Como consertar o ferro com as próprias mãos
Para consertar o ferro com suas próprias mãos, você precisa saber como este dispositivo é feito. Considerando dispositivo de ferroPode-se dizer que é estruturalmente semelhante a dispositivos como chaleira ou aquecedor. As diferenças são apenas no propósito dos dispositivos e na presença de nós adicionais.
No ferro, independentemente do país e do fabricante, existem quatro nós principais:
- aquecedor;
- ligue com cabo;
- fusível térmico;
- controlador de temperatura.
Para que o ferro comece a trabalhar, é necessário aplicar tensão ao elemento de aquecimento tubular localizado na parte inferior do dispositivo. Em modelos modernos, como o "Roventa", utilizou poderosos elementos de aquecimento de 1000 a 2300 watts. Se você não interromper o processo de aquecimento, a sola do aparelho ficará tão quente que será adequada, exceto para fritar ovos, e não para passar roupa.
Para evitar o aquecimento excessivo, um dispositivo de regulagem é embutido no circuito do aparelho.O termostato do ferro depende do modo térmico, que é selecionado com base no tipo de tecido: alguns materiais podem ser passados a uma temperatura de 100 ° C, outros precisam de indicadores de 200 ° C. Na maioria dos modelos, incluindo ferros marrons, a roda de ajuste está localizada na parte superior do corpo sob a alça.
Um nó importante para a segurança é o fusível. Quando o dispositivo atingir temperaturas extremas resultantes de um mau funcionamento, o fusível térmico abrirá os contatos e o ferro desligará.
Conteúdo
Falhas do fio de alimentação
Antes de reparar o ferro, você precisa verificar a condição do cabo de alimentação. Muitas vezes racha-se em lugares da deformação frequente - na entrada ao corpo ou perto do plugue. O mau funcionamento pode ocorrer gradualmente quando a luz indicadora pisca durante o engomar. Tal piscadela significa que não há contato normal e a oxidação terminal é possível.
Outro mau funcionamento se manifesta de forma mais violenta.Na longa fricção dos fios uns contra os outros, a camada isolante pode ser quebrada e pode ocorrer curto-circuito. Externamente, isso se manifesta por algodão forte, desconexão de outros dispositivos e um odor específico característico da fiação queimada.
Mulheres que são particularmente suscetíveis, tais situações são feridas nas profundezas da alma. Eles percebem o colapso como um desastre natural e reagem chamando seu marido, no Ministério de Situações de Emergência e na administração da casa. A opção mais correta é a primeira, porque qualquer homem cujas mãos cresçam de onde deveriam pode fazer o ferro voltar a funcionar. Caso contrário, você ainda deve se voltar para a metade forte para que ele entregue a coisa para conserto.
A Internet está cheia de vídeos sobre o conserto de ferros. Muitos lotes são dedicados às falhas do cabo de alimentação. Se o cabo estiver com defeito perto do plugue, não será necessário desmontar o dispositivo. No caso em que a suspeita recai sobre a parte que está escondida pelo corpo, a desmontagem é indispensável. Para fazer, por exemplo, o reparo do ferro "Philips" com suas próprias mãos, você deve remover a tampa traseira. Por trás disso, o cabo de força diverge em três fios. Se o isolamento estiver danificado, ele deve ser reparado.Ao oxidar os terminais, você precisa desconectar os fios e limpar as áreas problemáticas.
Verificação do aquecedor elétrico
O elemento de aquecimento em projetos modernos é um nó confiável e raramente quebra. Quando esse problema ocorre, é melhor não comprar um novo aquecedor. Mais fácil comprar um ferro novo. Mas primeiro você precisa ter certeza de que o problema está no elemento de aquecimento.
Em todos os modelos, os contatos do aquecedor são soldados aos contatos do dispositivo e conectados a uma lâmpada indicadora. Se a lâmpada estiver acesa e o ferro não aquecer, a falha estará relacionada ao elemento de aquecimento.
A causa mais comum de falha do elemento de aquecimento é uma quebra em espiral. Outro motivo pode ser o contato insuficiente das barras de aquecimento com os cabos do dispositivo nos pontos de conexão.
Em alguns modelos, o fusível térmico é conectado a um circuito do aquecedor e o regulador é conectado a outro. Se o fusível estiver com defeito, você pode fazer um "diagnóstico" falso, suspeitando de um mau funcionamento do aquecedor. Para determinar com precisão a causa da falha do dispositivo, ele deve ser completamente desmontado.
Problemas com termostato
O controle de temperatura é realizado por uma roda redonda. Ele está localizado no ferro "Azur" e em outros modelos no corpo sob a alça.Quando a roda é girada para a direita, a temperatura de aquecimento aumenta, para a esquerda diminui até que o elemento de aquecimento seja completamente desligado.
A roda atua no termostato por meio de uma luva especial ou ângulo de aço e é presa ao corpo com a ajuda de travas. No ferro “Escarlate” e em outros modelos, basta pegar o disco de ajuste com uma chave de fenda para que ele saia.
O princípio de funcionamento do termostato é baseado nas várias propriedades dos metais. Na fabricação deste site soldado duas placas de metais com diferentes coeficientes de expansão linear. Graças a esses indicadores, as placas se comportam de maneira diferente. Exteriormente, é assim: sob a influência da temperatura, a placa comum se dobra, fazendo com que o circuito se abra e o ferro é ligado.
Para certificar-se de que o regulador de temperatura está com defeito, você terá que desmontar o ferro completamente.
A alça do dispositivo e as partes plásticas do estojo estão presas às partes metálicas com travas ou parafusos auto-roscantes. Mesmo um fabricante de modelos tem muitos, e todos eles possuem recursos de design. Mas há momentos comuns em todas as espécies.
Para desmontar o ferro, é necessário examinar sua parte afiada, onde há um ponto de fixação.Por exemplo, um ferro Philips esconde um parafuso sob o botão de ajuste de vapor. Para desapertar o parafuso, rode o botão para a esquerda e puxe-o para cima. Depois de remover o nó de ajuste, você pode soltar o parafuso. No modelo “Brown”, o parafuso se esconde sob a tampa do bico. Você pode remover o bocal puxando-o levemente em sua direção. Após a sua remoção, abre-se o acesso livre ao parafuso. Outros parafusos ou travas estão localizados sob a tampa traseira do dispositivo.
Depois que a parte plástica da caixa for removida, o termostato de ferro deve ser considerado. No modo frio, os contatos devem estar fechados. Se houver um dispositivo especial, é melhor chamar o nó. Se o dispositivo não estiver, você pode limpar os contatos com uma lixa fina e depois ligar o ferro na rede.
Culpa e outras falhas estão em falta.
Para consertar o ferro, você pode consultar a estatística, que diz que 50-60% das falhas ocorrem devido ao fato do disjuntor térmico falhar. Este nó é uma ação única e reutilizável. Os fusíveis do primeiro grupo, como kamikaze, funcionam apenas uma vez. O nó é projetado de forma que quando o elemento de aquecimento atinge uma temperatura de 240 ° C, o circuito é interrompido.O funcionamento adicional do dispositivo sem intervenção adicional torna-se impossível.
Tecnologias mais modernas envolvem o uso de peças bimetálicas. Esse fusível térmico é capaz de desligar o ferro em situações extremas e ligá-lo novamente. Se o ferro não funcionar por esse motivo, a maneira mais fácil é dar o nó e fechar o circuito. Isso pode ser feito de diferentes maneiras:
- soldando;
- por cravar a haste de metal;
- comutação de fios de energia.
Em cada caso, você precisa obter um contato confiável.
Outra doença comum é um problema com o sistema de vapor. Às vezes, no ferro “Bosch”, o botão, que inclui o processo, é fortemente pressionado e o vapor não é fornecido. O reparo do ferro Bosch deve começar com o desaparafusamento do parafuso na parte traseira e a remoção da tampa traseira. Então você deve puxar delicadamente os dois botões que regulam o fluxo de vapor para cima. Eles não são fixados com parafusos e são mantidos em buchas por força de atrito. Em seguida, você precisa desparafusar o parafuso, após o qual a alça de plástico deve ser facilmente removida. Sob a tampa estão duas bombas: uma fornece água para o aspersor, a outra fornece água para a sola para criar vapor. A bomba de vapor deve ser removida.Na parte inferior há uma bola que fica no fundo da câmara devido à escala. Para eliminar o mau funcionamento, empurre a esfera para dentro da câmara e monte o ferro na ordem inversa.
Qualquer que seja o ferro que você precise consertar, é preciso lembrar-se da segurança e seguir certas regras: ligue o dispositivo na rede somente quando necessário; não tente consertar o problema com as mãos molhadas; Durante a reparação, o ferro deve ser instalado sobre um revestimento estável, impermeável e resistente ao calor.