Soldagem caseira de argônio
A soldagem de argônio é um método indispensável pelo qual você pode criar conexões permanentes de produtos de metais não-ferrosos, titânio, aço inoxidável e outras ligas. Além disso, esse tipo de soldagem tem boa qualidade de solda e alto desempenho. A versatilidade da soldagem de argônio também atrai artesãos domésticos. Mas este equipamento tem um alto custo, e para uso doméstico quase nunca comprou. Portanto, mais e mais artesãos estão começando a pensar em fazer suas próprias mãos de uma unidade de soldagem de argônio.
Conteúdo
Tecnologia e aplicação de soldagem de argônio
A soldagem de argônio é um pouco como um arco comum, mas é usada para proteger a poça de solda. gás de proteção - argônio. Este gás inerte tem um número de propriedades inerentes apenas a ele.
- Como o argônio é 38% mais pesado que o ar, ele penetra bem na poça de fusão e o protege dos gases na atmosfera. Devido a isso, a costura de soldagem é obtida sem a formação de um filme de óxido, que melhora a qualidade da conexão.
- O argônio está presente no ar e, portanto, é um subproduto resultante da produção de oxigênio e nitrogênio da atmosfera, e é o mais barato entre os gases de proteção para soldagem.
O processo de soldagem em um ambiente de argônio ocorre da seguinte maneira. Apenas 1 segundo antes da ignição do arco, o argônio é alimentado no queimador. O soldador traz o eletrodo para a peça preparada para a conexão e pressiona o botão liga / desliga. Mas como a ignição de um arco em um gás protetor requer sua alta ionização, um oscilador assume o controle.
Um oscilador é um dispositivo que produz pulsos de alta frequência e alta voltagem que podem ionizar um gás e inflamar um arco entre o eletrodo e a peça de trabalho.
Após a ignição do arco, o fio de enchimento é alimentado manualmente ou no modo automático para a junção das peças. As peças são soldadas por fusão do aditivo, o metal do qual cai sobre as bordas fundidas das peças unidas.
Tradicionalmente, a soldagem de argônio envolve a combinação de metais com um eletrodo de tungstênio não consumível, criando um arco e aditivos na forma de uma haste ou fio de metal. Este tipo de soldagem tem a designação internacional “TIG”.
A soldagem de argônio é usada nas seguintes áreas.
- Construção de quadros. Soldas podem suportar cargas constantes.
- A junção de tubos, tanto de aço como de metais não ferrosos, incluindo tubos de várias ligas.
- Metais dissimilares compostos.
- Splicing de praticamente qualquer metais entre si: titânio, cobre, alumínio, aço inoxidável, bronze, latão, ferro fundido, etc. Isto é especialmente importante para a indústria automotiva.
- Fazendo decorativo e jóias.
Elementos para a montagem de um dispositivo caseiro
Para montar equipamentos para soldagem com argônio, você precisará dos seguintes itens:
- máquina de solda de corrente contínua ou tipo inversor;
- oscilador;
- unidade de proteção do inversor;
- queimador;
- balão com argônio;
- redutor de gás;
- mangueira de gás;
- cabos de solda.
Fonte atual
Como uma fonte atual de soldagem TIG, você pode usar a transformador de soldagem e na sua saída, adapte uma ponte de diodos para a retificação de corrente. Você também pode usar retificador de solda. Mas, para ambos os tipos de dispositivos, você precisará adicionar outro oscilador, o que contribuirá para a ignição sem contato do arco.
Na Internet, você pode ler o que é mais fácil fazer a soldagem de argônio a partir de um inversor. Mas existem algumas nuances. Existem inversores em que já oportunidade embutida para soldagem TIG. Neste caso, basta conectar a luva com a tocha para soldagem de argônio ao equipamento, conectar a mangueira ao cilindro com argônio e a unidade está pronta para operação. Mas primeiro você precisa mudar para o modo TIG e definir a amperagem necessária.
Deve-se notar que em tais inversores um oscilador e a proteção necessária já estão embutidos.
Inversores sem função de soldagem TIG incorporada não podem ser usados para este propósito. Mesmo se você conectar um oscilador externo a ele, o inversor simplesmente queimará. Para evitar isso, você precisará de um pequeno retrabalho inversor, que é adicionar um bloco de proteção ao seu esquema. Esta unidade pode ser montada junto com o oscilador em uma placa e colocada em uma caixa separada. Obtenha um pequeno prefixo para o inversor.
Oscilador e bloco de proteção
Como mencionado acima, um acessório de soldagem exigirá um acessório especial para soldagem TIG. Pode ser montado manualmente de acordo com o esquema fornecido abaixo.
Este circuito inclui um bloco de proteção (localizado à esquerda) e um oscilador. O último pode ser comprado na China ou montar você mesmo. Como está indo o esquema acima, você pode descobrir olhando para ele vídeo.
Queimador
Para a soldagem de argônio, uma tocha especial é usada, consistindo de um bocal de cerâmica e um suporte de eletrodo de tungstênio.
Também no queimador há um botão de partida e uma válvula de fornecimento de gás. O gravador pode ser montado a partir de componentes que são suficientes em sites chineses, ou comprar pré-fabricados (montados) no mesmo local.
Balão de argônio
Por razões de segurança, é costume pintar todos os cilindros de gás em cores diferentes e inscrever cores diferentes neles também. Abaixo está uma imagem que mostra todas as variedades de cilindros de gás com seus respectivos rótulos e cores.
Como pode ser visto a partir da figura, cilindros de preto (com uma faixa branca) ou cinza (com uma faixa verde e uma inscrição) são usados para o argônio. Para soldagem tig aplicar argônio purificado. Portanto, você precisará comprar um balão cinza com uma inscrição verde “Argon Pure”.
Dica! Para uso profissional são utilizados cilindros com capacidade de cerca de 50 litros, com um grande peso. Mas, para uso doméstico, haverá latas de 10 litros suficientes que podem ser movidas de forma independente.
Caixa de velocidades
Como o gás no cilindro está sob grande pressão, para aplicá-lo ao queimador, você precisa de uma caixa de engrenagens. Este dispositivo mostra a pressão no cilindro e permite ajustar a taxa de fluxo de gás através da mangueira que leva ao queimador.
O redutor deve ser escolhido estritamente sob um certo gás, isto é, neste caso - sob argônio. Normalmente, o dispositivo tem a mesma cor que o cilindro de gás.
Mangueira e cabos de soldagem
Se você montar a luva para a soldagem com argônio, ela ficará grossa e mal dobrada, pois é necessário colocar um cabo elétrico e uma mangueira de gás nela. Além disso, você precisará adquirir separadamente conectores para conexão ao queimador e ao inversoruse um inversor com capacidade de soldagem TIG). A manga acabada para a soldagem de argônio pode ser comprada no mesmo lugar que a tocha.
Algoritmo de Máquinas de Solda
A montagem de equipamentos para soldagem de argônio a partir de um inversor é bastante simples.
- Conecte ao inversor uma unidade de proteção com um oscilador de acordo com o esquema acima.
- Cabo terra deve ser conectado ao terminal do oscilador com um “+“. O cabo que vai para o gravador é conectado ao terminal com um sinal “-”. Para soldagem de alumínio, os cabos são conectados em sentido inverso.
- Ligue o queimador à mangueira com cabo e mangueira de gás.
- Aparafuse ao cilindro com a caixa de engrenagem de argônio.
- A mangueira de gás deve ser conectada a uma caixa de engrenagem montada em um cilindro de gás de argônio.
- Ligue o inversor a 220 V e o oscilador à fonte de alimentação de 6 V.
Depois disso, a máquina de solda TIG auto-montada estará pronta para uso. Mas primeiro deve ser configurado corretamente.
Configurando o equipamento acabado
A instalação autônoma para soldagem de argônio requer as seguintes configurações.
- Afie o eletrodo de tungstênio no apontador para que ele se torne parece uma agulha. Isso é feito de modo que o arco esteja concentrado no final da agulha e não “ande” em direções diferentes.
- Pegue uma tocha e instale um eletrodo de tungstênio nela. O diâmetro do eletrodo deve corresponder à pinça na qual ele é fixado.
- Abra a válvula no queimador e ajuste o taxa de fluxo de argônio usando um redutor (uma vazão de 12–15 l / min será suficiente) e feche a válvula no queimador novamente.
- Ligue o oscilador e leve a tocha com o eletrodo para o metal ao qual o cabo terra está conectado.
- Quando você pressiona o botão liga / desliga entre o metal e o eletrodo a uma distância de aproximadamente 0,5 mm, um arco deve aparecer.
- Ligue o gás e pressione o botão novamente. Neste caso, o arco deve ser aceso já a uma distância de 10 mm ou mais.
Depois de realizar as configurações simples acima, podemos dizer que o dispositivo com a função TIG está totalmente operacional.