Inteligência Artificial substituirá o psiquiatra
Especialistas do Departamento de Pesquisa Ibm criou um sistema de inteligência artificial que pode prever a presença de mudanças na psique.
Atualmente, apenas um psiquiatra é capaz de avaliar a saúde mental de um paciente e fazer um diagnóstico. Isso requer inúmeras conversas com o paciente, análise de características comportamentais em diversas situações. Esse processo leva muito tempo e requer médicos altamente qualificados.
Ao mesmo tempo, o atraso na realização do diagnóstico correto reduz significativamente as chances de recuperação do paciente, levando a consequências irreversíveis em sua vida. Muitas vezes, pessoas com doenças mentais ferem não apenas a si mesmas, mas também as pessoas ao redor.
O trabalho de inteligência artificial é baseado nas descobertas obtidas no decorrer de experimentos realizados em 2015. Mesmo assim, o sistema foi capaz de capturar as diferenças entre pacientes comuns e aquelescujas reações subseqüentemente levaram ao desenvolvimento de psicose. Entre as características da fala dos pacientes, houve poucas voltas de fala, saltando de um pensamento para outro. A avaliação foi baseada em um monólogo, durante o qual o sujeito falou sobre si mesmo.
Um novo estudo, dois anos depois, abrangeu um grupo mais amplo de pacientes. Desta vez, eles foram convidados a recontar a história lida no dia anterior. Os resultados obtidos foram combinados com os resultados do experimento em 2015, como resultado do surgimento de um sistema de inteligência artificial.
A precisão da técnica é de 80-85%, este é um indicador suficiente para usá-lo como um método auxiliar de diagnóstico. Segundo os autores, a inteligência artificial não só facilitará o trabalho dos médicos, mas também reduzirá a presença de um elemento de subjetividade na avaliação da condição do paciente.