Qual aquecedor é melhor escolher: infravermelho ou óleo
Na variedade existente de tipos de equipamentos de aquecimento não é tão fácil de navegar. Qual aquecedor é melhor comprar: infravermelho ou oleosa? Esta questão é relevante para muitos que vão comprar equipamentos para aquecimento de um apartamento, uma casa de campo ou uma pequena cabana. Para fazer uma escolha, vamos entender como eles funcionam e em que base funcionam.
Conteúdo
O que são aquecedores infravermelhos?
Uma característica distintiva do equipamento infravermelho é o fato de que ele não aquece o espaço aéreo circundante, mas tudo o que acontece no escopo raios infravermelhos: o chão, paredes, objetos, pessoas. E superfícies já quentes aquecem o ar, criando uma atmosfera acolhedora na sala com uma temperatura confortável. O sol funciona da mesma maneira. Portanto, este equipamento de aquecimento é chamado de "sol interior" (para mais detalhes, consulte o artigoprincípio de funcionamento do aquecedor com radiação infravermelha).
Como
O design consiste em:
- A caixa de aço, que é exterior coberta com esmalte resistente ao calor, e no interior - com um refletor de alumínio.
- Elemento de aquecimento
- Termostato para regular a temperatura.
- Um sensor de superaquecimento que desliga automaticamente a unidade quando a temperatura crítica é atingida.
Tipos de dispositivos
Dependendo do tipo de energia usada, os aquecedores infravermelhos são:
- elétrica;
- gás;
- diesel.
O método e o local de instalação são distintos:
- Móvel - facilmente transportável de um lugar para outro.
- Estacionário - na maioria dos casos, dimensional e instalado em um só lugar.
Estacionário, por sua vez, são divididos em:
- posição no chão;
- teto;
- montado na parede;
- suspenso.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens sobre outros tipos de aquecedores incluem-se os seguintes:
- Aquecimento de espaço acelerado.
- A sala inteira não aquece, mas apenas a parte dela que está na faixa de radiação infravermelha (o que é muito conveniente se for necessário aquecer uma zona específica).
- Trabalho silencioso.
- Ambientalmente amigável - nenhum oxigênio é queimado.
- Conforto de operação.
- Facilidade de instalação e desmontagem.
Com os inegáveis méritos dos aquecedores infravermelhos existentes, há uma desvantagem única, mas muito significativa: custo muito alto.
Escopo
Aquecedor infravermelho pode ser usado como um tipo primário ou adicional de aquecimento. Ele consegue lidar com sua função em todos os lugares: no apartamento, no campo e em uma grande casa de campo. Também é usado para aquecimento de escritórios, cafés, restaurantes, instalações industriais; participa de processos de produção quando é necessário manter um determinado regime de temperatura.
Como escolher o modelo ideal
Então, tendo se familiarizado com aquecedores infravermelhos, tendo aprendido tudo sobre suas vantagens e desvantagens,Você pode escolher com segurança o modelo mais adequado para suas condições.
Para alojamentos e escritórios é melhor escolher um dispositivo elétrica tipo:
- Determine o tipo de unidade: portátil ou estacionária. A conveniência de um dispositivo portátil é óbvia - a capacidade de transferir de uma sala para outra ou transportar para o país. Verifique se o aparelho montado no chão está equipado com um sistema de proteção contra superaquecimento e um sensor de desconexão de desconexão. O dispositivo estacionário é conveniente porque não ocorre em uma sala instalada no teto ou presa a uma parede, mas não interfere na limpeza da sala.
Para o quarto das crianças, a opção de teto é recomendada como a mais segura.
- Para pegar o dispositivo com uma potência adequada, que é determinada a partir do cálculo: para cada 10m2 área - 1 kW.
- Muitas vezes, uma boa aparência do produto pode dizer muito sobre a qualidade. Você deve prestar atenção em como o case se parece, se é forte o suficiente, a espessura do cabo, a qualidade da fabricação do plugue.
Para aquecimento de espaços abertos, aplique aquecedores infravermelhos do tipo gás ou elétrico - guarda-chuvas térmicos, que não vai congelar em um piquenique de inverno,irá fornecer excelente proteção às plantas das geadas de inverno. O raio de aquecimento de tal guarda-chuva térmico consegue de dois para cinco metros.
O que é um aquecedor de óleo
Os primeiros radiadores de óleo, eles também são chamados assim, começaram a ser produzidos a partir do meio do século passado. Seus descendentes modernos mudaram muito, encontrando uma aparência elegante e uma série de funções adicionais. Devido ao alto nível de confiabilidade, eles são muito populares.
Como
O projeto é muito simples: consiste em um reservatório metálico cheio de óleo mineral. Dentro do tanque, no óleo, é um elemento de aquecimento (para mais detalhes, consulte o artigosobre as características do dispositivo de aquecedores a óleo).
Para controlar a temperatura, o dispositivo está equipado com um reostato (um regulador de potência especial).
Nos modelos modernos existem:
- Proteção elétrica interna contra sobreaquecimento - quando uma determinada temperatura é atingida, o dispositivo é desligado automaticamente.
- Um temporizador que ligará o dispositivo na hora marcada, economizando kilowatts de eletricidade.
- O sensor desvia da horizontal, desabilitando o aquecedor ao capotar.
Tipos
Existem dois tipos de instrumentos:
- Painel com um tanque para óleo na forma de um único painel plano.
- Seccional, composto por secções semelhantes com um elemento de aquecimento comum (foto acima).
Radiadores seccionais têm uma grande superfície de trabalho e painel - ocupam menos espaço se forem colocados ao longo das paredes. Há também ao ar livre e montado na parede modelos.
Pontos fortes e fracos
Entre as vantagens dos radiadores a óleo, você pode especificar:
- alto grau de confiabilidade proporcionado pela simplicidade do design;
- segurança;
- preço baixo;
- trabalho silencioso;
- arrefecimento lento após desligar;
- a mobilidade permitindo mover facilmente o dispositivo da sala para a sala.
Desvantagens:
- Longo aquecimento após ligar: de 30 minutos a uma hora.
- O forte aquecimento do dispositivo leva ao aquecimento da superfície do dispositivo a 100 ° C e acima, o que representa um grande perigo para crianças pequenas e animais de estimação.
- O volume do dispositivo.
Como escolher o modelo ideal
Para calcular a potência ótima do aquecedor de óleo, use a regra comum a todos esses dispositivos: para cada 10m2 área - 1 kW de potência.
A potência produzida pelos radiadores de óleo varia na faixa de 1-2,5 kW.
Operação e manutenção de aquecedores
As regras de operação e manutenção são as mesmas para todos os tipos de aquecedores:
- É estritamente proibido secar as coisas no radiador incluído! Se você precisar secar roupas, coloque as coisas em cima, mas primeiro desconecte o dispositivo da rede.
- Não use o aquecedor como cabide ou cubra-o com coisas. Isto dificulta a ventilação do ar, o que pode levar a uma avaria do aparelho e, como consequência, a uma situação de risco de incêndio.
- Não deixe a máquina ligada perto de coisas inflamáveis.
- Recomenda-se instalar o dispositivo incluído a uma distância de pelo menos 50 cm dos objetos.
- Mantenha o cabo de alimentação afastado da superfície quente do dispositivo..
- Para manter o dispositivo limpo, limpe-o do pó com um pano seco e macio, mas somente quando estiver desligado e resfriado.
- Aquecedor de piso só deve ser operado em posição vertical.
Conclusão
Depois de analisar as características técnicas dos aquecedores infravermelhos e de óleo, suas vantagens e desvantagens, pode-se entender que ambos os tipos são realmente bons. A palavra decisiva - para oportunidades financeiras e seus desejos pessoais.