Criação independente de um aquecedor de infravermelhos
Devido ao aumento constante no custo de aquecimento de casas, as pessoas são obrigadas a procurar uma alternativa aos caros dispositivos de aquecimento. Uma excelente opção é aquecedores infravermelhosque ganharam imensa popularidade devido à sua economia. Depois de ler este artigo, cada pessoa será capaz de descobrir como fazer um aquecedor de infravermelho com suas próprias mãos.
A fim de tornar o aquecimento do quarto mais barato, os artesãos domésticos aprenderam a usar os raios infravermelhos em seus próprios dispositivos. Existem muitas opções para o design do aquecedor usando radiação IR. Considere alguns deles.
Conteúdo
Os principais elementos e princípio de funcionamento dos aquecedores infravermelhos
Aquecedor caseiro tem uma vantagem significativa sobre a loja - vai custar muito mais barato. Antes de começar, você deve entender os elementos básicos necessários para o trabalho. E o aquecedor de infravermelho consiste nas seguintes partes:
- elemento de aquecimento (aquecedor), emissor;
- invólucro resistente ao calor;
- elemento reflexivo (refletor);
- cabo com ficha de 12 V para ligação à tomada.
Quase todos os aquecedores infravermelhos são compostos por essas peças básicas. O princípio de operação de um aquecedor infravermelho é o seguinte: a energia elétrica de entrada é convertida para aquecer a radiaçãoque transfere calor para o meio ambiente.
A principal característica desses dispositivos é que a radiação não aquece o ar, mas os objetos (que aparecem no caminho) e, depois, dos objetos, o calor passa para o espaço aéreo.
Para que o esquema self-made funcione, vários requisitos devem ser atendidos. Primeiro, certifique-se de preparar fonte de radiação, que podem ser os seguintes elementos:
- lâmpadas incandescentes (halogéneo, carbono ou quartzo);
- painel multi-camadas especial.
O aquecedor de painel é feito da seguinte maneira: entre cada camada há um filamento de metal fino que cria resistência à corrente elétrica, resultando em aquecimento até a temperatura desejada. Os raios de calor que saem do painel produzem o aquecimento da sala.
Outra parte importante para a montagem do aquecedor com as próprias mãos é refletor. Para o seu fabrico necessitará de aço polido ou alumínio. A principal função do refletor é a formação do fluxo de calor e sua direção para uma dada zona de aquecimento. Graças a ele, é possível formar certas zonas de aquecimento ativas.
O aquecedor infravermelho de fabricação própria será mais barato e dará uma experiência inestimável para o mestre de início. Abaixo estão instruções para fazer vários tipos de aparelhos em casa.
Fabricação de aquecedor infravermelho do refletor antigo
Para a fabricação de tal dispositivo, serão necessários os seguintes materiais:
- refletor antigo;
- um dieltrico refractrio (se estiver ausente, ent uma placa convencional de qualquer dietro feita de cerica vidrada seradequada como substituto);
- haste de aço;
- fio nicromo.
Os trabalhos devem ser executados na seguinte ordem:
- Inicialmente, o refletor antigo deve ser limpo de poeira e sujeira aderente.
- Inspecione o cabo de alimentação e o plugue quanto a danos mecânicos e verifique a integridade dos terminais de conexão com a hélice.
- Meça o comprimento da espiral antiga (enrolada em um corpo de cerâmica) e pegue um pino de aço igual em comprimento.
- É necessário enrolar um fio de nicromo com um espaçamento entre as bobinas de 2 mm na haste.
- Após a conclusão do enrolamento, você deve remover a espiral da base e colocá-la (o principal é que as bobinas não se toquem) no dielétrico.
- Nas extremidades da hélice, você deve conectar a energia da corrente elétrica da tomada e verificar a operabilidade.
- A bobina aquecida do filamento de nicromo deve ser colocada em um recesso no cone cerâmico do futuro aquecedor e conectada aos terminais de energia.
Estas são as ações que devem ser realizadas para tornar a sua versão do aquecedor de infravermelho de um antigo refletor soviético.
Aquecedor reflexivo
Este método é um dos mais fáceis e baratos. Para fazer o aquecedor, você precisará várias folhas de folha. Ele é o seguinte: por trás de uma folha de radiador de aquecimento central está ligado, portanto, reflete sobre o calor que emana da bateria para dentro do quarto, e sem ele tudo é absorvido pela parede.
Esta modificação faz com que seja possível aumentar a transferência de calor de aproximadamente 10-20%, eo custo necessário para um método tal equivaleria a uma mera moeda de um centavo, porque você precisa comprar apenas o papel alumínio e cola.
Aquecedor de infravermelho feito de cola de plástico e grafite
Para fazer tal aquecedor precisará dos seguintes materiais:
- duas folhas de plástico laminado, cujas dimensões devem ser de 1 * 2 m;
- pó de grafite;
- adesivo epóxi;
- moldura de madeira;
- Conecte o plugue em uma tomada de 12 volts.
O primeiro passo é fazer solução adesivaA base da qual será uma pequena quantidade de pó de grafite e cola epóxi, em uma proporção de 1: 1. Após a preparação, deve ser aplicado em ziguezague à folha de plástico, no ladoonde a superfície é mais áspera. O tratamento de grafite aplicado serve como um condutor com alta resistência.
Em seguida, você precisa colar essas duas juntas de plástico juntas (pelas laterais onde a solução de grafite é aplicada) com cola epóxi. O esquema resultante é colocado em uma moldura de madeira para dar rigidez e estática. Terminais de cobre são anexados à massa de grafite de lados diferentes da estrutura. Após a solução ter secado completamente, o cabo de fiação é conectado aos terminais e o dispositivo pode ser conectado a uma rede elétrica.
Segurança
Durante o trabalho de fabricação deve ser cuidadoso e cauteloso, porque você está lidando com aparelhos elétricos. Se de repente um aquecedor caseiro falhar, não será difícil repará-lo, pois ele é feito com as próprias mãos e você compreende sua estrutura. Você também pode encontrar informações úteis sobre como faça um aquecedor a óleo faça você mesmo.