Tipos de fogões elétricos para casa
Escolhendo um fogão elétrico, o usuário se depara com uma abundância de variedades dessa técnica. Tipos de fogões elétricos incluem várias categorias. Os aparelhos são divididos por tipo de elemento de aquecimento, material de superfície e método de instalação. Apesar de não existir uma classificação rigorosa e precisa, é possível sistematizar e agilizar toda a diversidade do mercado moderno de fogões de cozinha.
Conteúdo
Classificação por tipo de instalação
Estruturalmente, fogões elétricos são divididos em três categorias principais.
- Portátil (desktop, portátil). Estas são pequenas peças com uma ou duas zonas de aquecimento.Esse equipamento é frequentemente adquirido como uma casa de campo temporária ou de verão.
- Embutido A placa foi concebida para ser integrada em unidades de cozinha.
- Separado fogão clássico completo com forno. Eles têm peso impressionante e tamanho relativamente grande.
O tamanho dos modelos de incorporação depende do número de queimadores, que pode ser de três a sete. Os fogões clássicos são divididos em tamanho natural e estreito, é claro, quanto menor a largura do dispositivo, menores são as zonas de aquecimento na placa.
Qual é a diferença de revestimentos
A principal área de trabalho de qualquer fogão é a placa onde os queimadores estão localizados. Existem vários tipos de revestimentos:
- esmalte;
- aço inoxidável;
- vidro temperado;
- cerâmica de vidro.
Esmalte
A vantagem do esmalte em uma ampla gama de cores, e cuidado adequado esse material é capaz de servir por muitos anos. Como regra, o esmalte cobre os fogões clássicos ou fogões elétricos portáteis.
Aço inoxidável
O aço inoxidável é uma opção prática e estética, pode ser escovado, polido.Ao contrário do esmalte, o aço é mais resistente a pós abrasivos e esponjas metálicas, mas seu uso sistemático pode levar à perda de brilho. Aço inoxidável suporta choques mecânicos significativos e em geral é bastante revestimento resistente. Sua única desvantagem é que o aço é rapidamente poluído, todas as gotas de água ou vestígios de comida são visíveis nele.
Cerâmica de vidro e vidro temperado
O vidro temperado, como a cerâmica de vidro, atrai com sua durabilidade e aparência apresentável. Superfícies brilhantes e suaves complementam perfeitamente qualquer design, mas exigem uma abordagem especial para o uso. Primeiro de tudo, eles precisam ser protegidos de perfurações, abrasivos e esponjas de metal. Utensílios de alumínio para vestígios de cozinha são deixados, porque também deve ser abandonado, fazendo uma escolha a favor do aço inoxidável, vidro resistente ao calor, ferro fundido ou cerâmica.
Comparando o vidro temperado e a cerâmica de vidro, o primeiro perde um pouco. Uma das propriedades úteis das cerâmicas de vidro é a transferência de calor vertical. Em termos simples, sob o contorno do queimador é um elemento de aquecimento, que transfere o calor verticalmente.Assim, durante o processo de cozimento, o queimador é aquecido predominantemente e não a superfície inteira do fogão.
Tipos de elementos de aquecimento
Classificação de fogões por tipo de aquecedores é um dos principais vendedores, mais frequentemente apenas para dividir as superfícies de cozimento. Além disso, o tipo de aquecedor determina o consumo de energia do dispositivo, a velocidade de cozimento, os tipos de pratos adequados.
Ferro fundido
Panquecas são familiares, então equipam fogões elétricos por vários anos, juntamente com elementos de aquecimento em espiral. A peculiaridade de sua instalação é que eles sempre se elevam acima da superfície da placa, o que cria inconvenientes como inclinação acidental de pratos e dificuldades durante a limpeza. Além disso tais elementos são de curta duração, o ferro fundido também é bastante frágil, é fácil dividi-lo com pontos de golpes mecânicos. As vantagens são despretensão para os pratos usados, o usuário pode instalar panelas e frigideiras de qualquer material ou com defeitos na parte inferior.
Diferentes tipos de fogões elétricos com elementos de aquecimento em ferro fundido ou em espiral pertencem à categoria de preço mais baixo, mas consumo de energia de tais eletrodomésticos não pode ser chamado econômico.
Oi-luz
Tais queimadores são uma fita de dez aquecedores feitos de uma liga especial com uma boa condutividade térmica. Essas placas aquecem rápida e eficientemente a parte inferior do prato, mas consomem muita eletricidade. Apesar da tecnologia avançada, esses tipos de fogões não são amplamente difundidos, eles são "lotados" por placas de indução.
Halogênio
Estes aquecedores podem competir facilmente com o tempo de aquecimento por indução do queimador. Consumo de energia pode ser chamado de "média". Se analisarmos as revisões dos proprietários de tais fogões elétricos, podemos observar a alta qualidade de fabricação e o número mínimo de reclamações.
Indução
Aquecedores de aquecimento por indução distinguem-se de todos os acima descritos pelo princípio de operação. Se os elementos de aquecimento transferirem calor para o queimador, então as bobinas magnéticas ondas magnéticasÉ o fundo do prato que é aquecido. Devido a isso, duas principais vantagens podem ser distinguidas: a superfície do fogão e do queimador permanece relativamente fria, a energia é consumida economicamente.
As desvantagens de tais placas também são pesadas, pois tal fogão é adequado exclusivamente pratos magnéticos (e o fundo deve ser magnetizado, e não suas seções individuais). Além disso, a tecnologia avançada custará ao proprietário um pouco mais caro que as placas comuns.
Aquecedores Combinados
Analisando que tipos de fogões elétricos são, é impossível perder de vista e dispositivos combinados. Pode ser combinado como gás + hi-light, indução + gás ou indução + hi-light. Por via de regra, a combinação implica a divisão de "2 x 2", isto é, 2 zonas com um tipo de aquecedor e 2 - com o outro.
Modelos Combo tornaram-se populares devido à sua versatilidade, combinando fogão de indução e queimadores cerâmicos. Os primeiros são distinguidos pelo baixo consumo de energia, rápido aquecimento e segurança. Queimadores de cerâmica não são tão seguros, mas permitem o uso de pratos que não se encaixem na “indução”.
Funcionalidade e tipo de gerenciamento
Modelos baratos com aquecedores de ferro fundido ou espiral são simples controle mecânico. A falta de eletrônica nem sempre é uma desvantagem, para aqueles usuários que acham difícil dominar uma nova técnica, esta é a melhor escolha. A opção de modelos de orçamento não impressionará com inovações e conveniência, mas esses critérios nem sempre são prioritários.
Placas revestidas com vitrocerâmica ou vidro temperado, na maioria das vezes, são equipadas com controles de toque ou deslizante. Muitas modificações têm uma exibição separada para exibir o processo de trabalho atual e os comandos especificados.
Quais opções interessantes podem ser em tais dispositivos?
- Ajustando o tamanho do queimadorquando a zona de aquecimento “se ajusta” aos pratos. Anéis em tais placas cobrem a maior parte da superfície de cozedura e podem ser combinados, dá a oportunidade de cozinhar tanto em pequenos pratos, como em grandes ou não padronizados.
- Expansão da zona de aquecimentodois e três anéis de contorno. Por via de regra, no fogão há uma ou duas zonas com um aumento no diâmetro do aquecimento.
- Bloco de painel de um arranque acidental durante a cozedura ou desligado. A opção de segurança, em primeiro lugar, irá salvar crianças pequenas e, em segundo lugar, não permitirá derrubar as configurações de cozimento de um toque errôneo.
- Temporizador pode atuar em todo o fogão ou em uma zona de aquecimento específica. Depois de decorrido o tempo, a placa desliga-se ou apenas sinaliza pronta.
- Em placas de indução e hi-light passo ajuste de poder. Quanto mais modos de cozimento, mais precisamente você pode escolher a temperatura.
- Poder impulsionar - aquecimento intenso, quando a potência é aumentada em 30-50%, devido a uma diminuição na potência dos queimadores adjacentes.
- Auto-ebulição - o fogão aumenta a potência até a ebulição e, em seguida, a temperatura é reduzida para o ponto de ajuste.
- Outro funções de proteçãoquando o dispositivo se desliga automaticamente quando: fervendo líquidos ou pratos vazios.
- Indicação do calor residual / conexão à rede elétrica.
Forma e design
A aparência dos modernos fogões elétricos é impecável: a ausência de peças desnecessárias, formas concisas, superfícies lisas, cores básicas. Falando sobre coloraçãoDeve-se notar que o fogão de vitrocerâmica pode ser decorado com um ornamento ou ilustrações de designer. Este último vai custar mais, mas as placas com desenhos simples são raros, mas bastante acessíveis.
Placas clássicas com um revestimento de esmalte ou aço inoxidável não diferem em um estilo especial, mas são totalmente capazes de complementar tanto a cozinha aconchegante quanto a estilizada Hi-Tech.
Formulário Placas autônomas estacionárias não diferem em criatividade, em contraste com a tecnologia incorporada. Os painéis embutidos planos podem ser redondos, ovais, retangulares ou não padronizados. Quanto menores os queimadores no fogão, mais espaço livre permanecerá na mesa.
Um pouco sobre os pratos
Como mencionado acima, a vantagem de queimadores em espiral ou ferro fundido é que em tais placas você pode usar absolutamente qualquer prato. Superfícies de vitrocerâmica são mais exigentes, não é recomendado colocar pratos de alumínio sobre elas, deixa vestígios. A indução aquece apenas os pratos, cujo metal contém elementos ferromagnéticos. Independentemente do tipo de utensílios de cozinha, seja uma panela, frigideira, cafeteira (geysernaya ou turca), o fundo deve ser limpo e uniforme. Defeitos como lascas, amassados ou ranhuras não são permitidos.
Dificuldades com a seleção de pratos para dispositivos de indução são resolvidas através da compra de um ou dois adaptadores.A sua utilização permite cozinhar em pratos de diferentes diâmetros e de qualquer material.
Resumindo, podemos dizer que a gama de fogões elétricos é capaz de satisfazer as necessidades até mesmo dos usuários mais exigentes. Uma rica variedade abrange toda a faixa de preço, contém todos os tipos de formas, tamanhos e cores. Em um futuro próximo, podemos esperar a expansão da funcionalidade, a modernização de unidades de controle e o equipamento de placas com vários módulos para controle remoto.