Montando uma serra de fita caseira de madeira compensada
A madeira é um material em demanda na construção: casas e dependências são erguidas de um bar, pisos são feitos de tábuas, paredes são acabadas com eles. Para serrar madeira no ambiente doméstico, muitas vezes usam serras de fita. Os modelos de equipamentos de fábrica não estão disponíveis para todos devido ao custo relativamente alto. Mas você pode economizar dinheiro fazendo uma serra com suas próprias mãos. Dependendo do tamanho e da lâmina de corte instalada, também será possível trabalhar com diferentes metais e suas ligas, pedras, materiais sintéticos, por exemplo, polipropileno.
Conteúdo
Design de serra de fita
Os inventores domésticos propuseram vários desenhos de máquinas-ferramenta com serras de fita. Para o modelo de auto-montagem é serraria adequada com lâmina de corte verticalcomposto pelos seguintes componentes principais e partes:
- quadro (quadro);
- mesas de corte;
- dirigir;
- polias;
- serras.
Estes elementos estruturais da máquina e peças menores com dimensões básicas são esquematicamente mostrados no desenho abaixo.
Como acionamento, os motores elétricos que operam a partir de tomadas de 220 V são frequentemente usados.Neste caso, quanto mais massivamente você planeja cortar a peça de trabalho, mais potente é recomendado para instalar o motor. Motores trifásicos (projetado para 380 V) também é usado. Mas para redes estacionárias, esta opção está associada a alguns problemas adicionais: será necessário adaptar o motor elétrico à rede de 220 V, instalando capacitadores de mudança de fase e de partida para isso. Em vez de elétrico, é bem possível usar gasolina (diesel) motores de combustão interna.
O pano de corte contínuo é fixado em polias. Serrar blanks ocorre devido ao seu movimento ao longo de um caminho oval ou circular fechado.
Pode fazer máquina de mesa pequena. O modelo de quebra-cabeças é mostrado na foto abaixo. Focando nisso, montar o dispositivo não causará nenhum problema, mesmo sem uma descrição detalhada de todo o processo.
É importante! Em geral, o tamanho do equipamento criado depende das tarefas futuras que estão planejadas para serem resolvidas com sua ajuda. Para dissolver os troncos em uma madeira ou tábua, uma grande unidade será necessária. Para proprietários de apartamentos com varandas, apenas uma mini-estação de trabalho serve.
Atividades preparatórias
Antes de prosseguir para as atividades de montagem, concentrando-se no desenho, você deve preparar os materiais e ferramentas necessários. Isso permitirá, em primeiro lugar, descobrir se há tudo o que você precisa para o trabalho (você precisa comprar o resto) e também não se distrair durante o processo de ninharias.
Materiais e ferramentas necessários
Para fazer uma serra de fita, você precisará do seguinte materiais e detalhes:
- tábuas ou chapas de contraplacado (ou aglomerado), das quais serão feitas a armação, a mesa, as polias;
- chapas de aço (para serras);
- um canal usado para criar uma estrutura de suporte, ou cantos de metal, ou barras de madeira e ripas;
- rolamentos;
- barra de aço - para fabricação de eixos de polias;
- motor elétrico;
- parafusos, parafusos com porcas e arruelas;
- adesivo de poliuretano;
- borracha da câmara de bicicleta;
- textolite;
- buchas;
- Correia trapezoidal;
- verniz ou tinta.
A espessura recomendada da placa é de 20 mm. É melhor dar preferência à madeira serrada de madeira sólida e dura.
Para o trabalho exigirá tal ferramentas:
- chave de fenda (com brocas);
- martelo;
- chaves (o tamanho de um parafuso);
- chaves de fenda;
- alicate;
- retificadora;
- Búlgaro;
- retificadora;
- quebra-cabeça.
As ferramentas elétricas podem ser substituídas e suas análogos de mão. Mas neste caso, a montagem exigirá mais tempo e custos de mão de obra. Ao usar cantos de metal ou canais em vez de barras de madeira, você também precisará de uma máquina de solda e eletrodos. O uso de juntas aparafusadas cria problemas adicionais com peças justas.
Recomendações para a escolha da tela de fita
Fazer sua própria lâmina de corte é bem difícil. Para esses propósitos, precisamos de aço para ferramentas U8 ou U10. A serra deve ser flexível. Sua espessura para madeira relativamente macia é de 0,2 a 0,4 mm e para madeiras duras - de 0,4 a 0,8 mm. O comprimento da lâmina na versão montada da máquina será de aproximadamente 1,7 m, será necessário cortar os dentes de forma independente, diluí-los adequadamente e afia-los. Para soldar a fita em um anel sólido (butt-and-butt) você precisará usar uma tocha de gás e solda. A junta deve ser lixada depois.
É muito mais fácil e mais conveniente comprar tecido de corte pronto e de boa qualidade na loja, para não perder tempo em sua fabricação. Largura dos produtos varia de 18 a 88 mm. É necessário focar no material a ser cortado. Os fabricantes oferecem esses tipos de serras para este critério:
- bimetálicoprojetado para executar trabalhos em metal (aço inoxidável e ligas relativamente duráveis);
- diamante, com o qual você pode cortar mármore, quartzo, granito e outros materiais sólidos;
- carboneto, permitindo processar ligas de alta resistência;
- das bandas aço ferramentausado para serrar madeira.
Este último tipo de equipamento quase sempre equipa as máquinas coletadas nas condições de vida. Isto é devido à sua acessibilidade e praticidade. Mas se você tem que trabalhar com materiais duros, então é melhor obter uma serra mais resistente, durável e cara, a fim de minimizar a chance de quebra de fita.
Se planejado com uma serra de fita corte de figura, então você precisa selecionar a largura da teia, levando em conta o raio de curvatura. Algumas das proporções entre esses valores são mostradas na foto a seguir.
Ao escolher uma serra para madeira, você também precisa considerar piche de seus dentes (distância entre seus centros). A dureza da madeira que pode ser serrada depende disso. A seguir estão os perfis de dentes mais comuns, sua rotulagem e escopo.
É necessário prestar atenção qualidade de afiação de dente. A aresta de corte deve ser afiada e nivelada.Você também deve perguntar ao vendedor-consultor sobre a possibilidade de aprimorá-lo novamente e quantas vezes isso pode ser feito. Para sua própria segurança, recomenda-se dar preferência a telas de maior qualidade.
É importante! Para instalação na máquina, é melhor escolher serras universais, adequadas para processar madeira de diferentes durezas. Isso permitirá, com muito menos frequência, alterar essas telas ao substituir o material processado.
Os passos de fazer uma serra de fita caseira
Para facilitar a montagem da máquina de acordo com o desenho em casa, todo o processo pode ser dividido em etapas separadas:
- montagem de quadro (quadro ou cama);
- fabricação de polias;
- instalação da lâmina de corte;
- verificação de desempenho criada pela máquina.
Antes do início do trabalho de montagem, é necessário decidir sobre o local de instalação da serra de fita a ser criada, a fim de evitar problemas com sua colocação e alimentação. Para fazer isso, você pode até precisar de um galpão ou de uma sala especial.
Montagem do quadro, tabletops e hastes
A montagem da estrutura em forma de C inclui a fabricação de uma mesa com uma haste sob as polias, uma seção com um motor elétrico.Detalhes do design são feitos de acordo com as dimensões mostradas no desenho acima. A sequência de ações é a seguinte:
- as tábuas são feitas em uma armação na forma de uma gaveta (cômoda) com dimensões de 42x72x50 cm;
- dentro de instalar motor elétrico;
- barra é feita de uma barra de pelo menos 8 por 8 cm;
- na parte superior e na parte inferior, eles são presos ao suporte de polias feitas de compensado, colocando-os a uma certa distância uns dos outros, para que você possa confortavelmente ver peças de vários tamanhos;
- conecte o gabinete com o quadro;
- no suporte inferior, um orifício é feito sob a polia (aproximadamente no centro) no qual uma bucha com dois rolamentos é então inserida;
- na parte superior é colocado um tampo de contraplacado de 20 mm de espessura (com textólito colado à sua superfície de trabalho e uma ranhura sob a lâmina de corte);
- embainhar as paredes laterais para que depois seja fácil limpar a serragem (resíduos) e limpar a serra.
Um furo no rolamento inferior com rolamentos é necessário para conectar as polias do motor e da correia de corte. Eles serão fixados em um único eixo de barra de aço. Para ajustar a altura da máquina em seu próprio crescimento, faça um stand aumentando adicionalmente a estabilidade da estrutura criada.Usando soldagem, você pode fazer um quadro de metal
Fabricação e instalação de polias
As polias são cortadas de contraplacado na forma de círculos, que são então colados para fazer uma parte de 3 cm de espessura, no total, eles precisam de três: um para uma correia (com uma ranhura) e dois para um pano de cinto. Estes últimos são feitos com uma borda convexa em um ângulo de 5 a 10 graus (como na foto abaixo), de modo que pano de auto-centragem quando se trabalha equipamento.
Uma polia com acionamento por correia é colocada dentro da gaveta.
Seu diâmetro é selecionado dependendo do número de revoluções do motor sendo instalado: ele deve fornecer um movimento da serra de 30 m / s.
Uma das polias, que colocam a serra em movimento, é definida abaixo e a outra - no topo. No centro deste último faça um buraco. Insira o rolamento na manga. Usando cola e ripas de madeira, é fixado no assento preparado.
Além disso, esta polia apertada câmera de moto. É selecionado com um diâmetro menor que a peça. Isso é feito para que a teia não deslize durante a operação da máquina.
A polia superior é fixada de maneira móvel para que você possa puxar a fita de corte. O mecanismo de elevação mais simples é apresentado na foto. Seus principais elementos estruturais são mola com alavanca, que nas posições certas em diferentes níveis é fixado com parafusos.
As polias inferiores são fixas em um eixo. No chumbo (transmite o movimento da serra a partir do motor) usar um cinto.
Depois de montar as polias, alinhe-as de forma que fiquem no mesmo plano vertical. Para esses fins, use arruelas. Todo o processo de configuração é representado esquematicamente na foto abaixo.
Deve-se ter em mente que quanto maior o diâmetro das polias que acionam a lâmina de corte, quanto mais durar, melhor a serra funcionará. Para estas peças com um diâmetro de 40 cm, é adequada uma fita com uma espessura de 4-6 mm.
Instalação da lâmina de corte e guias
A fita de corte está fixada nas polias. Para máquina de serrar madeira serrada lisa equipar mecanismo orientador. É montado ao longo do lado da lâmina sem dentes. Devido à fita de guia não será dobrada pela barra. A maneira mais fácil de fazer este nó é de três rolamentos tipo rolo: um é colocado no lado da serra sem corte, e os outros dois estão localizados em ambos os lados do mesmo. O design do mecanismo é apresentado em detalhes na foto abaixo.
É importante! Os trilhos de guia devem estar quase perfeitamente alinhados no lugar da fixação ao suporte.Se isso não for feito, mesmo um pequeno desvio levará do lado oposto a um deslocamento bastante significativo da fita.
Para melhorar a montagem, é possível anexar rolhas feitas de ripas de madeira em vez de rolamentos, e também para montar guias sob o tampo da mesa. O resultado é um mecanismo semelhante ao mostrado na foto abaixo.
É melhor colocar as guias mais próximas do lingote serrado, a distância ideal é de cerca de 4 cm.Se peças de tamanhos diferentes devem ser processadas, então deve ser fornecido mecanismo de ajuste de posição guiao que permitirá alterar a sua altura a partir do tampo da mesa.
Acabamento, comissionamento e teste da máquina
A polia superior no final da montagem da máquina segue encobrir. Por um lado, melhorará a aparência do equipamento criado e, por outro, aumentará a segurança de sua manutenção (atrasará a lona quando ela escorregar).
Um motor elétrico com polias e acionamento por correia também precisa ser protegido contra poeira e serragem com um revestimento. Mas anteriormente ele está conectado à rede através de um botão de partida, localizado em um local conveniente.É útil para a segurança pessoal também alimentar o equipamento a partir de um autômato diferenciado separado ou instalá-lo em um circuito elétrico. dispositivo de corrente residual (RCD)
Recomenda-se fazer um separado sob o tampo da mesa. recipiente sob serragem. Ele deve ser instalado para que você possa limpar o lixo com rapidez e facilidade.
Após a montagem, a serra vertical precisa de ajustes e testes de desempenho. Essas atividades são realizadas nesta seqüência.
- Estique a fita ao máximo usando a polia superior (acionada).
- Verifique se a tela está localizada em um ângulo de 90 graus em relação à mesa.
- Remova as guias.
- Realize um início de teste da unidade e um corte de teste, praticamente sem carga na fita. Neste caso, as polias devem girar suavemente, sem solavancos.
Após a verificação, as guias são montadas no lugar - isso permitirá que você trabalhe com a carga na tela. Então o equipamento precisa ser coberto. composição anti-séptica e verniz. Tal operação protegerá os materiais da decomposição e prolongará a vida útil da serra de fita.
Por conveniência, recomenda-se que os discos serrados à mesa sejam adaptados trilho de guia ou canto de metal. Isso deve ser feito de maneira que seja fácil mudar sua posição ao processar materiais de diferentes tamanhos.
Deve-se ter em mente que a fita desalinhada pode causar ferimentos graves e não interferir apenas com o funcionamento normal do equipamento.
A serra de fita self-made com montagem e configuração adequadas proporcionará uma qualidade de trabalho aceitável, aumentando sua produtividade. Além disso, seu uso permite economizar: é mais lucrativo cortar a madeira serrada em espaços vazios do tamanho necessário do que comprar produtos acabados. Se os quartos são aquecidos com lenha, então, graças ao uso da unidade, não será difícil prepará-los. Ao trabalhar com equipamentos feitos por você, você deve sempre seguir as precauções de segurança.