Como trabalhar com uma serra elétrica
As serras elétricas, como qualquer ferramenta, exigem o cumprimento de certas regras de trabalho. Equipado com discos de corte afiados ou lâminas, as serras conectadas à rede elétrica são ferramentas inseguras. O manuseio inadequado pode resultar em ferimentos graves ao operador. Portanto, você deve usar a serra elétrica com cuidado máximo, observando certas regras de segurança.
Conteúdo
Segurança ao trabalhar com serras elétricas
Como esta ferramenta elétrica é um equipamento caracterizado pelo aumento de ferimentos, certas precauções de segurança devem ser observadas ao trabalhar com uma serra.
Requisitos Gerais de Segurança
Para trabalhar com serras circulares elétricas deve ser permitido pessoas com mais de 18 anosinstruído e praticado em trabalhar com estas ferramentas. Os funcionários são estritamente proibidos de fumar no local de trabalho. Além disso, os funcionários devem ter uma idéia sobre os métodos de extinção de incêndios e primeiros socorros. O kit de primeiros socorros e o extintor de incêndio devem estar em lugares de fácil acesso. Em caso de problemas de saúde, o operador da máquina deve se recusar a realizar o trabalho.
Requisitos de segurança antes de começar o trabalho
No local de trabalho não deve haver objetos estranhos. Todos os itens devem ser removidos da mesa de trabalho da unidade (chaves inglesas e chaves de ajuste), e todas as abordagens devem ser liberadas.O piso próximo ao local de trabalho deve ser antiderrapante, limpo e seco para evitar que o operador caia acidentalmente na máquina em funcionamento. A máquina deve estar bem aterrada.
Operador de roupas deve estar bem abotoado e dobrado. Você não pode se aproximar da máquina com as pontas de roupas em desenvolvimento. O cabelo comprido precisa ser apanhado e escondido sob uma touca. Os olhos do operador da máquina devem ser protegidos com óculos, e o trato respiratório deve ser protegido por um respirador ou por uma máscara médica usual (disponível na farmácia). Recomenda-se também proteger com fones de ouvido especiais e órgãos de audição.
Antes de iniciar a serra, verifique:
- operabilidade da lâmina de serra (se não houver incisivos quebrados, sujeira, qualidade de afiação);
- a confiabilidade de seu apego;
- instalação correta da faca e do trilho guia;
- a presença de um invólucro de proteção.
Se uma serra circular manual com um cabo elétrico curto for usada, será necessário um cabo de extensão para que o operador possa se mover livremente dentro da área de trabalho. Uma serra de energia manual deve ser equipada com um sistema de partida suave para eliminar o golpe de ferramenta no início.
Se o design da unidade não for fornecido, você poderá conectar uma partida suave através de um módulo externo, feito por você ou comprado na China.
Regras de segurança no trabalho
Antes de começar a cortar com uma serra circular, dê a máquina ocioso. Se forem detectados desvios na operação da unidade, ela deverá ser desativada e solucionada. No processo de corte deve seguir as seguintes regras.
- Ao iniciar o trabalho, o operador da máquina deve estar à esquerda da máquina, próximo ao canto esquerdo (frontal) da área de trabalho, para que, se a peça for ejetada acidentalmente, não prejudique o operador.
- Peças de trabalho antes de serrar devem ser cuidadosamente inspecionadas para eliminar a presença de pregos, gelo, sujeira seca ou concreto que possam cair na linha de corte.
- Nunca passe objetos sobre a serra rotativa da máquina.
- Se a placa tem uma rachadura ou nós, então no momento da serra mais perto desses locais é necessário desacelerar a alimentação da peça de trabalho.
- Não segure a peça de trabalho com as mãos perto da serra. Para isso existem empurradores especiais.
- Não use uma serra circular com a faca de corte removida ecapa protetora.
- Para trocar o disco na serra circular, você deve primeiro desenergizar completamente a unidade. Desligar o botão não será suficiente.
Se operador de máquina ajuda a levar o companheiro de prancha, ele também tem que seguir as regras:
- placa deve ser tomada sem inclinar;
- a peça só pode ser removida da mesa depois de passar completamente pela faca;
- depois de aceitar uma peça, ela deve ser posta de lado (por empilhamento em pilhas) e o local de trabalho próximo à lâmina de serra deve ser limpo de estacas usando um bastão longo;
- não puxe a peça de trabalho ao serrar.
- o fornecimento da placa para a serra deve ser apenas do lado do operador da máquina, que controla o movimento da peça de trabalho.
Regras para trabalhar com serras circulares
Trabalhar com serras circulares manuais e estacionárias requer aderência a uma sequência específica de ações, que consideraremos a seguir.
Modelos manuais
Se você tem que trabalhar com uma serra circular manual, primeiro você precisa pegar uma lâmina de serra que corresponda ao próximo tipo de trabalho, para ajustar a profundidade das ferramentas de corte e inclinação. A profundidade da lâmina da serra é definida de acordo com o seguinte princípio: o dente da lâmina da serra deve sobressair da peça a meio ou completamente.
Trabalhar deve:
- fixe a peça de trabalho na bancada com grampos (você não pode segurar a peça de trabalho com as mãos);
- posicione a ferramenta na peça de trabalho de forma que a lâmina da serra não a toque;
- ligue o motor da unidade e espere até que o equipamento atinja a velocidade máxima;
- segurando firmemente a máquina em suas mãos, produzindo serrar, pressionando a sola da serra de mão na peça de trabalho;
- Após o final da serra, você deve certificar-se de que a tampa retornou à sua posição original, após o que você precisa desligar a máquina.
É importante! Nunca deixe a unidade desconectada da rede com o botão de partida desabilitado. Quando você liga a serra de energia na rede vai ligar o motor, o que pode levar a lesões nas pessoas nas proximidades.
Modelos estacionários
Para começar a trabalhar em uma máquina estacionária circular, siga estas etapas.
- Selecione o diâmetro necessário da lâmina de serra, que corresponderá em seus parâmetros ao material a ser processado e instale-o no eixo da unidade. É necessário verificar com um calibrador ou um paquímetro convencional distância do disco para a mesa splines. É necessário verificar a distância no início e no final do disco.A discrepância máxima não deve exceder 0,05 mm.
- Ajuste necessário saliência de disco. Não deve exceder a altura do elemento de corte acima dele.
- Instalar parada paralela à distância certa da lâmina de serra. A partir desta distância depende da largura (comprimento) do produto, que é obtido após serrar a peça de trabalho. Também deve ser estritamente paralelo às ranhuras no desktop (offset não superior a 0,05 mm).
- Instalar faca aberta. Deve estar a uma distância de cerca de 5 mm dos incisivos e estar alinhado com a lâmina da serra. É fácil verificar com a régua, colocando-a entre os cortadores de ferramentas.
- Ligue a máquina, espere o motor ficar cheio, gire a peça de trabalho ao longo da parada paralela e, em seguida, pressione-a contra a mesa e a parada, corte-a.
O que você pode fazer com serras circulares elétricas
As serras circulares elétricas permitem processar madeira e produtos com base em várias formas, dependendo do tipo de ferramenta selecionada.
Tipos de serra circular manual
Uma serra circular manual pode executar os seguintes tipos de trabalho:
- produzir frente de um conjunto de espaços em branco colocados em um plano;
- butt placas largas usando parada paralelaque não pode ser cortado em uma serra de pêndulo;
- aparar placas ao colocar pisos;
- Enfrente a peça de trabalho em ângulo, sem e com o guia;
- produzir corte longitudinal da peça a um ângulo;
- alinhe a placa não cortada ao longo da linha previamente desenhada;
- escolha um quarto em uma placa ou barra;
- produzir materiais de folha de corte usando trilho de guia;
- mudando o equipamento, serra circular, você pode fazer o corte de chapas perfiladas de metal;
- corte de plexiglass e vários tipos de plástico;
- coloque a serra de mão na mesa e use-a como uma circular estacionária.
Trabalhe em uma máquina circular
O trabalho de uma serra circular (estacionária) é ligeiramente diferente do trabalho de uma unidade manual. Usando uma máquina circular, você pode fazer o seguinte:
- corte e enfrente espaços em branco largos, tanto em corte reto em um ângulo;
- produzir corte longitudinal e transversal de escudos de madeira;
- cortar chapas de madeira;
- deite a placa em ângulo;
- viu placa não cortada.
Tipos de trabalho como uma serra de esquadria
Mitre viu pode fazer o seguinte:
- fazer frente de madeira blanks em quaisquer ângulos em relação à borda;
- para produzir o revestimento da peça de trabalho em ângulo com a face;
- Serra de corte permite-lhe ver espaços em branco mais largos;
Como exatamente cortar a placa para cima e para baixo
Devido às diferenças no design das serras manuais e estacionárias, os métodos de serrar madeira diferem significativamente.
Trabalhe em uma máquina circular
Se você precisar cortar a placa ao longo das fibras, por exemplo, sem cortes, então isso é feito da seguinte maneira:
- gastar na peça usando uma régua de linha reta;
- então, ao longo desta linha com máxima precisão, faça o primeiro corte para cortar a casca;
- Em seguida, você deve instalar parada paralela (guia) e dissolva a peça em placas menores;
Se o comprimento da mesa circular não permitir dissolver placas compridas, então, para esses propósitos, um dispositivo simples pode ser feito, como mostrado na figura a seguir.
Com a ajuda deste carro, é possível encarar as tábuas e as barras tanto sob uma linha recta como em qualquer ângulo.
Tábuas de corte com uma serra circular
Muitos proprietários de serras circulares elétricas enfrentam o problema de encarar a placa ao longo da linha. Logo no início da serra, a linha é visível, mas depois é coberta pela carcaça da unidade. Como a marcação não é visível, o corte é desigual.
Para serrar a tábua e obter o corte perfeito, é necessário posicionar a ferramenta de forma que a lâmina da serra fique oposta à marcação. Do outro lado da unidade para o conselho anexar um quadrado e deslize-o para a sola do aparelho. Prenda o quadrado com um grampo. Você receberá um guia instalado em ângulos retos. Enfrente o tabuleiro. Como resultado, você obtém um corte perfeito em um ângulo de 90 °.
Para o corte longitudinal aplique trilho de guia. Pode ter ranhuras longitudinais nas quais a serra manual é estabelecida. Além disso, um pneu na forma de um guia longo simples pode ser feito de forma independente.No segundo caso, um dos lados da sola do agregado durante a serra seguirá um pneu (régua) preso à peça de trabalho. Como resultado, você obtém um corte longitudinal suave.
As figuras a seguir mostram guias caseiros, cuja largura depende do tamanho da sola do serrote.
Características de uma serra de sabre
Esta unidade é uma ferramenta versátil e, além disso, é fácil de usar. Por isso, é permitido trabalhar com uma serra elétrica de sabre, não tendo habilidades especiais. Com a ajuda de uma serra sabre, você pode executar os seguintes tipos de trabalho:
- desmantelar velhas janelas e caixilhos de portas;
- cortar galhos desnecessários nas árvores do jardim;
- cortar pedaços de madeira no sentido do comprimento;
- cortar perfil de metal e tubos - obrigado ferramental flexível, é possível cortar tubos encostados à parede;
- cortar hastes de metal e acessórios;
- cortar elementos decorativos em espaços em branco de madeira.
Uma serra elétrica recíproca permite fazer um corte paralelo, mas não vale a pena falar sobre sua qualidade quando comparada com as serras circulares. Fazer um corte longo e reto com uma serra de poder de sabre é bastante difícil.
Antes de começar a trabalhar com uma serra de sabre, verifique a confiabilidade da fixação da ferramenta e da sapata. Ao trabalhar com essa ferramenta, siga estas regras.
- A peça de trabalho destinada ao corte ou corte deve ser fixada com segurança. Isto é especialmente verdade espaços em branco de metal.
- A ferramenta deve ser segurada com as duas mãos.
- A tela é levada para a peça de trabalho somente quando a unidade é ligada. A tela é removida do material somente após o mecanismo ser parado.
- Para aparar os tubos, deve-se usar uma teias longas e flexíveis.
- Não trabalhe com tela curva. Se isso acontecer, alinhe-o primeiro.
- Ao trabalhar com uma serra de sabre, não permita que a lâmina atinja o chão, a parede e outros obstáculos.
- No processo de serrar, a sapata de suporte da unidade deve ser pressionada firmemente contra a peça de trabalho. Isso eliminará a vibração e o choque.
- É necessário selecionar corretamente o comprimento da tela. Uma folha que é muito longa e se projeta para além dos limites da peça de trabalho começará a vibrar e, eventualmente, dobrar.
- Para não arranhar a superfície da peça de trabalho com uma sapata de suporte, você deve usá-la corte de isolamento térmico.
Serra de fita de corte de metal
Serras de fita para madeira não são usadas para cortar metal devido ao seu design frágil. Além disso, sua velocidade de corte é muito alta para esse propósito. Portanto, existem especiais serras de fita para metal, tanto estacionária e manual.
A serra de fita para metal é um equipamento de alta potência que pode cortar metais ferrosos e não ferrosos. Também nestas unidades é possível cortar espaços em branco de plástico.
Ao cortar o metal em uma máquina estacionária, a peça de trabalho é rigidamente fixada na mesa de trabalho da unidade para aumentar a precisão do corte. Também a máquina está equipada sistema de refrigeração a águaporque a lâmina tende a aquecer durante o processo de corte. Graças a este sistema, o refrigerante é alimentado diretamente ao ponto de corte. A serra de fita manual também possui alta potência (cerca de 710 W). Pode ser usado tanto no modo manual quanto no modo estacionário. A unidade está completa mecanismo de fixação rápida, permitindo proteger a peça de trabalho.
A foto a seguir mostra um mecanismo de fixação de tubo preso. Neste caso, a unidade é usada como uma serra de pêndulo, mas já uma serra de fita.
As fotos a seguir mostram como o metal é cortado por uma serra de fita no modo manual.