O novo robô flexível pode ser o seu ajudante suíço em casa.

Pesquisadores da Escola Politécnica da Suíça criaram um robô de vácuo flexível. Ele é capaz de se mover de forma independente, agarrando objetos e rastejando em superfícies de vidro escorregadio. O autor da nova invenção foi Jamie Paik.

O sistema consiste em três módulos de tipo inflável, que podem mudar seu tamanho através de compressão ou expansão. Isso permite que eles mudem a direção de seu movimento de acordo com um determinado caminho. Todos os três módulos podem ser usados, e apenas um pode ser usado - todas as partes são facilmente separadas umas das outras e são capazes de trabalhar de forma independente. A bomba de vácuo fornece energia ao robô, o sistema de controle é o mesmo para todas as partes.

Os desenvolvedores prometem que o novo dispositivo terá multifuncionalidade. Por exemplo, quando você conecta uma unidade especial ao fundo, você pode transformar o robô em um dispositivo que captura objetos.Se o comprimento dos módulos não for suficiente, você pode facilmente adicionar mais algumas peças e usá-las em um único sistema. E com a ajuda de otários, você pode fazer o dispositivo rastejar pelas janelas.

Uma característica distintiva da invenção, em comparação com modelos semelhantes criados anteriormente, é a maneira "contrátil" de operar o sistema. Nos antecessores, o mecanismo de pressão do ar foi tomado como base, o que, devido ao forte estiramento dos músculos artificiais, levou muitas vezes a quebras de partes. A nova versão do trabalho elimina essas dificuldades.

O novo robô, de acordo com seus criadores, pode se tornar um assistente indispensável no desempenho de várias tarefas domésticas. Ele pode, por exemplo, dar-lhe as ferramentas necessárias para fazer pequenos reparos, ajudar a lavar as janelas e, provavelmente, até mesmo empurrar as cortinas e trazer chinelos. Se os criadores serão capazes de traduzir em realidade o modelo ideal de tal robô e, mais importante, torná-lo acessível às pessoas comuns, o tempo dirá.

Comentários: 0
Continuando o tema:

Filmadora

Cinema em casa

Centro de música