Tudo sobre impressora de sublimação
Todos os dias, um grande número de usuários se depara com a necessidade de imprimir fotos. Para este propósito, são usados dispositivos que usam vários métodos de fixação de informações em uma determinada superfície. Uma impressora de sublimação, ou, como também é chamada, uma impressora de sublimação de tinta é apenas um desses dispositivos que permite imprimir fotos em alta resolução sem perda de qualidade.
A alta qualidade é sempre justificada? Talvez não, mas se você tiver a necessidade de trabalhar com cores brilhantes e alta resolução, então o processo de sublimação será preferível. Então, considere este dispositivo em mais detalhes.
Conteúdo
Como funciona
O que é uma impressora de sublimação de tinta? Seu trabalho é baseado no princípio da sublimação, em outras palavras, o processo quando uma substância passa de um estado (sólido) para outro (líquido), contornando a fase intermediária (estado gasoso).
Em todos os casos, há um elemento especial dentro do aparelho de sublimação térmica que aumenta a temperatura para iniciar o processo em si. Entre tal elemento e papel térmico é puxado filmemais como polietileno de grau alimentício comum. Este filme contém três cores primárias (corante): ciano, magenta e amarelo. Quando um comando de início de impressão é recebido de um PC, o filme aquece rapidamente, após a temperatura necessária ser atingida, o corante evapora. O papel fotográfico possui poros bastante grandes, que se expandem ainda mais quando aquecidos, com o resultado de que a aplicação de uma nuvem de poeira composta por tinta ocorre de forma rápida e uniforme. O papel recolhe todo o material da tinta, absorvendo-o. Assim que o processo de impressão é concluído, os poros imediatamente diminuem de tamanho, fixando e armazenando informações de forma confiável em sua superfície.
O processo de impressão é composto por três partes, a tinta não é aplicada de uma só vez, acontece em etapas.Até hoje, muitos modelos podem garantir e concluir a impressão com uma quarta corrida adicional antes de emitir uma foto. Isso é necessário para criar uma película protetora na superfície do papel, o que economiza adicionalmente a imagem da exposição direta aos raios ultravioletas e outras influências ambientais (sujeira e impressões digitais).
Quase todos os dispositivos de sublimação por sublimação utilizam um sistema de impressão de três ou quatro rotações, mas o princípio de operação não é alterado em todos os modelos.
Graças à sublimação térmica, você pode obter fotos da mais alta qualidade. Tais desvantagens como rasterização, faixas não ocorrem em tais dispositivos devido a um princípio de operação diferente, ao contrário das impressoras jato de tinta, onde a qualidade do produto final frequentemente sofre. Outra impressão construtiva de impressão por sublimação é casaco de pintura uniforme na superfície do papel fotográfico. Não há limites entre a gota de tinta e o papel em branco devido à ausência das próprias gotas. O processo de sublimação não aplica tinta à superfície, mas coloca tinta sob a camada de papel superior, além da qual a imagem adquire propriedades protetoras adicionais,torna-se resistente ao desbotamento.
Existe um especial software, permitindo que você realize as melhores configurações de temperatura. Com este software, você pode obter clareza e contraste únicos da imagem, além de exibir meios tons e tonalidades em uma variedade de gradações. Outra vantagem óbvia é a possibilidade de aplicar tons claros quase indistinguíveis, um alto grau de intensidade de tons escuros e preto.
Esferas de aplicação
Apesar do fato de que o princípio de operação é o mesmo para todos os dispositivos de sublimação térmica, é necessário fazer diferenças em seu uso. Existem impressoras e dispositivos personalizados que são chamados de profissionais.
Amador adequado para pequenos volumes de impressão. Como regra geral, os consumíveis para impressoras de sublimação doméstica são muito caros e seu uso nem sempre é econômico. Em qualquer caso, antes de comprar um aparelho tão caro, você precisa calcular todas as despesas.
Profissional Na maioria das vezes, os dispositivos adquirem empresas que fornecem serviços de impressão. Isto deve-se ao facto de tais dispositivos (por exemplo, produtos Fujifilm) terem dimensões maiores do que os equipamentos personalizados,portanto, eles exigem mais espaço e consomem mais eletricidade. A vantagem deste tipo de tecnologia é um preço relativamente aceitável para os consumíveis. Verdade, isso é compensado pelo custo muito alto do próprio dispositivo, que será acessível para longe de qualquer consumidor.
O escopo das impressoras de sublimação térmica é muito extenso:
- produção de pequenas e médias impressões;
- Serviços de publicidade e impressão;
- serviços de impressão a cores (fotos, livros, revistas, folhetos, cartazes e banners) fornecidos por empresários privados.
Tal uso difundido é alcançado devido à versatilidade do método de sublimação, que permite produzir quadros para tecidos e plásticos, e não apenas para colocá-los no papel.
O método de sublimação na aplicação de imagens é amplamente utilizado em todo o mundo e está se tornando cada vez mais popular devido a produtos de boa qualidade.
Como em qualquer solução tecnológica complexa, a impressão por sublimação térmica não é isenta de vantagens e desvantagens. Primeiro, listamos as vantagens.
- Nível notável de detalhes e segurança da foto finalizada.
- Espectro de cores exclusivo para um grande número de decisões no trabalho com um instantâneo.
- Flexibilidade de ajuste térmico (se você usar software profissional).
- A foto em si tem uma camada protetora superior, já que a tinta penetra em sua estrutura, além disso, graças às modernas tecnologias (a quarta execução), mais uma camada protetora invisível é aplicada sobre a impressão.
- Impressão relativamente rápida.
- A longa vida útil da imagem devido à sua composição química e efeitos térmicos durante a impressão.
As desvantagens também são óbvias:
- alto custo de consumíveis (especialmente no caso de equipamentos amadores);
- alto custo inicial do próprio aparelho (com relação ao equipamento profissional) e o custo médio dos materiais no futuro.
O que vale a pena comprar impressora de sublimação
Em média, possuir uma impressora pessoal de sublimação de tinta não é barato. Os especialistas recomendam definir claramente as tarefas a serem resolvidas com a ajuda de um dispositivo tão caro e pesar a conveniência de sua compra.
Para pequenas e médias empresas, o uso de uma impressora de sublimação térmica é o mais justificado.. Papel e fita com tintas serão caros, mas o retorno pode ocorrer devido a grandes volumes de impressão.
Suponha que você queira imprimir fotos para a memória. Você tem fotos em alta resolução, mas quer que sejam preservadas o maior tempo possível. Olhando para o futuro, vale dizer que isso não acontece com frequência. Portanto, se a única razão para obter uma impressora de sublimação é imprimir fotos da família várias vezes por ano, talvez seja melhor usar os serviços da gráfica mais próxima. Afinal, para o próprio dispositivo você vai dar uma quantidade considerável, mas no final ele vai recolher poeira em sua prateleira, acumulando poeira e ocupando espaço.
Qualquer equipamento de impressão é benéfico para a compra apenas devido ao ressarcimento, que é devido ao aumento na velocidade de impressão. Imprimir em uma impressora de sublimação amadora é mais caro que um profissional.
Considere outro caso. Por exemplo, você quer abrir um pequeno quiosque de fotos em um dos shoppings ou supermercados. Claro, você precisa de um dispositivo de qualidade para imprimir fotos. Nesse caso, vale a pena pensar sobre o que você quer focar: volume ou qualidade. Para imprimir fotos de passaporte e outros documentos do dia a dia, um dispositivo mais simples serve.enquanto que para o trabalho profissional com fotografias, você precisará de equipamentos de nível apropriado.
O dispositivo de nível profissional nunca será supérfluo no negócio de impressão, mas sua aquisição no início pode ser um fardo insuportável, então se você acha que a princípio você pode fazer com tecnologia simples, pode adiar a compra de uma impressora de sublimação térmica no momento esculpir os meios.
É importante lembrar que comprar uma impressora depende muito do destino subsequente. Em outros casos, a impressão de fotos é suficiente e os consumíveis da impressora jato de tinta (laser) têm um custo significativamente menor.
Escolhendo a melhor impressora de sublimação
Antes de comprar um aparelho tão caro, é importante considerar vários fatores. Por exemplo, quanto custará imprimir uma foto, as dimensões do dispositivo etc. O mais comum até hoje fabricantes deste tipo de equipamento são três empresas: Epson, Mitsubishi e Canon. Um participante sério no mercado de equipamentos de impressão também é uma Sony Corporation.Sua tecnologia é muito popular entre os usuários privados, enquanto as empresas apresentadas acima são mais focadas no segmento corporativo. No entanto, a Canon tem uma linha de produtos para uso doméstico.
Com base nas revisões na Internet, você pode tirar conclusões generalizadas sobre o que é um determinado modelo, mas só pode ter certeza de suas características começando a usá-lo nos negócios. Abaixo serão considerados três modelos, com uma breve visão geral de suas características, suas vantagens e desvantagens.
Canon Selphy CP910
A Canon é conhecida no mundo da tecnologia de impressão principalmente devido à qualidade de primeira classe de seus produtos. É quase impossível encontrar um especialista em impressão que não esteja familiarizado com os produtos desta empresa. O custo deste modelo é 6990r. A impressora está equipada com tecnologia de impressão por sublimação térmica a cores e possui um fator de forma de desempenho de área de trabalho. O formato máximo de papel fotográfico para este dispositivo é A6, é possível imprimir fotos de alta resolução. Na presença de suporte para três cores padrão, bem como a função "impressão sem bordas". O modelo tem uma velocidade muito alta de trabalho: em média, uma foto é impressa em 47 segundos, o que é um indicador muito bom.Como consumíveis utilizaram papel fotográfico comum. No caso do dispositivo, existem várias interfaces de formato USB, bem como suporte para Wi-Fi e AirPrint. No painel traseiro há um slot para conectar cartões de memória MMC e SD para impressão diretamente deles (a função “impressão direta”).
Infelizmente, não há suporte declarado para PostScript, o que significa que trabalhar com fontes pode ser complicado.
A impressora funciona com dois sistemas operacionais (Windows e Mac OS). Na frente do gabinete, há uma tela brilhante. Uma característica importante é vida da bateria. Consumo de energia de pico 60W, em modo de espera não mais que 4W. O peso do dispositivo é de apenas 810 gramas, por isso pode ser classificado como compacto.
- aparência elegante;
- grande display (2,7 polegadas);
- fácil de transportar devido a pequenas dimensões e peso;
- pode trabalhar a partir da bateria interna;
- dois tipos de consumíveis, suporte para os formatos rsr-sr400 e rss-sr400;
- conveniente e fácil de aprender menu;
- baixo consumo de energia.
- custo do cartucho de tinta e papel fotográfico;
- deficiente capacidade de edição de fotos;
- calibração automática de imagens no centro
Mitsubishi Electric CP-D90DW
O representante da classe de tecnologia profissional. A empresa "Mitsubishi" lança equipamentos de impressão por tempo suficiente para entendê-lo perfeitamente. Essa impressora de sublimação é uma impressora de mesa e pode imprimir fotos coloridas de alta resolução. O tamanho máximo de impressão possível da imagem não é superior a 152 por 229 mm. O número de cores primárias é padrão (3). A resolução máxima para impressão em preto e branco e em cores é a mesma, 300 por 300 dpi.
Mas em termos de velocidade, o CP-D90DW é um verdadeiro recordista: ele é capaz de imprimir uma foto padrão de 10 x 15 cm em apenas 7,8 segundos. Com esses indicadores durante todo o dia de trabalho, o dispositivo pode transportar muitas informações por si próprio. A impressão é realizada em papel fotográfico e em rolos especiais. A quantidade de memória interna é pequena, apenas 128 MB. Das interfaces, apenas o USB 2.0 está disponível. Infelizmente, como o predecessor, não há suporte para "post script", portanto, pode haver dúvidas sobre como trabalhar com fontes. O dispositivo funciona com dois sistemas operacionais (Mac OS e Windows, o suporte para sistemas Unix e Linux não é declarado). O peso do dispositivo é ligeiramente superior a 14 kg.
- qualidade de impressão superior graças à tecnologia mais avançadaempresas;
- alta confiabilidade do dispositivo;
- alto desempenho (impressão rápida);
- fácil de gerenciar;
- longo período de garantia de serviço;
- uma ampla gama de cartuchos e toners suportados;
- impressão rápida sem perda de qualidade.
- alto custo de consumíveis;
- é difícil conseguir cartuchos;
- alto custo do próprio dispositivo.
Sony DPP-FP67
Líder Top 3 - Impressora Sublimada Sony Dye. O modelo DPP-FP67 está posicionado como um dispositivo para uso domésticono entanto, também é possível usá-lo em um pequeno escritório. Para uma empresa grande, os recursos modestos desse gadget dificilmente são suficientes, pois isso não é intencional. Mesmo os próprios fabricantes recomendam o uso do modelo apenas para fins pessoais, sem sobrecarregá-lo. O preço no dispositivo parou em uma quantidade razoável de 6500r.
A presença de uma matriz de cores permite tirar fotos de excelente qualidade. Tabela de fator de forma. O maior formato de impressão é o padrão A6. O trabalho com cores ocorre de acordo com o princípio clássico de sublimação térmica, que é baseado em 3 cores primárias. O dispositivo funciona no modo "no-floor". Uma foto de tamanho médio terá que esperar visivelmente mais do que um modelo localizado acima - 63 segundos.O dispositivo entrega papel fotográfico de 20 folhas. Das interfaces no painel traseiro, apenas USB 2.0 clássico.
A empresa Sony sempre foi famosa por seu suporte expandido e trabalho com fontes portáteis de informações.Nós podemos dizer com segurança que a tradição continuou no caso do DPP-FP67: o número de formatos suportados é impressionante, e você pode imprimir diretamente de cartões de memória e pen drives. O dispositivo não suporta o "post script" e funciona apenas no Windows. Na parte da frente há uma tela conveniente na qual todos os comandos principais são exibidos. Consumo de energia de pico de 72W, e no modo de espera apenas 1W. O peso do dispositivo será apreciado pelos amantes da tecnologia portátil - apenas 1 kg.
- relação ótima preço / qualidade;
- aparência elegante;
- excelente qualidade de fotos acabadas;
- confiabilidade;
- baixo consumo de energia;
- o dispositivo não faz sons altos mesmo com carga máxima;
- facilmente transferido de um lugar para outro.
- dificuldades podem surgir com o suporte de diferentes edições do Windows;
- poucas configurações no software;
- É difícil comprar cartuchos e papel fotográfico.
Como pode ser visto acima, a impressora de sublimação já ganhou grande popularidade, e a demanda por ela está apenas aumentando, assim como o escopo.Este dispositivo pode ser facilmente adquirido se você quiser abrir um pequeno quiosque para imprimir fotos. A escolha dos modelos é bastante ampla, para todos os gostos e carteiras. A principal coisa antes de comprar não é apressar e pesar cuidadosamente os prós e contras.