Serra Circular Caseira

Serra circular é um equipamento especializado que é usado para serrar madeira, laminado, algumas variedades de painéis de parede, materiais de folha, como madeira compensada, OSB, aglomerado. Ao realizar uma série de obras de construção e reparação e operações de carpintaria, a presença de uma instalação de serração do tipo estacionária pode reduzir significativamente o tempo e melhorar a qualidade do resultado. Se não for possível comprar um modelo de fábrica, você pode montar uma serra circular com suas próprias mãos. Para sua autoprodução, serão necessárias as ferramentas e habilidades mais comuns para trabalhar com elas. Quanto mais materiais e peças estiverem disponíveis, mais barato o projeto custará.

O design da máquina circular estacionária

A serra circular estacionária destina-se ao desempenho de grandes volumes de trabalhos. O desenho da variante implementada em dois tipos é apresentado no diagrama abaixo. Também indica dimensões básicas de instalaçãoa partir do qual é recomendado começar em uma montagem independente.

 Esquema de serra

No desenho, os números correspondem aos seguintes elementos estruturais do equipamento caseiro:

  • 1 - quadro (cama);
  • 2 - painel lateral;
  • 3 - dispositivo de partida;
  • 4 - o mecanismo para ajustar a altura da mesa, 13 - suas paradas;
  • 5, 6 e 7 - as duas metades da mesa de serrar com a base;
  • 8 - motor elétrico;
  • 9 - plataforma para a instalação do motor;
  • 10 - pinos (M10);
  • 11 - viu;
  • 12 - eixo;
  • 14 e 16, respectivamente polias acionadas e acionadas;
  • 15 - cinto;
  • 17 - o interruptor.
Dica! Para melhorar a segurança pessoal ao operar um mecanismo improvisado, suas partes rotativas, localizadas sob a mesa, devem ser fechadas com tampas.Acima do disco durante o tempo de inatividade do equipamento, você precisa instalar uma capa protetora.

É melhor colocar o gatilho em um lugar visível no painel (de material dielétrico) para que o acesso a ele seja livre. Também é recomendado equipar a máquina interruptor de emergência. É conveniente quando será grande.

 Botão de emergência

Concentrando-se em suas próprias necessidades, você pode melhorar a unidade fazendo-a com um jointer ou avião. Para fazer isso, basta fixar o tambor com facas no eixo existente, e na mesa fazer um slot para ele do tamanho apropriado. Isso permitirá expandir a funcionalidade da instalação criada: cortar madeira, remover o chanfro e escolher um quarto dos espaços vazios de madeira.

Se as operações de marcenaria regulares são planejadas em equipamentos caseiros, recomenda-se equipá-lo mesa de coordenadas com vários guias. Eles precisam ser fixados em diferentes ângulos. Para a organização do trabalho produtivo, você também deve fornecer a capacidade de controlar a velocidade do motor elétrico e substituir rapidamente os discos, se necessário.

Seleção de materiais e peças

Ao criar uma serra circular caseira, é necessário manter um equilíbrio ideal entre sua funcionalidade, segurança durante a operação e custos de fabricação. Para isso, você deve escolher materiais e peças com as características desejadas. Para reduzir custos, você precisa desenvolver o equipamento antigo ou não utilizado disponível.

Materiais para fabricação de cama com mesa

Para o fabrico do quadro (quadro) pode ser usado canais ou cantos de metal (tamanho suficiente de 25 × 25 mm a 50 × 50 mm). Se esses materiais não estiverem disponíveis, a opção mais econômica é comprá-los no ponto de coleta de sucata. Nas pernas da máquina vai água ou tubos de perfil feitos de metal.

Dica! Os elementos da estrutura precisam ser conectados uns aos outros usando solda elétrica, porque as conexões aparafusadas se desenrolam sob a ação de vibrações.

Montando o quadro, também é necessário endurecer a estrutura nos cantos para soldar os suportes. Para facilitar o movimento da máquina, você pode equipá-la com rodas duráveis ​​(com aro de metal), equipadas com travas.Deve-se ter em mente que, quanto mais maciçamente o agregado criado, mais estável ele deve ser para evitar lesões.

 A cama é caseira

A cama do tubo de metal

Os principais requisitos para a mesa para circulares: resistência ao estresse mecânico (vibração, choque), a capacidade de suportar sem boleto de desvio com peso superior a 50 kg e suavidade da superfície. Essas propriedades são caracterizadas por folhas dos seguintes materiais:

  • aço;
  • duralumina;
  • silumina;
  • PCB;
  • madeira compensada resistente à umidade;
  • vidro orgânico.

Se usar madeira compensada à prova de umidadeentão deve ser estanho revestido de zinco pré-batido. Não é recomendado o uso de aglomerado ou OSB devido à instabilidade desses materiais de folha a efeitos de vibração.

É importante! A força da mesa é de grande importância prática. Quando está rachado ou inclinado devido à deflexão, o disco pode encravar. Isso pode levar não só a danificar a peça de trabalho, mas também a ferimentos.

Para realizar vários trabalhos (por exemplo, espalhar troncos nas placas), você precisa equipar a mesa parada lateral. Ele executa a mesma funçãocomo pneu para uma serra circular do tipo manual: assegura uma serragem suave da madeira. Além disso, seu uso permite obter espaços em branco de tamanhos diferentes.

 Parada lateral

Guia de parada deve ser estritamente paralelo ao disco para evitar o bloqueio do último. Pode ser feito de um bar de madeira ou de um canto de metal. No primeiro caso, apenas madeira dura deve ser usada. Para poder ajustar a folga de trabalho, o suporte deve ser removível. Ele pode ser fixado com a ajuda de grampos ou em ranhuras especiais (parafusos) paralelas entre si na superfície de trabalho do tampo da mesa.

Seleção de motor e equipamento de partida

Como um impulso para a versão considerada de uma máquina circular caseira, a maneira mais fácil de usar motor elétrico monofásico. Seu poder é necessário para pegar levando em conta a próxima carga. Indiretamente, você pode navegar o diâmetro do disco instalado:

  • se for 350 mm, então para operação normal da unidade é necessário um motor elétrico de 1000 W;
  • para um disco com um diâmetro de 170 mm, um motor de 500 W é suficiente.

Neste último caso, é possível fabricar um mecanismo de acionamento a partir do motor de uma máquina de lavar roupa. Ele é capaz de trabalhar por um longo tempo com um nível médio de carga.Para discos com um diâmetro de 350 mm, um motor elétrico de uma unidade de ventilação industrial é adequado. Ele deve ser fixado firmemente para garantir o engate normal da correia. Por esse motivo, não será possível reduzir o nível de vibrações instalando o motor nos amortecedores: ele flutuará constantemente.

 Máquina de lavar roupa

Você também pode equipar equipamentos caseiros motor elétrico trifásico (380 V) de potência adequada. Para operá-lo a partir da rede elétrica com uma tensão de 220 V, será necessário instalar adicionalmente um capacitor de trabalho (fase-deslocamento) e de partida no circuito elétrico. Também deve-se ter em mente que a potência do motor neste caso será menor que o valor nominal indicado em sua placa ou no passaporte.

 Motor trifásico

O equipamento de partida deve ser selecionado com base na potência do motor, que dependerá da corrente máxima no circuito. Uma boa opção é usar o botão de partida em conjunto com a proteção térmica - isso evitará que o motor queime os enrolamentos se a corrente aumentar quando o disco estiver congestionado.. É melhor instalar a proteção em um painel elétrico separado, preso ao painel lateral da máquina, do lado conveniente.

Todas as conexões devem ser bem isoladas para que os fios não se aproximem da estrutura de uma serra elétrica circular feita em casa. Os botões ligar e desligar devem ser pressionados sem esforço. Devido ao armazenamento frequente de equipamentos na rua, a parte elétrica é bem necessária. proteger de molhado. O mais simples é cobrir a instalação com um oleado ou material não impermeável similar.

Transmissão, eixo e disco

Para transferência de rotação de um motor elétrico para um disco, a melhor opção é usar Correia trapezoidal junto com polias do motor do carro. Engrenagens não são recomendadas por razões de segurança. Isso se deve ao fato de que, se o disco estiver congestionado, a esteira simplesmente escorregará e a transmissão da engrenagem, devido à sua rigidez, poderá causar a falha de toda a unidade de acionamento.

Dica! Se você usar polias de diferentes diâmetros, será possível alterar a velocidade do disco e instalar vários tipos de discos na máquina. Isto é relevante na ausência de um controlador de velocidade do motor elétrico.

Fabricação de eixos É melhor confiar a um especialista, encomendando-o a um torneiro profissional.Especialmente quando é planejado fazer uma potência circular mais funcional, equipando-a, por exemplo, com um avião. Mas a opção mais simples é comprar peças prontas da produção da fábrica. Sua amostra é apresentada na foto abaixo.

 Val

Juntamente com o eixo, recomenda-se o uso de rolamentos esféricos de auto-alinhamento. Fixadores para eles são adequados a partir do kit do cubo do carro. Neste caso, os rolamentos devem estar bem protegidos contra poeira.

Disco para máquina circular é mais fácil comprar pronto do que de uma chapa de aço. O problema é balanceamento. O desequilíbrio da serra durante a operação do equipamento leva a sua falha rápida e reduz o nível de segurança do fluxo de trabalho. Se houver uma serra circular em uma árvore, então é possível remover um disco de serra dela.

 Disco

É necessário que o diâmetro do disco corresponda ao parâmetro correspondente da madeira serrada: por exemplo, para 100 mm de toras você precisará usar uma serra de aproximadamente 350 mm de tamanho. Isso se deve ao fato de que o disco não deve sobressair mais de um terço de seu diâmetro acima da superfície de trabalho da mesa.

Ignorar este requisito não só leva a uma deterioração na qualidade da serragem das peças, mas também aumenta a possibilidade de ferimentos.

Serra circular artesanal de montagem de algoritmo

A montagem da máquina de carpintaria de acordo com o desenho acima é realizada na seguinte sequência:

  • dos cantos fazem um quadro retangular;
  • Quatro patas são soldadas nos cantos da altura desejada;
  • a uma altura de cerca de 200 mm da sua borda inferior, eles fazem um arnês dos cantos;
  • eixo montado no quadro superior;
  • eles fixam uma polia acionada em um lado dela e um disco no outro;
  • fazer e anexar uma mesa com um mecanismo de elevação para a cama;
  • na estrutura inferior, faça a área dos cantos ou chapas metálicas sob o motor elétrico;
  • a polia de acionamento é fixada no eixo do motor;
  • coloque o cinto nas polias;
  • no painel lateral da unidade são montados botões on / off e painel elétrico;
  • usando fios de uma seção transversal adequada conecte elementos do circuito elétrico do equipamento (motor, botões, proteção);
  • fornecer energia à máquina a partir de uma rede fixa.

A fase final é verificação de desempenho do equipamento montado. Primeiro você precisa ter certeza de que todas as partes móveis estão livres para girar: para fazer isso, basta girar a polia da unidade com a mão. Então você pode iniciar a unidade no modo de teste. Se uma forte vibração for detectada, será necessário verificar a confiabilidade das conexões aparafusadas e a fixação do disco.

Você pode fazer uma serra circular com uma mesa consistindo de duas metades ou sólido. Neste último caso, será necessário cortar um slot retangular sob o disco. O desenho da máquina com uma mesa de duas metades é mostrado no vídeo abaixo. Também neste vídeo o dispositivo do mecanismo de elevação para essas partes é demonstrado.

É importante! Para evitar que a serra atole devido à união dos fragmentos do lingote serrado, recomenda-se a instalação de uma faca de corte. Deve ser colocado a cerca de 3 mm atrás do disco.

Recomendações para simplificar o processo de montagem

Para regular a tensão da correia, o motor deve ser instalado de forma a poder ser movido. A maneira mais fácil de conseguir isso é criar cortes maiores do que o necessário sob os parafusos de montagem do motor.Neste caso, a expansão dos furos deve ser realizada na direção da tensão da correia.

Se você seguir completamente o desenho, precisará fazer um mecanismo de tensionamento de correia mais complexo. O processo será realizado apertando a plataforma com um motor elétrico com a ajuda de pinos e fixando-a com parafusos de travamento na posição desejada (no desenho esses elementos estruturais são marcados com o número 10).

Todo o processo de projeto e montagem pode ser bastante simplificado, serra circular serra circular. Neste caso, a necessidade de instalar várias peças (motor, disco, eixo, correia, partida) desaparece. Mas as possibilidades do modelo criado serão limitadas pelo poder da ferramenta usada.

 Serra montada

Circular Caseira em qualquer caso deve ser aterrado. Além disso, recomenda-se instalar um dispositivo de segurança ou um dispositivo automático diferencial na blindagem. Essas medidas protegerão contra choques elétricos se o corpo da máquina estiver energizado, por exemplo, devido à quebra do isolamento dos fios. Componentes para a parte elétrica da máquina circular é melhor escolher para que eles sejam adequados para reparo e fácil de manter.O acesso livre aos nós do equipamento ajudará a substituir facilmente as peças quebradas.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música