Dano ao ar condicionado: verdade e mitos
Sobre os perigos do ar condicionado, há discussões em andamento. Alguém os considera a causa de resfriados e alguém - um purificador de ar útil. O que realmente? Vamos tentar descobrir isso.
Mitos Comuns
O ar-condicionado resfria o ar, produz ventilação e também mantém a temperatura na sala no mesmo nível. Ela suga o ar, processa, limpa, esfria e drena de volta para a sala.
Para pessoas com alergias, o ar-condicionado é um salva-vidas, pois seus filtros de limpeza absorvem poeira, pólen e pêlos de animais.
Mitos comuns sobre os perigos do dispositivo:
- Reduz a imunidade: o ar condicionado deixa o ar tão limpo que o corpo humano se acostuma e não consegue mais lutar com germes. Não, na verdade não é. Para enfraquecer o sistema imunológico, o ar não deve estar apenas limpo, mas estéril.Um condicionador de ar não pode fazê-lo, ele só traz a pureza ideal, que não faz mal, mas, pelo contrário, facilita a respiração.
- Provoca resfriados: este mito também não é justificado. Pessoas que usam ar condicionado adoecem com frequência, mas apenas porque o usam incorretamente. A temperatura da rua e da sala deve ter uma diferença de não mais de 8 graus. E se sairmos da rua para uma sala com uma queda brusca de temperatura, então, realmente, um resfriamento tão acentuado pode causar um resfriado. Além disso, se você estiver na vizinhança imediata do dispositivo por um longo tempo, e estiver constantemente sendo sugado por correntes de ar frio, você pode facilmente ficar doente aqui. Portanto, para evitar isso, é necessário usar corretamente o ar condicionado.
- Freon no ar condicionado é prejudicial para a saúde. Os medos são de fato infundados. Freon é prejudicial em grandes quantidades, por exemplo, no caso de um vazamento. Mas vamos lembrar que não é só nos aparelhos de ar-condicionado, mas também nos refrigeradores. Mas, por algum motivo, os perigos dos refrigeradores não são expressos com tanta frequência quanto os perigos dos aparelhos de ar-condicionado.E para evitar vazamentos, você não deve instalar o dispositivo sozinho - é melhor confiar esse negócio a especialistas.
- Secar o ar: muitos acreditam que na sala onde funciona o ar condicionado, o ar fica muito seco, o que não é o melhor efeito sobre a pele e trato respiratório, e também leva a rinite e olhos secos. Há alguma verdade nisso, já que o dispositivo reduz a umidade do ar, mas o faz levemente, sem causar danos. E aqueles que vivem em regiões com alta umidade, essa função só se beneficiará.
Minimização de riscos
Não há técnica inofensiva, mas se você usá-lo corretamente, você pode reduzir significativamente os riscos.
Para evitar resfriados, não defina uma temperatura muito alta no inverno, mantenha-a entre 20 e 23 graus. No verão, coloque-o em um nível não inferior a 18 graus. Tente manter a diferença de temperatura na sala e fora para não exceder 8 graus. Se, por exemplo, a temperatura na rua é de 30 graus, não faça a temperatura na casa abaixo de 22, isso pode provocar um resfriado e um corrimento nasal.
Não é recomendado instalar o ar condicionado acima da cama ou da escrivaninha, e também mantê-lo ligado o tempo todo.Não se esqueça de periodicamente (a cada 3-5 horas) desligar o aparelho por uma hora.
Ventile a sala regularmente e, além disso, sature o ar com umidade. Um umidificador ou uma toalha úmida deixada perto do aparelho ajudará.
Se o seu ar condicionado tiver funções adicionais, ele não apenas purificará o ar, mas também o preencherá com íons úteis, que lhe darão força e vigor. Bem, tudo isso é com moderação, por isso não abuse do uso do ar condicionado e cuide da sua saúde!
Os condicionadores de ar mais vendidos em 2018
Sistema de divisão Haier AS12NS4ERA / 1U12BS3ERA
Sistema de divisão Haier AS09NS4ERA / 1U09BS3ERA
Sistema Split Mitsubishi Electric MSZ-LN25VG / MUZ-LN25VG
Sistema Split Electrolux EACS / I-09HSL / N3
Sistema Split Electrolux EACS-07HAT / N3
Sistema Split Electrolux EACS-12HSL / N3