Escolhendo, tensionando e afiando uma corrente de serra

A corrente de serra em uma serra elétrica é um detalhe funcional importante que, mais cedo ou mais tarde, terá que ser afiado, reparado ou completamente substituído por um novo. Para fazer isso corretamente, você precisa considerar o design e outros recursos deste ferramental.

Como escolher uma corrente para serras elétricas

Por favor, esteja ciente de que não há diferença entre as correntes para serras benzo e elétricas.. Para ambos os tipos de ferramentas, as correntes são feitas dos mesmos materiais e montadas em pneus que são os mesmos para unidades elétricas e a gasolina.Para selecionar uma cadeia para uma serra elétrica, vários parâmetros devem ser considerados. Alguns deles devem cumprir as especificações do pneu instalado.

Tamanho da cadeia

Esse parâmetro sempre corresponde mudança de pneu sua unidade. Se você pegar uma corrente de serra menor que um pneu, não poderá usá-la. Além disso, o equipamento que excede o tamanho do pneu não puxa corretamente. Em ambos os casos, não será possível usar uma serra elétrica. As dimensões da ferramenta de corte podem ser especificadas em polegadas e podem ter os seguintes valores: 10 ″, 12 ″, 13 ″, 14 ″, 15 ″, 16 ″, 18 ″ e acima.

Passo em cadeia

Determinado por quaisquer três rebites da corrente. Na figura abaixo, a letra “a” mostra exatamente essa distância, medida em polegadas.

 Passo em cadeia

O passo da corrente pode ter os seguintes valores: 0,325 ″, 0,375 ″ e 0,404 ″.

Um passo com um tamanho de 0,375 ″ é frequentemente escrito como uma fração, como 3/8 ”(3: 8 = 0,375), de modo a não ser confundido com o número 0,325.

Você deve saber: quanto mais passo na corrente da serra, mais potência o motor da unidade deve ter. Em unidades amadoras e semiprofissionais com capacidade de 1,84 kW, são instaladas correntes com um degrau de 0,325 ″. Tal equipamento pode ser cortado ramos finos, nós cortados, e também usá-lo durante o trabalho de construção, por exemplo, tábuas cortadas.Serrar com um passo de 3/8 (é necessária uma potência do motor de cerca de 2,94 kW) já é possível cortar árvores finas e cortar tábuas de espessura média. Equipamento com um passo de 0,404 ″ (potência do motor de 4,41 kW e acima) é usado apenas em equipamentos profissionais e é projetado para executar o trabalho de qualquer complexidade.

Espessura do elo de chumbo

A espessura da haste (também chamada de ligação principal) - este é um parâmetro muito importante na escolha de uma ferramenta para serras elétricas.

 Espessura da cauda

Para escolher o equipamento de corte correto para a unidade, é necessário que a espessura da haste coincida com a largura da ranhura do pneu. Espessura pode ter os seguintes significados.

  1. 1,1 mm (0,043 pol.), 1,3 mm (0,05 pol.). Um snap realizar o trabalho com cargas menores e aplicá-lo em pequenas serras elétricas. A plataforma tem um passo de 0,325 ″.
  2. 1,5 mm (0,058 ”). Correntes com essa espessura de haste têm um passo de 3/8 ”. Eles são capazes de suportar cargas pesadas e são instalados semi-profissionais e eletrodomésticos.
  3. 1,6 mm (0,063 ”), 2 mm (0,08”). Pneus e acessórios de serra com esses valores são usados ​​para realizar trabalhos complexos somente com grandes cargas em equipamentos profissionais.

Número de links

Pelo número de ligações (canelas) é determinado comprimento de ferramentas. Escolhendo um snap, você pode confiar nos valores de comprimento ou no número de links. Como diferentes fabricantes na descrição do produto só podem indicar o número de elementos de corte, não faz mal saber isso e outras informações.

Tipo de ligações de corte

De acordo com a configuração, os elementos de corte do ferramental são divididos em 2 tipos: picador e cinzel.

 Tipo de picador e cinzel

Dente de corte tipo de corte - é um cortador em forma de foice com grande área de contato com o material. Os dentes crescentes aumentam a carga no motor da unidade e não apresentam boas características de corte. Mas, graças a essa forma, os dentes lidam facilmente com a poluição e sua edição não requer precisão especial.

Perfil do dente do formão lembra o número “7” e é popularmente chamado de “sete”. O equipamento com tal perfil dentário distingue-se pela velocidade de serragem, a qualidade de corte e é utilizado principalmente em dispositivos profissionais. Afiação de um ferramental com dentes chizel na vida cotidiana é bastante difícil, uma vez que mesmo a menor não-observância dos ângulos de afiação nega todas as vantagens do perfil de cinzel do cortador.

Material de corte de dentes

Ao escolher uma ferramenta para a serra elétrica, pergunte de que material seus cortadores são feitos. Para serrar madeira macia, correntes com cortadores de cromo-níquel, liga de aço. Para serrar ferramentas congeladas, contaminadas e de madeira dura com elementos de corte feitos de liga de aço não funcionarão. Para estes fins, use cortadores reforçados carboneto com pontacaracterizada pelo aumento da resistência ao desgaste.

 Dentes cortantes

Altura do perfil

A altura do perfil da ferramenta depende profundidade de corte e produtividade da ferramenta. Quanto maior o perfil do dente de corte, mais forte ele entrará no material. Os dentes que têm uma pequena altura de perfil irão remover os cavacos mais finos durante a serragem. A profundidade da incisão da ferramenta no material é regulada pela retificação da rolha que cada elemento de corte possui.

 Altura do perfil

Existem 2 tipos de correntes na altura do perfil:

  • altura 0,025 "(0,635 mm) refere-se a ferramentas de baixo perfil;
  • Altura do perfil de 0,03 "(0,762 mm) - para alto perfil.

Esta informação também pode ser encontrada. nas instruções para a unidade (indique os tipos de ferramentas aplicáveis ​​a este modelo de serra).Será útil se você mesmo afiar os dentes. Em unidades profissionais, são usados ​​equipamentos de alto perfil e de baixo perfil, mas em unidades domésticas, apenas equipamentos de baixo perfil são usados. Cadeias de alto perfil são ferramentas altamente produtivas. Mas usá-lo aumenta a vibração e a agressividade do instrumento.

Para reduzir a agressividade da cadeia, os desenvolvedores recorrem a um pequeno truque: com um passo de corrente grande é feito um perfil de corte baixo e, inversamente, à medida que o passo é reduzido, o perfil também aumenta. Essa técnica permite que a unidade processe o material ao mesmo tempo de forma eficiente e com menos agressividade.

Tipo de corte

Não é segredo que a madeira tem uma estrutura constituída por fibras dispostas longitudinalmente. Portanto, para cortar este material ao longo ou através das fibras, é necessária uma afiação diferente dos dentes da motosserra.

  1. Para corte transversal Dentes de ferramenta de madeira afiados em um ângulo de 25-30 graus.
  2. Para uma serrar ao longo das fibras Requer afiar os incisivos em um ângulo de 5 a 15 graus. Mas essas cadeias são usadas muito raramente, pois é melhor produzir corte longitudinal de madeira com serra circular ou serra circular.

O número de elementos de corte

A corrente de serra padrão tem duas hastes em cada elo de corte. No entanto, para reduzir o custo de seus produtos, alguns fabricantes produzem um encaixe com um número menor de elementos de corte, que é chamado de “com um passe” e “semi-passe”.

 Rigging

Em um snap-in com meia passagem, um link adicional é inserido entre cada segundo par de cortadores. E nas correntes com um passe, um elo intermediário é inserido após cada elemento de corte. O resultado é:

  • em uma corrente padrão com 64 hastes, deve haver 32 elementos de corte, ou seja, 50% de todos os elos;
  • em uma ferramenta com um semi-passe, o número de elementos de corte será de 40%;
  • cadeias com passe têm o menor número de incisivos - 37,5%.

Equipamentos com folgas aumentam a agressividade da ferramenta, reduzem seu desempenho, contribuem para o desgaste rápido do pneu, bem como para a roda motriz.

Por esse motivo, você não deve comprar equipamentos baratos. No futuro, essas economias não serão capazes de justificar os fundos gastos no reparo ou substituição de todas as partes do fone de ouvido da serra.

Quando você precisa mudar a corrente

A necessidade de substituir o circuito surge principalmente desgaste e alongamento excessivo. Se você não conseguir esticar o encaixe usando o parafuso de ajuste, ele deverá ser substituído. Mas a instalação de uma nova peça em uma roda dentada velha e desgastada e o mesmo pneu não é recomendada, pois isso levará ao seu rápido desgaste.

Muitos proprietários de serras elétricas sabem que o desgaste da corrente ocorre 2-3 vezes mais rápido que o desenvolvimento da vida útil do pneu e da roda dentada, e recorrem a um pequeno truque.

  1. Com uma nova serra elétrica, você deve comprar 3 correntes de serra de uma só vez.
  2. Tendo trabalhado com uma corrente por várias horas, ela deve ser substituída por uma nova. Além disso, a segunda cadeia varia de acordo com o mesmo princípio.
  3. Após cada substituição de equipamento, é necessário virar o pneu para um desgaste uniforme.

Realizar essas manipulações simples leva ao desgaste uniforme de todas as peças e prolonga sua vida útil.

Substituindo a corrente em serras elétricas

Se você quiser mudar o equipamento na serra, isso é feito da seguinte maneira. Por exemplo, mostra como colocar a corrente na serra elétrica da Makit.

  1. No invólucro, fechando a unidade de roda motriz, você pode ver uma pequena capa com um padrão impresso. Se você levantá-lo, você pega uma alça com a qual você pode desparafusar o parafuso.
     Tampa da serra

     Remoção da tampa

  2. Para remover a corrente da motosserra, primeiro desaperte parafuso de aperto e remova a tampa. Você verá uma roda dentada principal e dois pinos nos quais o pneu é colocado.
     Parafuso de aperto
  3. Desconecte o pneu com a corrente da unidade.
     Desconexão de ônibus
  4. Em seguida, você deve colocar cuidadosamente a corrente no pneu, observando dentes de corte de direção certa, instale a corrente em uma serra elétrica (com o pneu), colocando-a em um asterisco.
  5. Segure o pneu, coloque a carcaça.
     Embalagem
  6. Virando em direções diferentes botão regulador de tensão, coloque-o em contato com o parafuso de ajuste.
     Regulador de tensão
  7. Apertar ligeiramente o parafuso de fixação, verificar a tensão do elemento de corte da unidade.
     Parafuso de aperto
  8. Se necessário, aperte a corrente até o nível desejado com o polegar de ajuste e, finalmente, aperte o parafuso de fixação. Instalação correta da corrente verificado desenhando (manualmente) sobre o pneu. Snap-in deve mover-se livremente sem qualquer dificuldade. Neste circuito de substituição é considerado terminado.

Como ajustar a tensão da corrente

Aperte a corrente na serra é necessário nos seguintes casos:

  • depois de substituir o equipamento por um novo;
  • no desgaste de equipamento que se estende ao longo do tempo.

Durante a operação das serras não deve permitir que a corrente caia.Além disso, não pode ser muito apertado. Conexões soltas podem sair do pneu e danificá-lo. Equipamentos fortemente apertados podem quebrar ou levar a uma falha rápida da roda dentada e do desgaste dos pneus.

Dica! A tensão só pode ser iniciada depois que a corrente tiver esfriado. Se esta recomendação for ignorada, o equipamento irá encolher quando esfriar e deformar o pneu.

Para apertar a corrente na unidade, faça o seguinte.

  1. Solte o parafuso de fixação do pneu ou porca (dependendo do modelo da máquina).
  2. Com a ajuda de parafuso de ajuste aumentar a tensão do snap. A precisão da tensão das ferramentas é verificada de maneira simples: puxe a corrente ao longo do centro do pneu e olhe para o link da unidade. Normalmente, 1/3 da haste (sua ponta) não deve se estender da ranhura do pneu.
  3. Tendo alcançado a tensão correta, aperte o parafuso de fixação (porca).

Afiando a corrente em casa

Para entender que o sharpening de uma cadeia de uma serra é necessário, é possível por vários sinais:

  • durante a operação, o pneu “leva” para o lado;
  • velocidade de serragem diminuiu significativamente;
  • Os cavacos têm a forma de agulhas, e há muita poeira neles (os dentes afiados do solo produzem cavacos quadrados de forma uniforme).

Regras de nitidez

Para afiar os cortadores da motosserra, você precisa ter uma ideia sobre o design deles, que consiste em:

  • link base;
  • lâminas de lâmina;
  • limitador de profundidade de corte;
  • lâminas verticais;
  • lâmina superior localizada horizontalmente.

 Afiando os dentes

Para fornecer as propriedades de corte máximas da corrente, suas lâminas são retificadas em certos ângulos. A capacidade de corte do ferramental depende principalmente do ângulo de inclinação, do ângulo da lâmina superior e do ângulo de afiação.

A lâmina deve ser inclinada para trás e moldada. ângulo de volta. É necessário aprofundar a lâmina superior no material.

 Formação de canto de volta

Para formar canto traseiro da lâmina final Moa a parte de trás da escápula. Este ângulo é responsável pelo corte de aparas (lateral).

 Lâmina de fim

Para a formação ângulo de inclinação (de 60 ° a 85 °) atende a extremidade final. É medido em relação à parte inferior do link.

 Ângulo de inclinação

Para dar o ângulo das costas da lâmina superior Esmagar as costas dele. O ângulo pode variar de 50 ° a 60 °.

 A parte de trás da lâmina superior

Ângulo de nitidez medido em ângulo reto com o pneu.

 Ângulo de nitidez

Quanto maior o valor do ângulo de nitidez, mais produtiva se torna a ferramenta. Se esse ângulo for reduzido, a vibração diminuirá visivelmente e o processo de corte ocorrerá de maneira mais suave.

O ângulo de afiação não deve ser superior a 35 ° e não inferior a 25 ° se o ferramental for destinado a cortar as fibras. Mas esta regra não se aplica a cadeias longitudinais. Eles têm um ângulo de nitidez de 10 °.

Cada cortador tem uma parada que limita a profundidade de penetração da lâmina na madeira.

 Ângulo de nitidez

Normalmente, a distância entre o topo da lâmina e a parada deve estar entre 0,5 e 0,8 mm.

Algoritmo de afiação de dentes em cadeia

Correntes para eletricidade e motosserras, especialmente com torneiras de metal duro, são geralmente afiadas em uma máquina especialmente projetada para este fim. Este último tem um disco para afiar e uma mesa giratória na qual o aparelhamento é montado.

 Máquina de afiar

Afiando suas próprias cadeias requer disponibilidade de adaptações especiaisque ajuda a suportar os ângulos de afiação necessários nesta operação. Você também precisará preparar dois arquivos: um com um perfil plano e o segundo com um redondo.

 Ferramentas de nitidez

Para aguçar a serra, siga estas etapas.

  1. Prenda o conjunto do pneu em um torno.
  2. Primeiro, a aresta de corte dos dentes é endireitada. Coloque o ajuste no encaixe conforme mostrado na foto abaixo.
  3.  Alojamento apto

  4. Tomando arquivo redondocomece a movê-lo para a frente com movimentos leves e suaves.Seu número deve ser o mesmo para todos os incisivos. Assim, afie todos os dentes da ferramenta (através de um), depois gire o modelo e execute a mesma operação para cada segunda ferramenta não endurecida.
  5. Depois de editar as arestas de corte dos incisivos, um pouco moer o limitador de profundidade. Instale o modelo conforme mostrado nas fotos a seguir.
     Limitador de profundidade de corte de costura

     Processo de moagem

  6. O modelo tem dois orifícios, ao lado dos quais estão as inscrições “HARD” (hard) e “SOFT” (soft). Instale o modelo na cerca com o orifício “HARD”, se você quiser cortar madeira dura. Para cortar materiais macios, o batente é triturado através do furo “SOFT”.
  7.  Padrão

  8. Para moer a parada é usada arquivo simples.

É importante! A profundidade do cortador não deve ser retificada sem um gabarito. Acima do normal, a parada fará com que os dentes da serra se aprofundem profundamente no material, o que aumentará a carga no motor da unidade, aumentará a vibração, reduzirá a precisão da serra e aumentará o risco de recuo.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música