do que os painéis de cerâmica, mas a julgar pelos comentários de usuários, eles valem o dinheiro.
- Filme. O elemento de aquecimento aqui é um cabo de resistência flexível que aquece a película de metal externa. O aquecedor de filme pode ser instalado independentemente - em uma base previamente preparada. Os modelos de filme são muito flexíveis, sua superfície frontal pode aquecer até 75 graus.
Gás
Modelos de gás trabalhar no mesmo princípio que o elétrico, mas como fonte de energia é usada aqui gas fuel.
O aquecedor a gás geralmente é instalado na rua, no salão de produção ou no estádio no momento da partida.
Estes dispositivos têm uma potência térmica muito maior e um tamanho impressionante,apenas a altura deles pode chegar a 15-20 metros.
Existem modelos mais compactos - aquecedores infravermelhos a gás sob a forma de guarda-chuvasque são ideais para atividades ao ar livre na varanda aberta fria. Gás natural de várias fontes - um tubo de gás ou um cilindro portátil com gás liquefeito - pode ser usado como combustível.
Diesel, querosene e outros
Você definitivamente não verá tais aquecedores infravermelhos em um apartamento ou mesmo em uma cidade, eles são usados na construção de objetos grandes e no processo tecnológico de secagem de madeira. O poder desses dispositivos é compatível com os modelos a gás, mas eles mais compacto e pode ser reconfigurado para funcionar em quaisquer condições.
Classificação de comprimento de onda
O comprimento de onda é um indicador chave de um aquecedor infravermelho, do qual depende o poder de radiação e a visibilidade da luz pelo olho humano. Podemos distinguir a seguinte classificação por comprimento de onda:
- Ondas curtas aquecedores infravermelhos. Muito facilmente reconhecido quando ligado, pois a onda está no espectro de luz visível. O comprimento de onda está na faixa de 0,74 a 2,5 μm, e a temperatura da radiação pode chegar a 900 graus, o que é muito maior do que todos os outros tipos de aquecedores.Tais dispositivos raramente são usados em residências, pois consomem muita energia e queimam oxigênio, mas são frequentemente usados na produção.
- Onda média. Eles podem ser usados tanto na produção quanto em casa. O emissor do aquecedor infravermelho de onda média é aquecido a 600 graus, enquanto o seu comprimento de onda atinge 50 mícrons, que está na luz invisível, mas você pode ver um leve brilho durante o lançamento do dispositivo e sua saída para a força de trabalho. Em geral, a onda está no espectro de luz visível.
- Aquecedores infravermelhos de ondas longas. Principalmente modelos domésticos, a temperatura máxima do elemento de aquecimento neles não exceda 250-300 graus. Tais dispositivos também são chamados de "escuros", uma vez que o comprimento de onda no intervalo de 50 a 10.000 mícrons é indistinguível para o olho humano. Esses aquecedores quase não são usados na produção, já que o fluxo de calor emitido não é suficiente para aquecer salas grandes, mas é o bastante para uma pequena sala.
Vantagens e desvantagens
Aquecedores infravermelhos têm seus prós e contras. Entre as vantagens são as seguintes:
- O aquecimento é calculado não pela potência e localização do aquecedor, mas pela área da sala, o que simplifica bastante o processo de seleção.
- Os aquecedores infravermelhos têm uma eficiência maior que o gás ou óleo analógico.
- O usuário pode economizar até 80% nos custos mensais de aquecimento.
- Os objetos são aquecidos, não o ar em um ponto.
- O usuário pode escolher independentemente o ângulo de radiação e ajustar a potência, ou fornecer um cálculo da potência e temperatura do computador.
- O aquecimento começará imediatamente a partir dos primeiros segundos de operação, enquanto, por exemplo, o óleo leva muito tempo para aquecer o radiador.
- A temperatura da superfície de trabalho das instalações de infravermelho não excede 85-90 graus, e no processo de trabalho não são emitidos compostos nocivos no ar e fluxos livres não são criados.
- Aquecedores infravermelhos não secam o ar, o que é muito importante para pessoas sensíveis a fenômenos atmosféricos.
- O dispositivo pode ser montado na parede, sob o teto esticado, no chão, criando assim um sistema de "piso quente".
Embora os aquecedores infravermelhos sejam considerados os melhores, eles não são isentos de falhas, especialmente os modelos antigos e menos sofisticados, que são vendidos sob o disfarce de dispositivos de alta tecnologia de última geração. As seguintes desvantagens podem ser identificadas:
- Potente feixe de energia direcional. O aquecimento excessivo é característico da primeira geração dos modelos mais simples, parece que o moderno sistema de grade eclética é uma cópia menor do antigo aquecedor de IV.
- Alto ruído. Os modelos elétricos ou de gás sempre criam um pequeno ruído, de modo que um dispositivo IR não pode ser chamado completamente silencioso.
- Tamanhos grandes. O poder do radiador depende diretamente de seu tamanho, e quanto maior o radiador, maior o dispositivo em si. Alguns fabricantes resolveram esse problema escondendo o radiador em um fino painel articulado, mas modelos mais volumosos são vendidos no mercado.
- Perigo. Se o aquecedor infravermelho virar, então toda a energia emitida por ele será concentrada em um ponto, o que poderia causar um incêndio.
A maioria dos modelos modernos é equipada com sistema avançado de automação e segurança, mas modelos mais poderosos,Concebido para aquecimento de grandes divisões, ainda é perigoso. Faça a escolha certa!