Reparo independente de um moderno fogão elétrico

Hoje, a popularidade dos eletrodomésticos alimentados por eletricidade está em constante crescimento, mas, durante a operação, pequenas avarias ocorrem às vezes. Um fogão elétrico está presente em todas as cozinhas modernas - é o coração desta sala. Quando um auxiliar de cozinha falha, muitos artesãos caseiros estão interessados ​​em saber se é possível consertar o fogão elétrico com as próprias mãos?

 Cozinhando no fogão

O que você precisa para reparar

Primeiro, o dono da casa, que decidiu reparar sozinho o fogão elétrico, deveria pelo menos entender os aparelhos elétricos, conhecer os fundamentos básicos da engenharia elétrica e as regras de segurança ao conduzir esse tipo de trabalho.Em segundo lugar, precisamos de confiança de que você será capaz de realizar um reparo tão complexo e, o mais importante - encontrar e consertar causa raiz da falha. Em terceiro lugar, você precisa se preparar ferramenta especial.

Ao desmontar fogões elétricos, você precisará de chaves de fenda para diversos fins: sob a cruz ou ranhura, com diferentes espessuras, os chamados especialistas em picadas. Certifique-se de que precisa das chaves - buzina e boné, alicates, pinças. Para o trabalho interior, um ferro de soldar, cortadores laterais, uma fita isolante e, claro, um dispositivo especial para medir tensão e resistência serão úteis no corpo do produto.

 Ferramentas

A foto mostra apenas um conjunto aproximado da ferramenta necessária - durante a operação, o intervalo da ferramenta usada tem a propriedade para uma expansão significativa.

Construção e principais componentes do fogão elétrico

O fogão elétrico parece muito impressionante - é um eletrodoméstico complexo, mas seu design é bem simples, e todos os principais itens de trabalho estão em invólucro resistente ao calorque é feito de aço inoxidável.

 Construção de lajes

O princípio de funcionamento é semelhante a todos os eletrodomésticos: a corrente, passando pelos elementos de aquecimento (elementos de aquecimento), aquece-os a uma temperatura predeterminada. O fogão tem alguns queimadores na placa, e seu número varia: pelo menos dois, e o padrão - 4 peças. Por exemplo, o fogão elétrico econômico Dream 15M tem apenas dois queimadores e um forno pequeno, e o produto dos engenheiros bielorrussos Hefesto tem um conjunto padrão de queimadores e um forno volumétrico.

Estrutura do queimador bastante diversificada. Os clássicos são queimadores em uma superfície de cozimento esmaltada com elementos de aquecimento no interior, os modernos são superfícies de cerâmica sólida com aquecedores de vários tipos incorporados neles. Considere os principais tipos de queimadores.

  1. Opções domésticas antigas são equipadas com produtos de ferro fundido, eles lentamente aquecem e também esfriam, criando um efeito de vapor na cozinha, mas eles são resistentes à umidade e alta temperatura.
  2. Espirais tubulares - eles são feitos de um tubo ocoQuando aquecidos, tais dispositivos não apenas emitem calor, mas também contribuem para a circulação de ar quente dentro de sua carcaça, o que aumenta muito a eficiência de seu trabalho. Estes produtos são muito difíceis de se reparar.
  3. Queimadores da cerâmica muito simples na construção, são fáceis de reparar em casa - uma espiral de nichrome colocada em jaulas especiais em um círculo e fixa.Em modelos modernos estão cada vez mais sendo usado sólida de vidro de placa - eles são mais duráveis ​​e fáceis de lavar.
  4. Dispositivos de halogéneo - um queimadores especiais com o mesmo transmissor, que são instalados em locais diferentes da placa. Fogão com tais queimadores fornece rápido aquecimento, por um segundo, e baixo consumo de energia, por isso eles são os mais econômicos, mas os reparos só podem lidar com mestres profissionais.

 Fogão de indução

Todos os modelos de placas modernas para a transmissão de energia para os queimadores utilizados fio de energia seção especial, para além disso, eles são conectados aos controladores e termostatos para garantir a sua proteção contra superaquecimento.

Em diferentes modelos de controle de nível de aquecimento é realizado de diferentes maneiras: por meio de um manual alterações de modo cozinhar ou sensores especiais e temporizadores que monitoram.

Mal funcionamentos comuns

Durante a operação, fogões eléctricos, os usuários podem enfrentar tais falhas típicas.

  1. Às vezes, quando você liga o produto aparece cheiro ardente - é necessário desligar o fogão e inspecionar os queimadores, o que poderia permanecer restos de comida queimada, que pode ser facilmente removido.Quando o cheiro de plástico ou borracha em chamas aparecer, você deve ligar para o mestre.
  2. Elemento de aquecimento não aquece - aqui está a falha da placa de aquecimento ou dos fios de conexão, mas primeiro você precisa verificar os controles, talvez o contato tenha sumido.
  3. É impossível ajustar a temperatura ideal aquecendo o queimador - é necessário reparar o interruptor.
  4. O queimador não aquece - se você tem uma espiral interna, então ela geralmente quebra devido ao superaquecimento ou à entrada de umidade. Neste caso, é muito fácil consertar o fogão elétrico - substitua a espiral, e isso é todo o reparo.
  5. O forno não funciona bem. - É necessário tocar os elementos de aquecimento, 100% é culpa deles, precisam ser substituídos, pois não são reparados.

Atenção! Se conexão elétrica realizado de forma independente, nenhum serviço fará o reparo de graça - você perdeu o direito ao serviço de garantia.

Algoritmo de resolução

O processo de encontrar falhas no equipamento não depende do modelo do produto e tipo cooktop ou gravadores instalados nele.

  1. Primeiro, com um voltímetro, você deve verificar a tensão. Não é necessário excluir a possibilidade da ativação automática da proteção, o isolamento da fiação pode ser quebrado ou a razão está na saída. Se sim, então é necessário desmontá-lo e esclarecer o motivo.
     Soquete
  2. Se o indicador acender no painel de controle e a estufa não funcionar, então não há fornecimento de corrente para os queimadores, o que significa que a estufa deve ser desmontada.
  3. É necessário verificar a operação correta da unidade de controle de um tipo mecânico ou eletrônico - medir, pelo instrumento, o fluxo de corrente para os terminais do queimador.
  4. Verifique os elementos de aquecimento de cada queimador para encontrar uma espiral queimada.
     Cheque de TENA

  5. Inspecione todos os sensores térmicos, relés e vários reguladores.

Nossa tarefa é encontrar a falha e localizar o problema resultante. Depois de completar todas as recomendações, você encontrará a causa do fracasso do equipamento, e como consertá-lo, contaremos um pouco mais tarde.

Nós desmontamos o produto

Os modelos de placa são diferentes não apenas em sua forma externa, mas também em tamanho, construção - é impossível descrever o algoritmo de desmontagem que se ajustará a todos os produtos. Um fator comum para todos é a presença de camada de isolamento térmico - aqui é necessário trabalhar com ele com muito cuidado. Os usuários devem estar cientes de que o amianto poeira de juntas sob os queimadores em modelos antigos é muito insalubre - considere este fato ao desmontar placas arcaicas.

No começo placa desmontada - é fixado com parafusos, se desatarraxado, pode ser facilmente removido. Embaixo dele estão queimadores, fios condutores para eles e controladores de temperatura mecânicos, que estão localizados no painel frontal.

 Fogão dentro

Tudo isso deve ser desmontado para chegar à parte inferior, onde estão localizados os aquecedores do forno.

No moderno fogão elétrico com fogão da cerâmica de vidro desmontar a caixa para reparo será diferente - para entrar, você só precisa remover o painel superior.

 Painel cerâmico de vidro

É importante! O reparo de superfícies vitrocerâmicas é realizado apenas por especialistas de centros de serviços - amadores com conhecimento superficial e falta de experiência não devem tocar em equipamentos tão complexos.

Solucionar problemas

A seguir, são comuns colapsos elétricos. Alguns deles podem ser eliminados de forma independente, outros requerem diagnósticos e reparos profissionais.

Queimador ocioso

Se você tem um fogão com queimadores, então, para mudá-los, você deve agir de acordo com este método.

  1. Desligue a porca e retire o chão.
  2. Sob ele pode ser um anel ou suporte, pressionando a parte na base.
  3. O anel é preso com uma conexão roscada ou simplesmente inserido em um furo especial. Na primeira versão, lubrificamos os fios com óleo e cuidadosamente tentamos desparafusá-lo do corpo, no segundo caso, use uma chave de fenda para prendê-lo e removê-lo.
  4. Se um modelo do modelo antigo, é melhor substituir os queimadores queimados com amostras modernas e econômicas que são adequadas em tamanho.
     Queimadores
  5. Se os queimadores estiverem em boas condições, o motivo da falha é unidade de controle - uma grande quantidade de corrente passa por reguladores mecânicos, e depósitos de carbono podem se formar nos contatos delicados, que são limpos com papel abrasivo fino.

Interruptor de aquecimento

Aqui está um guia passo-a-passo sobre como consertar ou substituir um interruptor em fogões elétricos.

  1. Se não houver cliques ao girar o regulador, isso significa que está com defeito.
  2. Há uma verificação original de seu estado: colocamos o regulador na posição intermediária, aplicamos tensão à placa, a proteção automática deve ser ativada - ela liga e desliga após 30 segundos.
  3. Antes de remover as alças, você deve estudar as instruções - em alguns modelos eles não entendi (Gefest, Kaiser)
  4. Primeiro, ajuste os botões do lado de fora e, em seguida, desaparafuse o painel frontal.
  5. Abaixo está uma barra que deve ser removida para chegar ao regulador quebrado.

 Substituindo o interruptor nos fogões elétricos

Unidade de controle eletrônico

Se você ouvir um clique ao ligar o relé, precisará verificar a presença de um sinal - se ele não estiver presente, o motivo está no próprio microprocessador ou no estágio de saída. Para reparar a unidade eletrônica, você deve ter um diagrama esquemático e entender as complexidades da engenharia de rádio. Se não há conhecimento e habilidades, é melhor recorrer a especialistas - caso contrário, você terá que comprar um novo fogão elétrico.

Os fogões elétricos modernos em elementos de aquecimento usam bastante o termostato para aquecer os queimadores tipo cascata.

 Termostatos

Controlador de potência

Às vezes, há uma falha de tal regulador, que pode ser encontrado um substituto idêntico. Mestres experientes aconselham instalar tipo triac tal dispositivo, só precisa tomar com uma margem de potência e força atual. Em alguns modelos, ele é instalado na mesma placa junto com o radiador. Quando a placa de aquecimento da estufa está funcionando no máximo, e o controle de aquecimento não pode ser alterado, isso indica que o controlador falhou por um motivo desconhecido - deve ser substituído com urgência.

 Regulador Triac

Cada usuário deve entender que os eletrodomésticos modernos estão cheios de eletrônicos, cada modelo tem o seu próprio, diferente do outro, manufatura e controle nuance - mecânica ou eletrônica. A intervenção estrangeira sem conhecimentos e habilidades especiais pode afetar adversamente o delicado enchimento de fogões elétricos.

Se você tem um fogão simples com queimadores em uma placa de esmalte, então você pode consertá-lo por conta própria, depois de assistir ao vídeo:

Comentários: 0
Continuando o tema:
Classificações

Classificação da mais alta qualidade e fogões a gás populares com um forno a gás em 2018. Características técnicas de fogões a gás, funções do forno, recursos adicionais. Comparação de preços, prós e contras dos modelos apresentados.

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música