Como fazer um forno de indução e caldeira de aquecimento de um inversor
O uso de bobinas de indução em vez de elementos de aquecimento tradicionais em equipamentos de aquecimento aumentou significativamente a eficiência das unidades com menor consumo de eletricidade. Os aquecedores por indução começaram a ser vendidos há relativamente pouco tempo, além de preços relativamente altos. Portanto, os artesãos não deixaram sem atenção a este tópico e descobriram como fazer um aquecedor de indução a partir de um inversor de soldagem.
Conteúdo
Vantagens do aquecedor de indução
Todos os dias, os aquecedores por indução estão ganhando popularidade entre os consumidores devido às seguintes vantagens:
- alta eficiência;
- a unidade funciona quase em silêncio;
- caldeiras de indução e aquecedores são considerados bastante seguros em comparação com equipamentos de gás;
- o aquecedor é totalmente automático;
- o equipamento não requer manutenção constante;
- devido ao aperto do dispositivo, o vazamento é excluído;
- devido às vibrações do campo eletromagnético, a formação de escala torna-se impossível.
Também as vantagens deste tipo de aquecedor incluem a simplicidade do seu design e a disponibilidade de materiais para a montagem do aparelho com as próprias mãos.
O funcionamento do aquecedor de indução
O aquecedor do tipo indutor contém os seguintes elementos.
- Gerador de corrente. Graças a este módulo, a corrente alternada da rede eléctrica doméstica é convertida em alta frequência.
- Indutor. É feito de fio de cobre, torcido na forma de uma bobina, para formar um campo magnético.
- Elemento de aquecimento. É um tubo de metal colocado dentro do indutor.
Todos esses elementos, interagindo uns com os outros, trabalhar sobre o seguinte princípio. A corrente de alta frequência desenvolvida pelo gerador é alimentada a uma bobina de indutor feita de condutor de cobre.A corrente de alta freqüência é convertida pelo indutor em um campo eletromagnético. Além disso, o tubo de metal dentro do indutor é aquecido devido à influência dos fluxos de vórtice na bobina. O transportador de calor (água) que passa pelo aquecedor retira energia do calor e o transfere para o sistema de aquecimento. Além disso, o refrigerante atua como um resfriador do elemento de aquecimento, o que prolonga a “vida” da caldeira de aquecimento.
Abaixo está o circuito elétrico do aquecedor de indução.
A foto a seguir mostra como funciona um aquecedor de metal de indução.
É importante! Se você tocar na parte aquecida a duas voltas do indutor, haverá um curto-circuito entre as voltas, do qual os transistores queimarão instantaneamente.
Montagem e instalação do sistema
Não é possível conectar o indutor aos terminais da máquina de solda destinados à conexão dos cabos de soldagem. Se isso for feito, a unidade simplesmente falhará. Para adaptar o inversor para funcionar com um aquecedor por indução, será necessária uma reformulação bastante complicada do aparelho, exigindo, em primeiro lugar, o conhecimento em radiotelecomando.
Em poucas palavras, esta alteração se parece com isso: uma bobina, ou seja, seu enrolamento primário, é necessária para ser conectada após o conversor de alta freqüência do inversor, em vez da bobina de indução embutida no último. Além disso, você precisará remover a ponte de diodos e soldar a unidade capacitiva.
Como o inversor de soldagem se converte em um aquecedor de indução? vídeo.
Forno de indução para metal
Para fazer um aquecedor de indução a partir de um inversor de soldagem, os seguintes materiais são necessários.
- Máquina de soldadura do inversor. Bem, se a unidade será implementada suavemente corrente ajustável.
- Tubo de cobre com cerca de 8 mm de diâmetro e comprimento suficiente para fazer 7 voltas ao redor do tarugo com 4-5 cm de diâmetro. Além disso, após as bobinas, as extremidades livres do tubo devem ter cerca de 25 cm de comprimento.
Para montar o forno, siga estes passos.
- Pegue qualquer peça com um diâmetro de 4-5 cm, que servirá como modelo para enrolar uma bobina a partir de um tubo de cobre. Pode ser uma peça redonda de madeira, metal ou tubo de plástico.
- Pegue o tubo de cobre e rebite uma extremidade dele com um martelo.
- Encha o tubo com força areia seca e rebite a segunda extremidade dele. A areia não permitirá que o tubo se parta ao torcer.
- Faça 7 voltas do tubo ao redor do modelo, depois corte suas extremidades e despeje a areia.
- Ligue a bobina resultante a um inversor convertido.
Aquecedor de água de indução
Os seguintes elementos estruturais serão necessários para montar a caldeira.
- Inversor. O dispositivo é escolhido tal poder, o que é necessário para a caldeira de aquecimento.
- Tubo de parede grossa (plástico), você pode marcar PN, o comprimento deve ser 40-50 cm, o líquido refrigerante (água) passará por ele. O diâmetro interno do tubo deve ser de pelo menos 5 cm, neste caso, o diâmetro externo será de 7,5 cm.Se o diâmetro interno for menor, a capacidade da caldeira será baixa.
- Arame de aço. Você também pode levar uma barra de metal com um diâmetro de 6-7 mm. De um arame ou uma barra os pequenos pedaços (4-5 mm) cortam-se. Esses segmentos irão atuar como um trocador de calor (núcleo) do indutor.Em vez de peças de aço, você pode usar um tubo de metal de diâmetro menor ou um parafuso de aço.
- Varas ou hastes de PCBEm qual a bobina de indução será ferida. O uso de PCB irá salvar o tubo da bobina aquecida, porque este material é resistente a altas temperaturas.
- Cabo isolado Secção transversal de 1,5 mm2 e um comprimento de 10-10,5 metros. O isolamento do cabo deve ser fibra, esmalte, fibra de vidro ou amianto.
Caldeira de aquecimento por indução é montada de acordo com o seguinte algoritmo. Encha o corpo do trocador de calor com produtos de metal, como discutido acima. No final do tubo que serve de corpo, adaptadores de solda que são adequados em diâmetro para os tubos do circuito de aquecimento.
Se necessário, você pode soldar cantos nos adaptadores. Também deve acoplamento americano de solda. Graças a eles, o aquecedor será fácil de desmontar, para reparo ou inspeção de manutenção.
O próximo passo é colocar o trocador de calor no alojamento. textolite tirasem que a bobina será enrolada. Você também deve fazer um par de racks de 12 a 15 mm de altura do mesmo PCB. Eles serão localizados contatos para conectar o aquecedor ao inversor convertido.
Enrole uma bobina sobre tiras de textolite. Entre as bobinas deve ser uma distância de pelo menos 3 mm. O enrolamento deve consistir em 90 voltas de condutor. As extremidades do cabo devem ser fixadas em racks previamente preparados.
Toda a estrutura é colocada em um invólucro, que servirá de isolamento para a segurança. Um tubo de plástico com um diâmetro maior do que a bobina é adequado para o revestimento. Na capa protetora, é necessário fazer 2 furos para a saída do cabo elétrico. Plugs podem ser instalados nas extremidades do tubo, após o que os buracos devem ser feitos neles. Através da última caldeira será conectado à linha de aquecimento.
É importante! Teste o aquecedor somente após enchê-lo com água. Se você ligá-lo "seco", o tubo de plástico vai derreter e você terá que remontar o aquecedor.
Em seguida, a caldeira cortes no sistema de aquecimento de acordo com o esquema abaixo.
O diagrama de fiação consiste nos seguintes elementos.
- Fonte de corrente de alta freqüência. Neste caso, é um inversor modificado.
- Aquecedor de indução.
- Recursos de segurança. Este grupo pode incluir: termômetro, válvula de segurança, manômetro, etc.
- Válvulas de esfera. Eles são usados para drenar ou encher o sistema com água, bem como para desligar o fornecimento de água em uma determinada parte do circuito.
- Bomba de circulação. Graças a ele, a água pode passar pelo sistema de aquecimento.
- Filtrar É usado para limpar o refrigerante de impurezas mecânicas. A purificação da água prolonga a vida de todo o equipamento.
- Tipo de membrana do tanque de expansão. É usado para compensar a expansão térmica da água.
- Radiador de aquecimento. Para aquecimento por indução, é melhor usar radiadores de alumínio ou bimetálicos, pois eles têm alta transferência de calor com pequenas dimensões.
- Mangueira através do qual é possível encher o sistema ou drenar o refrigerante a partir dele.
Como pode ser visto pelo método acima, é bem possível fabricar um aquecedor por indução sozinho. Mas não será melhor que o comprado. Mesmo que você tenha o conhecimento necessário em engenharia elétrica, você deve pensar em quão segura será a operação de tal dispositivo, já que ele não está equipado com sensores especiais ou com uma unidade de controle. Portanto, recomenda-se dar preferência ao equipamento acabado fabricado na fábrica.