O território de Chernobyl começa a dominar
A primeira estação de energia solar apareceu em Chernobyl. Sua capacidade era de 1 MW.
Isto foi dito por um dos líderes da empresa Solar Chernobyl Evgeny Varyagin. A usina é composta por 3,8 mil painéis, que são montados em um terreno de um ano e meio. O território está localizado próximo à fonte da explosão na usina nuclear de Chernobyl.
A capacidade da fonte de energia construída será suficiente para abastecer uma pequena aldeia ou quase 2000 apartamentos urbanos.
O projecto Solar Chernobyl iniciou o seu trabalho graças a acordos entre a administração da empresa ucraniana Rodina Energy Group e a holding alemã Enerpark AG. A busca por investimentos na criação da usina vem ocorrendo desde 2016. Como resultado, os fundos foram levantados no valor de 1 milhão de euros. Em novembro de 2017, a Bloomberg já anunciou a conclusão do trabalho na instalação, mas nenhuma informação foi recebida das autoridades.
Projetos para criar novas células solares estão interessados em algumas empresas francesas e chinesas. Os especialistas pretendem continuar a busca de investimentos em novos empreendimentos similares.A atividade solar na área de Pripyat é alta, é impossível usar a terra para o propósito pretendido. Portanto, o surgimento de um projeto que permite o uso de recursos “ociosos” de trabalho tem atraído a atenção de muitos investidores.