Comparação de aquecedores convector e ventilador
Você pode criar uma atmosfera acolhedora e calorosa na casa, nem mesmo contando com os serviços de aquecimento central - para aquecimento, será suficiente para comprar o equipamento adequado. Entre ela certa popularidade recebida convectores e aquecedores de ventoinha. Ambos os dispositivos estão em pé de igualdade: muitas vezes é difícil para os usuários em potencial fazer uma escolha. Na verdade, o que é melhor - um aquecedor de convector ou ventilador?
Conteúdo
Aquecedor de ventoinha
Se você olhar de um ponto de vista técnico, é difícil entender qual é a diferença entre esses dispositivos: ambos "perseguem" o ar com o seu Circulação. Fluxos quentes sobem da unidade e empurram o frio para baixo - e assim vai em um círculo. No entanto, ainda existem diferenças. O aquecedor de ventilador é fácil de gerenciar e acessível para a maioria dos consumidores.Tal dispositivo pode ser encontrado nas seguintes versões:
- mesa;
- com colocação no chão;
- modificação do teto;
- "Cortinas térmicas".
O trabalho é assim: o ar é forçado através do ventilador através do elemento de aquecimento, de onde é aquecido para o espaço. Existem várias modificações da parte principal:
- bobina elétrica com aquecimento até 800 graus;
- ladrilhos cerâmicos com capacidade para aquecer até 200 graus;
- aquecedor tubular com a mesma temperatura.
De todos os itens acima mencionados, os modelos que possuem um elemento de aquecimento cerâmico obtiveram o maior elogio - neste caso, o calor é fornecido de forma “pura”, sem subprodutos da combustão.
As vantagens do dispositivo
Há muitas vantagens que o dispositivo aquecedor de ventilador esconde em si mesmo.
- Velocidade de aquecimento. Se você escolher o poder certo, você pode conseguir uma atmosfera quente em poucos minutos.
- Compacidade e mobilidade. Essas duas combinações permitem que você transfira pequenos equipamentos de uma sala para outra para aquecer a sala onde ela é necessária.
- Preço acessível. O critério fala por si - nas prateleiras de lojas, um tal produto não é longo.
- Modos de diferentes temperaturas - você pode escolher o necessário.
- Existe a oportunidade de escolher um design adequado ao seu interior.
Um aquecedor de ventoinha, por exemplo, pode secar bem uma casa após o inverno. Ele encontrará outra aplicação digna em salas com rascunhos.
Contras de tal tecnologia
Existem certas desvantagens:
- Durante o trabalho há ruído muito barulhento.
- Se partículas de poeira entram na espiral aberta, um cheiro desagradável não pode ser evitado.
Ao comprar um aquecedor de ventilador, você deve dar preferência a dispositivos que tenham um filtro de esponja com uma limpeza áspera (localizada na parte de trás). A tecnologia de energia está na faixa de 1 a 3 kW. Vale a pena prestar atenção a especial funções de proteção: desligamento em caso de superaquecimento e no momento do tombamento do dispositivo.
Convector
Este aquecedor aquece o ar na sala da seguinte forma:
- Massas frias vão para dentro através da grade localizada na parte inferior do produto.
- Depois de passar pelo elemento do aquecedor, o ar aquece e sai pela grade no painel superior. Então o fluxo é suavemente distribuído no espaço.
Muitos dos modelos de dispositivos têm uma classe de proteção contra umidade (rotulada como IP24), o que permite que eles sejam usados em banheiros e saunas.
Tipos de convectores são classificados da seguinte forma:
- gás;
- elétrica;
- água;
- infravermelho.
Entre as vantagens dos usuários de tecnologia, observe os seguintes pontos:
- rápido aquecimento do ar interno;
- segurança contra incêndio;
- várias opções de montagem;
- embutido termostatos (você pode definir o nível de temperatura desejado);
- a capacidade de criar uma rede de vários dispositivos (esta solução aquecerá toda a casa);
- falta de ruído;
- segurança operacional;
- design interessante e original;
- duração do serviço.
Até essa técnica tem suas desvantagens. Desde o aquecimento ocorre por convecção natural, a sala não pode aquecer rapidamente. Pela mesma razão, um aquecedor deste tipo terá dificuldade em aquecer uma sala alta. Além disso, esta técnica tem muito medo de surtos de energia e quando os rascunhos podem ter um mau funcionamento.
Tudo isso deixa uma marca na escolha de modelos com certas capacidades de termostato (é desejável que ele possa regular a temperatura no grau exato).
Fazendo a escolha certa
Na questão de qual é melhor: um convector ou um aquecedor de ventilador, deve-se guiar pelos seguintes critérios de seleção:
- Se for planejado que o equipamento funcionará por anos, então é melhor escolher um convector. Ele também pode aquecer várias salas de uma só vez (se conectado em uma rede). A vantagem decisiva será a disponibilidade no modelo. termostatoo que permitirá definir a temperatura.
- Quando o objetivo é aquecer rapidamente a sala por um curto período de tempo, vale a pena ficar no ventilador de calor.
- Será ainda mais interessante duplicar o trabalho de ambos os sistemas de aquecimento autônomos: primeiro, o aquecedor de ventilador aquecerá o ar na sala, então o convector, que manterá a temperatura necessária, assumirá o controle.