O princípio de funcionamento do aquecedor com radiação infravermelha
Uma das fontes eficazes de aquecimento adicional aquecedores infravermelhos. O princípio de seu trabalho é baseado em raios infravermelhos, que proporcionam um aumento rápido e de alta qualidade da temperatura em qualquer parte do seu apartamento.
Conteúdo
Esquema de ação
Hoje, mais e mais pessoas preferem aquecedores infravermelhos. Do habitual convectores elétricos eles se distinguem pelo fato de não aquecerem o ar da sala, mas de superfícies sólidas (pisos, paredes) e objetos, e, por sua vez, despejam calor no espaço circundante. Então, aquecendo calmamente todo o quarto.
Ondas infravermelhas são ondas longas, o que significa que elas são livremente absorvidas, mesmo em um ambiente muito ventilado e frio.O aquecimento ocorre rapidamente, imediatamente após a ligação do dispositivo. Esta velocidade é devido ao fato de que o fluxo de raios infravermelhos será direcionado em uma determinada zona, é aí que o aquecimento ocorrerá. Isto é, estando em uma parte da sala e definindo a direção do convector nessa direção, você imediatamente se sente quente com todo o seu corpo, enquanto toda a sala ainda não está devidamente aquecida. Esta é outra importante vantagem de um aquecedor de infravermelho em relação a outros tipos de dispositivos com a mesma finalidade. Então, para "começar", radiadores de óleo e os convetores precisam de pelo menos meia hora.
Design do dispositivo
Para entender como esse appliance funciona e qual é o princípio básico de ação, você precisa ter uma ideia sobre seus componentes. O corpo, em regra, é feito de aço e a tinta em pó é aplicada à superfície. Dentro dela há um refletor de alumínio, ao qual está ligado um elemento de aquecimento. Então, o aquecedor infravermelho parece em uma lâmpada de calor ou painel, dentro do qual um feixe de radiação infravermelha é coletado. Eles operam independentemente da direção do ar e da velocidade de movimento das massas de ar quente e frio.
O princípio de operação de um aquecedor infravermelho é semelhante à ação do sol na atmosfera.Os raios do sol também penetram na superfície, o que por sua vez absorve o calor.
Tipos de aquecedores infravermelhos
Os dispositivos são classificados pelo tipo de elemento de aquecimento:
- gás;
- elétrica;
- água.
Em termos de aquecimento, os aquecedores infravermelhos são:
- Longwave - pode ser usado em residências, escritórios, instalações industriais.
- Onda média. É desejável que a altura do teto atinja três metros ou mais.
- Ondas curtas - não é recomendado usá-los em casa, pois as ondas curtas têm a radiação mais forte. O melhor de tudo, se este tipo de dispositivo de aquecimento for usado em uma oficina industrial espaçosa, celeiro, saguão de teto alto, na rua.
Qual modelo é melhor escolher
Para decidir qual dispositivo específico é ideal para você, você deve estudar cuidadosamente suas características, capacidades e sistema de controle. Tudo depende da área da sala aquecida, das condições de operação e das metas que você pretende alcançar. Por exemplo, onde exatamente o dispositivo será colocado, ele terá que ser arrastado para outra sala ou instalado permanentemente?
Assim, aquecedores portáteis são menores em tamanho, mas ao mesmo tempo capazes de aquecer uma área muito menor do que suas contrapartes estacionárias.
Há parede, teto e rodapés infravermelhos.
A solução mais conveniente, especialmente para os proprietários de pequenos apartamentos, será opção de teto colocação do aquecedor. Não requer muito espaço, pode ser montado diretamente em um teto suspenso ou pode ser fixado a um teto regular com a ajuda de suportes.
Aquecedor pode ser instalado no chão. Ao ar livre aparelhos eletricos menos eficaz em comparação com o teto, porque o fluxo de radiação não será direcionado diretamente, e o aquecimento se tornará mais complicado.
O melhor de tudo, se dentro de tal dispositivo elemento de aquecimento de carbono - é muito mais seguro e seguro do que, por exemplo, cerâmica.
O elemento de aquecimento de carbono é um tubo feito de quartzo. No interior é um espaço de vácuo com uma hélice de carbono. Quando o aquecedor é operado com um tubo de carbono, surge um brilho avermelhado característico, que não é muito agradável aos olhos. Elemento cerâmico - menos qualidade, mas não brilha durante a operação.Um halogênio pode até ter um impacto negativo no corpo humano devido a ondas irradiadas muito curtas.
Recomendações ao comprar um aquecedor de infravermelho
Antes de decidir sobre a escolha do instrumento, pergunte o quão espessa a camada de anodização na placa, gerando uma corrente de raios infravermelhos. Este parâmetro determina a longevidade do instrumento. Com uma espessura de pelo menos 25 microns, o aquecedor é considerado confiável. Se a camada for mais fina, provavelmente a sua compra não durará muito tempo - esses dispositivos falham em 2 a 3 anos.
Certifique-se de descobrir o tipo de elemento de aquecimento. Evitar aquecedores de halogéneo, que são como lâmpadas, emitem um brilho dourado e podem afetar adversamente a saúde.
Pense em qual sala você precisa aquecer com a ajuda desta unidade. Aquecedores são muito diferentes uns dos outros no poder. 1000 W é suficiente para uma sala de 10 metros quadrados, mas é melhor tomar um aquecedor com uma margem. Afinal, muito calor é absorvido pelas paredes, superfícies horizontais, janelas, pisos.
Aquecedores infravermelhos móveis às vezes têm uma potência de 300 a 500 watts.Eles são projetados para serem usados em salas diferentes. Se você trabalha periodicamente em uma garagem, porão, um pequeno escritório, que não é totalmente aquecido, esse tipo de aquecedor portátil será uma solução eficaz para o problema.