Recursos do uso de impressoras LED
O mundo da tecnologia digital está constantemente passando por mudanças, concentrando-se na crescente manufaturabilidade, eficiência e rapidez na obtenção de resultados. A produção de dispositivos de impressão também acompanha os tempos. Há alguns anos, a impressão a jato de tinta veio substituir a impressão matricial (e ainda é popular hoje em dia), e ao longo do caminho, a tecnologia de impressão a laser mais eficiente se tornou difundida. Impressoras a laser, com todos os seus méritos, também foram repetidamente modificadas, o que levou ao surgimento de outro tipo similar de impressão - LED. O que é uma impressora LED, qual é o princípio do seu trabalho e quais são as principais vantagens, consideramos em nosso artigo.
Conteúdo
Um pouco de história
O advento da tecnologia de impressão LED foi nos anos 80 do século passado. O desenvolvimento desta tecnologia pertence ao bem conhecido Corporação japonesa Casioque se dedicava principalmente à produção de relógios e projetores. Em 1987, o primeiro dispositivo de LED de outra empresa japonesa, OKI, foi colocado à venda. O modelo era monocromático, ou seja, apenas imagens em preto e branco impressas. Um pouco mais tarde, em 1988, desenvolvendo ativamente Empresa OKI já introduziu uma impressora colorida, também trabalhando em LEDs. Então esta nova tecnologia tornou-se uma espécie de ramo do sistema de impressão a laser.
No entanto, não se pode dizer que o desenvolvimento inovador conseguiu mover as impressoras a laser - elas permaneceram e continuam sendo as mais procuradas e tecnológicas.
As impressoras LED apareceram no mercado russo de equipamentos de impressão apenas em 1996. Foi então que a mesma empresa OKI abriu sua primeira filial em Moscou e lançou o famoso modelo OkiPage4W em produção em massa. Inicialmente, este modelo foi desenvolvido pelos japoneses como um impressor para casa, mas em nosso país imediatamente começou a ser comprado em escritórios de pequenas e médias empresas. Inicialmente não projetado para grandes volumes de impressão, o OkiPage4W rapidamente se tornou inutilizável.Como resultado, devido a erros de posicionamento Nesse modelo, as impressoras receberam críticas negativas e desaprovação geral do consumidor.
No final dos anos 90 e início de zero, a produção de impressoras LED começou a se expandir: aparelhos semelhantes foram lançados por grandes empresas do mundo da eletrônica como Xerox, Panasonic, Epson e outras. A OKI Corporation, no entanto, é considerada líder na fabricação de impressoras LED, fortalecendo com confiança sua posição e tornando-se, graças aos últimos desenvolvimentos, um concorrente completo de modelos a laser de impressoras.
Princípio de funcionamento
O princípio de funcionamento da impressão por LED é, em muitos aspectos, semelhante aos dispositivos com feixe de laser. O elemento-chave de qualquer MFP ou impressora é considerado uma parte chamada fotovalo. Externamente, o photovaly se parece com um cilindro com um revestimento semicondutor fotossensível, onde, dependendo da fonte de luz, a resistência elétrica varia. Quando uma luz atinge uma das seções da câmera fotográfica, ela perde carga e começa a conduzir corrente elétrica.
A essência do dispositivo de laser é que, sob a influência direta da fonte de iluminação, a composição de coloração (também chamada de toner) é transferida para eletrostática por meio de eletrostática, ou, em outras palavras, um tambor fotossensível.Devido ao mesmo efeito eletrostático, o toner atinge um papel com uma carga positiva, onde uma imagem primária é finalmente formada. Além disso, sob a influência de alta temperatura (cerca de 200 ° C) e pressão, a imagem aplicada pelo toner é firmemente formada no papel. O recurso de luz no dispositivo a laser é um feixe de laser.
Para impressoras LED, a principal fonte de luz é linha de pequenos LEDs, que está localizado em toda a superfície da fotovala. Os LEDs podem ser muito, por exemplo, até dez mil peças. Quando você liga um certo número de LEDs, ocorre uma iluminação pontual, resultando em uma imagem primária ou impressão de imagem. Então tudo acontece exatamente como nas impressoras a laser: com a ajuda da eletrostática que conhecemos, a composição de cores da impressora - o toner “gruda” nas áreas expostas da fotocélula. Em seguida, é transferido para o papel com uma carga "plus" e, em última análise, processado por altas temperaturas no forno da impressora. Após o processamento, a imagem é fixada firmemente no papel.
Assim, a diferença entre a tecnologia de impressão a laser e LED é mínima: é tudo sobre a principal fonte de iluminação.. No entanto, há uma diferença importante: os LEDs, ao contrário do laser, são fixos. Os componentes do MFP a laser estão em constante movimento. A régua de LEDs é iluminada somente nos pontos em que é necessário expor a imagem futura. O resultado é uma exposição uniforme do documento fotográfico, a imagem é mais clara em toda a superfície.
Benefícios do LED
Então, quais são os aspectos positivos da impressão LED?
- Dispositivos LED compactos. As dimensões dos MFPs a laser são muito mais impressionantes. Isso não é surpreendente: os LEDs e toda a régua de LEDs (cabeça de impressão) são muito pequenos, então eles cabem em um pacote pequeno. Até hoje, até mesmo as primeiras impressoras monocromáticas LED da OKI são muito mais leves e compactas do que as mais modernas máquinas jato de tinta e laser! Todo o esquema optomecânico da estrutura das impressoras a laser com espelhos e prismas constitui um dispositivo bastante pesado em termos de dimensões.
- Sem partes móveis. Como os LEDs, ao contrário do espelho, ficam completamente imóveis, a imagem fica mais uniforme na folha e o equipamento se desgasta a uma velocidade menor.
- O ozônio não é liberado durante o processo.. O oxigênio triathomic é útil ao corpo humano somente em doses insignificantes, e uma grande quantidade dele causa um efeito tóxico e tóxico (tontura, indisposição, fraqueza, etc.). Naturalmente, modelos modernos ao máximo impedem a liberação de ozônio nocivo na atmosfera. No entanto, em aparelhos a laser há um feixe que, passando por um complexo sistema de espelhos e prismas, eletrifica fortemente o ar e contribui para a formação do ozônio. Nesse sentido, os dispositivos de LED são completamente seguros: com a passagem da luz, o ar não se ioniza e a própria luz não consegue decompor o oxigênio do ar até que uma molécula de ozônio seja formada. Assim, os dispositivos LED são altamente ecológicos e não prejudicam a saúde humana.
- Qualidade da imagem. Muitas vezes, o feixe de laser faz um caminho irregular através do sistema de digitalização: uma distância diferente entre os pontos é obtida quando atinge o tambor fotossensível. Portanto, a qualidade da imagem no centro da folha de papel e ao longo das bordas pode variar em qualidade, clareza e saturação, às vezes, há destaques.Na tecnologia LED em todos os pontos do cilindro fotossensível, os LEDs são dispostos em uma linha linear. Os intervalos entre eles são exatamente os mesmos, o tamanho e a forma do ponto também são constantes em toda a superfície do cilindro fotossensível. Como resultado, a imagem é bastante uniforme e no centro, e ao longo das bordas, uma imagem clara e bem legível é criada.
- A velocidade de impressão é maior. Como os diodos da linha são instalados na mesma linha delgada e acendem ao mesmo tempo, as impressoras LED podem trabalhar com velocidade intensiva. Em geral, os dispositivos LED são muito mais eficientes para lidar com os menores detalhes durante a impressão. Dispositivos a laser registram cada linha com um feixe, o que em si não é um processo rápido. Além disso, a impressão a laser possui seus próprios limites de velocidade. Se o limite de velocidade for excedido, a distorção e o desbotamento poderão ocorrer na imagem resultante.
Falhas de LED
Em qualquer equipamento moderno de cópia e impressão é encontrado dispersão de parâmetros. Os fabricantes afirmam que nas impressoras, a disseminação dos parâmetros é de cerca de 15%, mas na realidade esse valor é de pelo menos 30%.Com uma resolução de mais de 600dpi, a linha de LEDs deve consistir em cerca de cinco mil elementos. Idealmente, todo mundo precisa desenvolver um sistema para controlar o desvio do brilho da iluminação. No entanto, na realidade, isso é improvável, portanto, no processo de impressão de LED, a saturação pode aumentar ou diminuir, o que significa que, às vezes, listras brancas e lacunas aparecem na imagem.
Anteriormente, notamos um ponto positivo na ausência de movimento do LED, no entanto, há uma desvantagem nisso: com a linha LED estática, é difícil regular a qualidade do processo de impressão.
Embaraçoso e focando elementos LED individuais, porque a tecnologia de impressão LED é mais "joalheiro" e miniatura, ao contrário do laser. A tecnologia laser aplica o princípio do foco longo. Mesmo que o sistema optomecânico seja ajustado incorretamente, isso não afetará a qualidade de impressão. O feixe de laser longo tem uma pequena seção transversal e não impõe requisitos rigorosos quanto à precisão do alinhamento das ópticas impressas.
Mitos da impressora LED
Como a venda de dispositivos LED na Rússia começou com um fracasso (a impressora OkiPage4W não ganhou a confiança do público), vários mitos surgiram a seu respeito.
- Impressoras de LED são de curta duração e não funcionam com uma carga pesada de páginas. Isso não é inteiramente verdade. Impressoras e dispositivos baseados em impressão LED são divididos em dois grupos principais: modelos para uso amador e profissionais de escritório. Durante muito tempo, acreditava-se que as impressoras LED não podiam imprimir mais do que 40 páginas, enquanto os dispositivos a laser distribuíam de 100 a 140 páginas em no máximo 1 hora. Isso não é bem verdade: os modernos modelos de LED lidam com grandes volumes de impressão há muito tempo e estão focados no uso doméstico e nas necessidades profissionais.
- A qualidade de impressão LED é muito menor do que com um laser. Ao usar os consumíveis originais, os dispositivos LED fornecem imagens muito mais claras, preservando os menores detalhes. Ao mesmo tempo, o uso de consumíveis originais aumenta significativamente o custo da impressão.
- Estrada LED em operação. Este mito é apenas parcialmente verdadeiro: consumíveis originais e software são realmente caros. No entanto, as impressoras LED podem funcionar com consumíveis universais e, em geral, não prejudicam o orçamento do usuário e duram muito tempo.Por exemplo, a Oki introduziu uma garantia vitalícia em determinados modelos de dispositivos LED - isso não é evidência de um investimento bem sucedido em tecnologia?
Conclusão
Resumindo, podemos dizer que as impressoras LED são uma alternativa direta aos dispositivos a laser.. As tecnologias de impressão por LED e laser são bastante semelhantes: o toner é aplicado ao papel e, em seguida, é fixado sob alta temperatura e forte pressão. Apenas a fonte de luz é diferente - no nosso caso, esta é uma linha de LEDs piscando alternadamente. Em geral, o cartucho da impressora LED no seu dispositivo é quase idêntico ao laser. Reabastecer o cartucho de toner também é semelhante e, como regra geral, não causa dificuldades. Se você decidir comprar uma impressora LED, decida qual é a finalidade do seu uso posterior (para casa ou escritório) e estude cuidadosamente o princípio de operação. De sua compreensão, bem como o cuidado adequado do dispositivo dependerá da vida útil e qualidade do trabalho.