Os principais tipos de impressoras modernas
Hoje é difícil imaginar como você pode passar sem uma impressora - uma técnica que permite visualizar as informações apresentadas na tela do computador. Os dispositivos têm aplicação em fins domésticos e industriais. Para entender que tipo de dispositivo você precisa, você precisa saber que tipo de impressoras são - essas informações permitirão que você faça a escolha certa na loja de equipamentos de escritório.
Conteúdo
Classificação geral
Apesar da publicidade generalizada de marcas, a principal coisa na seleção de tais equipamentos ainda não é a marca, mas a tecnologia pela qual o dispositivo imprime. Cada um deles requer um certo reabastecimento e reabastecimento de recursos, de forma especial, realizando a tarefa.
De acordo com este princípio, a seguinte classificação de espécies é adotada:
- matriz;
- jato;
- laser;
- LED;
- sublimação (térmica);
- MFP.
Alguns tipos de impressoras estão disponíveis em várias tecnologias de uma só vez. É importante entender qual o propósito de cada unidade. Tudo isso com mais detalhes - abaixo.
Antepassado da matriz
A tecnologia de matriz é o mais antigo. O dispositivo se assemelha a uma máquina de escrever, apenas a impressora matricial tem 9 a 24 cabeças de impressão. Eles fazem pinceladas seletivas em uma fita especial e, por sua vez, as imprimem no papel. O diâmetro da agulha determina o tamanho do ponto, do qual há um símbolo impresso.
Todos esses dispositivos são carregados com papel especial - na maioria das vezes, em versões dobradas ou dobradas.
Apesar de suas origens quase "Proto-Stur", as impressoras matriciais continuam a ser produzidas hoje. É tudo sobre suas características únicas: a inscrição feita por tal dispositivo não pode ser apagada e corrigida.. Esses “talentos” encontraram seu uso em instituições bancárias, caixas de dinheiro, escritórios de passaporte e assim por diante.
Tecnologia de impressão a jato de tinta
O princípio de funcionamento desta tecnologia envolve a injeção instantânea de tinta através dos orifícios. Eles são muito pequenos e estão localizados na carruagem, movendo-se ao longo da folha de papel. A imagem na mídia também, como no caso anterior, é pontilhada, mas é usada aqui. matriz de impressão de tintura líquida (e alguns desses cartuchos possuem uma cabeça de impressão integrada).
A composição desses corantes líquidos é um ponto muito importante - eles não devem ser muito líquidos ou grossos. Caso contrário, a imagem pode secar por muito tempo e, com uma consistência mais viscosa, o diâmetro do micron do bocal ficará obstruído.
O usuário deve garantir que os bicos não estejam entupidos com poeira, ou a tinta neles não esteja seca (portanto, deve ser impressa regularmente). Quando se trata do sistema de cartuchos, as tintas preta e colorida geralmente são usadas juntas. Recentemente, uma popularidade especial tornou-se um CISS - sistema de fornecimento contínuo de tinta. Esse know-how reduz o custo da tecnologia e melhora os parâmetros de impressão.
Normalmente, a tinta é suficiente para 500 folhas impressas no formato A4. "Inkjet" são reconhecidos como "pets domésticos" por causa do tamanho compacto, preço acessível e boa qualidade de impressão.
Examinando o tópico, pode-se notar que este tipo de impressoras é dividido nos seguintes tipos de aplicação de tinta:
- piezoelétrico;
- thermojet.
No primeiro caso, distingue-se o tamanho pequeno das gotas - isto tem um efeito positivo na qualidade da imagem. Essas impressoras são fabricadas pela Epson e pela Brother. Tem jato termico Há termistores nos bicos - eles vão aquecer quando a corrente elétrica passa por eles (a temperatura é de 500 graus). Neste caso, a vida útil do cartucho e da cabeça de impressão é limitada. Entre os fabricantes de tais dispositivos estão Xerox, Canon, Epson e HP.
Capacidades de laser
Outro nome para essa tecnologia é eletrográfico. O princípio de seu trabalho é fotocópia de imagens. A base é um fotodrum, que pode conter discretamente uma carga elétrica. Entrando neste tambor, o feixe de laser de pontos individuais removeu a "carga". Se tal feixe for controlado, então é possível desenhar na superfície do tambor devido ao fato de que a superfície do tambor é polvilhada com um pó especial - toner. Fura a áreas que têm uma carga.Em seguida, o toner é transferido para o papel (que também tem uma carga) e agora adere a ele sob a influência de altas temperaturas.
A principal vantagem da tecnologia laser é a alta velocidade de impressão (até 20 páginas por minuto).
Entre outras características:
- operação silenciosa;
- baixo custo de consumíveis;
- não há necessidade de secagem impressa;
- desempenho confiável do toner;
- resistência à umidade do texto ou imagem impressa.
Você também pode usar várias transportadorascomeçando do papel e terminando com o filme. Mas em termos de cor (existem também esses modelos), a transferência de cor da variante do laser acaba por ser muito pior do que a do jet. Duas desvantagens mais significativas - o alto custo de tais dispositivos e custos significativos para a eletricidade.
Tecnologia LED
Sob isso significa tecnologia LED, muito semelhante ao laser no princípio da operação. A diferença está na fonte de luz. Em vez de um único raio laser, toda uma linha funciona aqui. dispositivos conduzidos (a quantidade depende da resolução da impressora). Seu alcance pode variar de 2.500 a 10.000 peças.
Especialistas chamam a falta de mecânica no gerenciamento de dispositivos uma grande vantagem - operação confiável.expressa no fato de que em cada ponto do dispositivo é fixado um LED específico. Isso significa que eles vão sem bordas distorcidase a imagem será de alta definição.
Impressoras Fotográficas
Um item separado Gostaria de destacar esse tipo de tecnologia, como impressoras fotográficas. Eles são encontrados em interpretações de laser e jato - os últimos são considerados melhores para obter fotos ricas e de alta qualidade.. Modelos domésticos são geralmente fáceis de usar e muito compactos - muitos deles são bastante adequados, mesmo para pequenos laboratórios. Suas capacidades técnicas são mais do que dignas:
- impressão de seis cores;
- o uso de CISS para "jet";
- a resolução impressionante da imagem finalizada (os parâmetros atingem 9600 × 2400 pixels por polegada);
- boa vida útil do cartucho (até 1000 páginas coloridas em cores A4);
- a impressão ocorre em papel especial com uma densidade de até 180 g / pol.
Não sem invenções interessantes. No campo das impressoras fotográficas, os seguintes modelos podem ser especialmente diferenciados:
- iMo Foto Quadro Impressora - Esta é uma impressora embutida na moldura fotográfica. Tem uma porta USB e leitor de cartão. Imprime, no entanto, em uma resolução pequena - apenas 800 * 600, e as imagens em si não excedem as dimensões de 10 * 15 cm.
- Aderir a conceitos de entretenimento e marcas famosas - por exemplo, Epson Colorio Faz cartões-postais coloridos com um close-up do rosto do cliente. A foto do protótipo necessário para isso será feita pela câmera localizada no dispositivo.
Transferência de sublimação
Outro nome para a impressora é a sublimação térmica. Este dispositivo tem características incomuns: pode imprimir para superfícies com densidade suficiente, fazendo um corante sólido para eles. Na técnica existem vários cartuchos: preto, colorido e protetor.
O processo de impressão é o seguinte:
- o cabeçote de tecnologia aquecerá e suavizará a superfície (na maioria das vezes, plástico);
- nesse momento, a tinta (ou melhor, suas partículas gasosas) é “injetada” a uma velocidade enorme, e o comprimento ideal é escolhido de modo que a imagem na superfície não desapareça;
- se necessário, aplique a próxima cor;
- corante colocar linhas consecutivas, como na tecnologia de jato de tinta;
- O ponto final é a aplicação de uma camada protetora.
Impressoras térmicas incomuns
A impressão térmica é entendida como transferência de imagens usando mídia sensível ao calor.Isso geralmente ocorre através de elementos de aquecimento e fontes de radiação infravermelha. Como este último, LEDs convencionais são usados.
As áreas de aplicação de tal técnica são incríveis:
- Impressora de flores é capaz de imprimir em pétalas de flores. As flores precisam ser preparadas para impressão, para este propósito é fornecido um óleo especial.
- Led Candle é capaz de imprimir em velas.
- O aparelho de camiseta tem um propósito específico - impressão. em t-shirts.
- A impressora de vidro transfere a imagem no vidro.
- Existe uma impressora para impressão em casos de telemóvel.
- Existe uma impressora para tatuagemque projeta uma imagem diretamente na superfície da pele de uma pessoa.
- Uma invenção interessante é uma impressora portátil e leve que é usada para impressão móvel (na maioria das vezes, de telefones). Um bom exemplo é a PocketJet Ultra com boas baterias capacitivas capazes de receber informações via Bluetooth. Leva 20 segundos para trabalhar com impressão térmica de uma folha.
- Interessante é o conceito coreano de Impressora de Lápis, que resolve o problema de tocos de lápis residuais, porque em vez de cartuchos nele Os leads são usados. Isso tornará mais fácil corrigir o erro e apagá-lo.Pela mesma razão, a documentação impressa desnecessária pode ser reutilizada.
- Impressoras para comida. Neste caso, em vez de tinta, são utilizados chá e café residuais e, em vez de papel, são utilizados produtos. Um tópico separado entre esses dispositivos é a impressora-torradeira. E outros tipos desta técnica são impressos mesmo em espuma de cappuccino.
- A propósito, a tinta de café inspirou os inventores ao surgimento de uma impressora de café RITI ambientalmente amigável. O dispositivo recebeu esse status pelo motivo de ser processado na base de tinta borra de café. A técnica não é mítica, mas bastante real - a Coffee Printer foi criada pelo RITI.
- Com base em seu nome, a Mattel Nails Digital Printer cria arte do pregoisso será interessante para as adolescentes.
- Mesmo enquanto estão na estrada, muitos continuam trabalhando. em um laptop. Se você tiver um especialmente montado na parte traseira do visor da impressora, você pode imprimir imediatamente os documentos necessários. O equipamento é alimentado por porta USB.
- Uma das invenções mais úteis é a impressora. para braille - Embossing Braille Printer permite imprimir informações legíveis por pessoas cegas e deficientes visuais. O dispositivo de impressão em relevo já encontrou aplicação em objetos vitais como frascos de medicamentos.
Tecnologia de impressão em massa
Hoje ninguém se surpreenderá com um dispositivo capaz de reproduzir modelos tridimensionais para arquivos especificados por computadores. É sobre impressoras 3D. Até o momento, eles encontraram um uso decente tanto para fins domésticos quanto industriais: por exemplo, a criação de próteses médicas ou partes complexas. A impressora ZD pode ser tanto laser quanto jato de tinta, usar polímeros ou materiais em pó como consumíveis, sinterizar o dispositivo ou colá-los passo a passo - a incorporação em si não é tão importante quanto a possibilidade de obter um layout tridimensional na saída.
Alguns desses dispositivos podem fazer maravilhas. É verdade que aqui precisamos de uma reserva de que tal equipamento seja apresentado em uma única cópia. Por exemplo, o engenheiro italiano Enrico Denis apresenta um desenvolvimento inovador que usa tinta em vez de tinta. poeira magnética e areia. Esses dados são convertidos pelo dispositivo em camadas 3D. A técnica pode encontrar um uso digno na arquitetura.
E na empresa belga Unfold apresentou uma impressora 3D que usa como matéria-prima argila molhada. O dispositivo é capaz de criar qualquer objeto de cerâmica, que só será submetido a secagem e queima. Existem opções comestíveis para produtos acabados. Em tais produtos de preenchimento de dispositivos de alimentos. Impressora 3D permanecerá, usando cola alimentar, para criar uma determinada obra-prima comestível.
Muitas funções em um dispositivo
A MFP, na verdade, combina os recursos das máquinas de impressão e cópia e do scanner. Os fabricantes produzem esses dispositivos em dois tipos básicos - laser e jato. Para saber qual é o certo para você, você precisa ter informações sobre as vantagens e desvantagens de cada um deles.
Estas vantagens distinguem MFP a laser:
- melhor qualidade de impressão;
- grande número de cópias por minuto;
- automação de processos;
- possibilidade de impressão frente e verso.
Na maioria das vezes, esse dispositivo é adquirido por aqueles que trabalham constantemente com uma variedade de documentos. A principal desvantagem é o recurso limitado de cartuchos vendidos no kit para 1000-2000 cópias.
Se a duplexação for necessária, um duplex adicional deve ser instalado: muito raramente essa função é instalada pelo fabricante.
Agora, sobre o "jato" - o modelo padrão virá com cores pretas, azuis, amarelas e carmesim. Em uma máquina mais cara, haverá mais oportunidades, e a impressão é mais clara e mais saturada. Esse MFP pode imprimir fotos e documentos coloridos. Multifuncional a jato de tinta Acabou por ser duas vezes mais barato do que o laser, mas, neste caso, os consumíveis originais são caros. No entanto, esta desvantagem significativa é resolvida pela instalação do CISS.
Assim, os fabricantes nos oferecem para traduzir suas fantasias de computador em realidade e, às vezes, até mesmo em forma tridimensional. Resta apenas escolher o que o consumidor precisa - uma imagem em preto e branco ou colorida, um documento ou uma fotografia, uma coisa volumosa ou mesmo algo comestível. E por algum motivo, parece que o mais interessante no campo da produção de impressoras está esperando por nós à frente.