Qual impressora é melhor para uso doméstico?

O equipamento de escritório é parte integrante do treinamento ou fluxo de trabalho. Os fabricantes oferecem aos usuários uma ampla variedade de modelos, diferentes layouts e propósitos. Para escolher uma boa impressora, você precisa saber para onde e para que a técnica será usada.

Laser ou jato de tinta

Para casa ou escritório, a escolha mais comum é entre modelos jato de tinta e laser projetados para uso diário intensivo e impressão em grandes volumes.

Recursos de jato de tinta

As impressoras jato de tinta geralmente são mais baratas e possuem boa qualidade de impressão. Desvantagens de tais impressoras:

  • serviço caro;
  • baixa produtividade.

Mas há uma maneira de economizar em reabastecimento instalando sistema de fornecimento contínuo de tinta (CISS).

Outra desvantagem subjetiva é que as impressoras jato de tinta têm tinta nas carruagens (ou cabeças de impressão) que secam, o dispositivo deve ser usado regularmente, imprimindo pelo menos 2 - 3 páginas por semana.

 Impressora jato de tinta

As impressoras a jato de tinta domésticas são divididas por projeto, dependendo da localização do cabeçote de impressão. Modelos onde cabeça é instalada dentro da impressoramais econômico. Sua manutenção significa apenas o reabastecimento de tinta, mas você deve monitorar cuidadosamente a condição do equipamento se a cabeça secar - o custo do reparo será proporcional à compra de uma nova impressora.

Impressoras onde carro de pintura removível, mais caro para manter, eles não são preenchidos e mudam completamente a cabeça para uma nova. Dependendo do modelo, existem impressoras de quatro cores ou seis cores, em que cada cor é aplicada por um carro separado. No caso em que o dispositivo não funciona por um longo tempo e a cabeça seca - é suficiente para substituí-lo, a própria impressora não perde sua vida útil.

É aconselhável comprar uma impressora jato de tinta para impressão em cores em casa ou no escritório, quando houver necessidade de imprimir fotos, fotos, cartões postais, pôsteres, materiais promocionais.. Para estudo ou trabalho de escritório, onde a impressão a preto e branco é uma prioridade, uma impressora a jacto de tinta não é a melhor escolha, especialmente se esperar muito trabalho.

 Cartuchos jato de tinta a cores

Cartuchos jato de tinta a cores

Tecnologia laser

Impressoras a laser preto e branco custam algo como jato de tinta de cor ou ainda mais caro, sua característica é impressão rápida e economia relativa. Um cartucho é suficiente para 1 - 2 mil páginas (ao preencher uma folha em 30-40% - isso é texto sem formatação).

Toners em pó para dispositivos a laser não secam, a impressora pode ficar inativa por um mês ou dois, após o qual eu não terei um cartucho. O custo de um cartucho original substituível pode atingir dois mil rublos ou mais. As contrapartes chinesas custarão metade do preço, a maioria das quais tem qualidade bastante aceitável.

O firmware básico padrão da impressora "conta" o número de páginas impressas, após o que requer a instalação de um novo cartucho. Mesmo que você preencha, o sistema determinará como vazio. Mudança de software vai resolver este problema, após o qual um cartucho pode ser usado 5 - 10 vezes, ocasionalmente, reabastecê-lo.

 Impressora a laser

Cartuchos originais de fabricantes confiáveis ​​(HP, Samsung) podem sobreviver 20 e 30 recargas.

A tecnologia de laser a cores será muito mais cara, mas os modelos mais baratos provavelmente não fornecerão ao usuário uma impressão fotográfica decente. No entanto, para materiais promocionais simples ou o estudo é uma boa solução, você pode imprimir:

  • resumos com ilustrações coloridas;
  • tese ou trabalhos de conclusão;
  • ofertas comerciais;
  • pequenos folhetos publicitários.

Ao escolher qual impressora laser ou a jato de tinta é melhor, deve-se ter em mente que o custo de um laser pode ser adicionado ao custo de atualização do firmware (800-1000 rublos) e a um jato de tinta, adquirindo um CISRS (aproximadamente 2.000 rublos).

 Impressora laser a cores

Mais sobre sistemas de tinta a jato de tinta

O sistema de fornecimento contínuo de tinta é projetado para impressoras a jato de tinta, a fim de economizar e otimizar o processo de impressão. Em outras palavras, este sistema resolve o problema da manutenção cara e da compra regular de novos cartuchos.

O design de um CISS é bastante simples e contém dois elementos: recipientes para pintura e um laço flexível através do qual os pigmentos são transferidos diretamente para o cartucho.

Existem regras especiais para instalar e conectar o sistema à impressora, também há "armadilhas" suficientes, mas em geral é uma solução excelente que economizará muito dinheiro com volumes de impressão médios ou grandes.

Primeiro de tudo, você precisa esclarecer Compatibilidade CISS com seu modelo de impressora e escolha a tinta certa. É melhor não economizar na tinta e comprar um conjunto de pigmentos originais, o seu custo é bastante aceitável - 3 a 4 vezes menor do que trocar o cartucho / carro.

 Impressora com ciss

A instalação exigirá o máximo cuidado e atenção, é importante seguir três regras básicas.

  1. A localização correta dos tanques de tinta está na parte inferior da impressora.
  2. Aperto das conexões, controle do cabo flexível (o fio flexível pode rachar com o tempo e o ar preso no sistema pode danificar o cabeçote de impressão).
  3. Uma conexão confiável entre o cabo e o cartucho é o ponto mais fraco do sistema, em alguns casos, as juntas são coladas com um selante universal ou um adesivo de poliuretano neutro multiuso.

Outro problema potencial do CISS é chips abaixo do padrão. O fato é que muitas impressoras de marca "contam" o número de folhas impressas, a data de validade ou o consumo de tinta.Tudo isso leva ao fato de que o processador determina o cartucho como vazio, apesar da capacidade total da tinta. O problema é resolvido com a instalação de outro chip cuja tarefa é redefinir todos os contadores. Se o chip for inferior, o usuário adquire um novo problema e, provavelmente, será necessária assistência especializada.

Para proteger você e seu dinheiro, você pode ler comentários de usuários sobre a compatibilidade do SPN com um modelo de impressora específico. É claro que revisões subjetivas muitas vezes se contradizem, mas algumas informações úteis podem ser encontradas.

Impressoras Fotográficas

Para impressão regular, fotos de alta qualidade precisam de uma impressora fotográfica especial. Na maioria dos casos, essa é uma impressora a jato de tinta comum configurada para impressão em cores de alta qualidade. Por via de regra, tais dispositivos têm um grande número de cores: se os modelos universais habituais contêm 4 - 6 cartuchos com cores diferentes, então as impressoras fotográficas projetam-se para 8 - 10.

Modelos especializados proporcionam uma imagem colorida de melhor qualidade, são capazes de reproduzir mais sombras e semitons, transmitindo com precisão e precisão todos os detalhes da imagem.Tinta em tais dispositivos tem propriedades especiais, eles não desaparecem, por um longo tempo, preservando a riqueza e profundidade de cor.

 Impressão de fotos na impressora

Impressoras Fotográficas Funcionais também diferente:

  • edição de imagens;
  • imprimir a partir de mídia externa (leitor de cartão embutido para diferentes cartões de memória);
  • conectar um smartphone ou imprimir a partir de dispositivos baseados no Android, IOS, Windows Phone;
  • suporte para Dprof, DirectPrint, PictBridge, ExifPrint e ExifPrint 2.2.

Tipos de dispositivos

Por layout, as impressoras são divididas em dois grandes grupos:

  • MFP (dispositivos multifuncionais);
  • impressoras.

Dispositivos multifuncionais para uso doméstico, eles combinam perfeitamente uma impressora, um scanner e uma copiadora. Isso é conveniente, porque um dispositivo substitui três ao mesmo tempo, economizando espaço e dinheiro, sem mencionar o consumo de energia e um pequeno número de fios. Deve-se notar que a funcionalidade do dispositivo combinado não é inferior aos três separados, e o controle não é sobrecarregado com botões e é compreensível para todos. Quando o arsenal de equipamentos de escritório já contém uma copiadora e um scanner, provavelmente não há necessidade de um dispositivo multifuncional, e uma impressora comum serve. By the way, seu tamanho é um pouco menor do que o da MFP.

Modelos modernos podem suportar controle sem fio via Wi-Fi, suportam todos os formatos de arquivos de texto ou foto,imprimir materiais de mídia de informação externa: USB, microSD. Conveniência é que para usar os recursos do dispositivo não precisa de um computador.

 Tipos de MFPs

Tipos de MFPs

O que dizem as especificações?

Ao comprar uma impressora, é importante se familiarizar com suas especificações, elas ajudarão a determinar os recursos e o potencial da tecnologia.

  1. Formato impressoComo regra geral, é A4, mas nas lojas existem muitos modelos para impressão em grandes formatos: A3, A2, A1. Impressoras fotográficas podem ser menos - A6. Naturalmente, quanto maior o formato, maior o tamanho e o preço.
  2. Número de cores. O layout básico inclui 4 cores (preto, azul, amarelo, roxo). Quanto mais cores, mais ampla a paleta de cores dos tons de impressão.
  3. Resolução máxima de imagemmedido em dpi. Quanto maior a pontuação, quanto mais pontos forem aplicados a 1 cm³, mais nítida será a imagem, mais finamente os pequenos detalhes serão traçados.
  4. Velocidade de impressão - por quantos segundos o dispositivo imprimirá uma página ou o número de páginas por minuto. Deve-se ter em mente que após a impressão em uma impressora jato de tinta, a tinta deve secar, caso contrário a imagem pode manchar.
  5. Tipo de papel usado - pode ser papel de impressão de escritório comum, etiquetas, filme, envelopes, papel fotográfico. Como regra geral, todas as impressoras modernas podem imprimir em quase todos os tipos de produtos de papel, exceto para papelão grosso.
  6. O princípio de desenhar a imagem. Aqui você pode selecionar a tecnologia piezoelétrica - imagem de alta qualidade e clara, mas cabeça de impressão caprichosa; jato térmico - a cabeça de impressão é mais cara, mas menos exigente de manutenção do que a piezoelétrica; Bubble - uma espécie de jato térmico com características semelhantes e qualidade de impressão decente.
  7. Impressão frente e verso. Nem toda impressora tem essa função, é conveniente ao imprimir documentos ou materiais de treinamento em grandes volumes, quando é fácil ficar confuso nas páginas.

Em geral, essas são todas as principais características. Outros recursos incluem dimensões, layout, soluções de cores, tipo de painel de controle, volume da bandeja de papel. Todos esses parâmetros podem ser importantes ao escolher, mas não afetarão a qualidade de impressão e a durabilidade do equipamento.

Escolher uma impressora para um aluno, estudante ou para funcionários em um escritório é bastante simples.Modelos modernos, como regra, atendem a quase todos os requisitos de impressão, basta apenas determinar as próximas tarefas.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música