Óculos inteligentes do Google vai ajudar crianças com autismo
Especialistas descobriram uma maneira interessante de usar "óculos inteligentes" do Google. Descobriu-se que o dispositivo é capaz de ajudar crianças com autismo a determinar quais emoções uma pessoa está sentindo durante uma conversa.
O autismo é um transtorno de personalidade complexo, expresso na capacidade limitada de uma pessoa de estabelecer e manter contatos sociais. Com a ajuda dos óculos Google Glass, as crianças autistas poderão navegar melhor em várias situações da vida. O software operando no sistema de óculos é equipado com tecnologia de reconhecimento facial, que ajuda a criança a ver a natureza das emoções de uma pessoa próxima. Assim, o dispositivo é configurado para identificar raiva, alegria, tristeza e alguns outros estados.
Um estudo sobre a eficácia do uso de óculos do Google foi conduzido por especialistas da Universidade de Stanford, a líder do projeto é Jena Daniels.No decorrer do estudo, as famílias de crianças doentes foram solicitadas a usar o sistema de reconhecimento de óculos do Google no ambiente doméstico. Quase 90% dos sujeitos observaram que a terapia afetou significativamente o contato visual com as crianças, o que se tornou mais persistente e prolongado. Como o estudo não incluiu um grupo de controle destinado a uma avaliação mais precisa da dinâmica positiva, os experimentos conduzidos foram mais introdutórios. É possível que, no futuro, os testes sejam repetidos e seus resultados se tornem um ponto de referência na aplicação em grande escala da nova tecnologia.
Jena Daniels observa que o principal objetivo perseguido pelos especialistas é ajudar as crianças a se adaptarem ao ambiente social em uma idade jovem. Isso os ajudará a integrar-se menos dolorosamente à realidade circundante após vários anos, quando os contatos com a sociedade se tornarão uma realidade inevitável.