China construiu um purificador de ar gigante
Os chineses criaram um purificador de ar gigante capaz de purificar a atmosfera num raio de 45 metros. É uma torre de 100 m de altura com vários filtros. O edifício é abastecido com energia através de painéis solares.
A estrutura, instalada em uma das praças da cidade de Shaanxi, está sendo testada atualmente. Passa pelos filtros cerca de 10 milhões de metros cúbicos de ar por dia. Os cidadãos notam uma melhora na qualidade do ar nas imediações da torre.
No caso de os testes serem concluídos com sucesso, os especialistas chineses pretendem construir uma estrutura similar de 0,5 km de altura e colocá-la na praça central.
Um relatório preparado pela Academia Chinesa de Ciências diz que o dispositivo é capaz de limpar o ar das partículas e compostos mais nocivos - óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, compostos finos PM 2.5.
A torre foi construída em meados de 2016, mas os testes ainda estão em andamento.As fontes de energia solar e as entradas de ar estão localizadas na base da torre, os próprios filtros estão dentro. Para avaliar a eficácia do processo, os sensores são colocados ao redor do perímetro, avaliando o grau de pureza do ar. Vivendo nas imediações da torre, os moradores notam a natureza silenciosa de seu trabalho, sua eficiência e design atraente, que se encaixa bem com a arquitetura da rua.
Algum tempo atrás, um limpador de 7 metros de altura foi instalado no centro de Pequim, que pode limpar cerca de 720 mil metros cúbicos. m de ar por dia, funciona a partir da rede de abastecimento de energia em toda a cidade.