Possibilidades de renovador - ferramenta multifuncional
Relativamente recentemente, nas roupas de artesãos profissionais e domésticos, surgiu uma ferramenta universal, chamada de renovador ou multiferramenta. Sua característica são os inúmeros bicos, com a ajuda dos quais se pode mecanizar um grande número de operações tecnológicas usadas na construção, reparo e outros campos de atividade associados a um trabalho minucioso e monótono. Esta ferramenta multifuncional não compete em desempenho com modelos altamente especializados de serras, moedores ou trituradores. Sua vantagem está na capacidade de executar trabalhos precisos e precisos em locais de difícil acesso.
Conteúdo
Design e princípio de funcionamento
Qualquer ferramenta elétrica tem um motor conectado por meio de um acionamento com um elemento de trabalho atuando de uma forma ou de outra na peça de trabalho. Tal mecanismo geralmente realiza movimento rotacional ou alternativo. No coração da criação de um renovador, em contraste com os dispositivos tradicionais, existem dois princípios básicos.
- Usando um motor com muitos bicos facilmente substituíveis, que estende a funcionalidade multitool em comparação com qualquer um dos modelos especializados do tipo usual.
- O uso de oscilações de alta freqüência com pequena amplitude, o que permite trabalhar com extrema precisão e precisão.
A maioria dos renovadores tem um corpo alongado, para o qual, para a conveniência do operador, podem ser anexadas alças ergonômicas. O dispositivo interno consiste em um motor elétrico, cujo eixo rotativo está associado a um excêntrico. Suas vibrações são transmitidas para a captura com um bocal fixado nela.
O design geralmente fornece a capacidade de posicionar a superfície de trabalho da ferramenta em diferentes ângulos, dependendo das condições de uso e do tipo de operação que está sendo executada.
A Vibrotool está passando por altas cargas durante a operação, então seus componentes mais críticos são feitos de aço de alta qualidade e todas as peças de fricção são sempre lubrificadas. Os modelos mais avançados estão equipados partida suave, permitindo minimizar o pico de impacto negativo na unidade, caindo no momento inicial do trabalho.
Os pontos fortes dos renovadores incluem:
- uma ampla gama de operações realizadas;
- facilidade de uso, com base em um estudo cuidadoso do design e baixo peso;
- alta confiabilidade com longa vida útil;
- controle simples e proteção efetiva contra sobrecarga;
- segurança total para o operador.
Classificação Renovator
A multiferramenta elétrica é principalmente caracterizada por energia. De acordo com este indicador, os seguintes tipos de dispositivos são diferenciados.
- Eletrodomésticos até 100 watts, projetado para o processamento periódico de materiais finos e maleáveis.
- Modelos profissionaisque consomem mais de 300 watts, que podem ser usados intensivamente quando expostos a superfícies duras, incluindo trabalho em concreto, metais não-ferrosos, substratos de cimento ou cerâmica e plásticos fortes.
- Dispositivos semi-profissionais, ocupando uma posição intermediária de acordo com suas características.
Dependendo da potência utilizada, a multiferramenta elétrica de mão pode ser alimentada por rede ou por bateria.. O primeiro é conveniente usar em um local de trabalho equipado. O segundo é caracterizado pela alta autonomia, que limita apenas a capacidade da bateria.
Para a maioria dos modelos, os fabricantes fornecem a capacidade de controlar a frequência de oscilação. Nesta comutação pode ser realizada por etapas ou suavemente.
Em que situações é necessário multitool
O escopo do cortador universal está diretamente relacionado ao conjunto de bicos fornecidos, que também são fáceis de adquirir adicionalmente. Renovator pode fazer um grande número de operações tecnológicas, que incluem:
- desmontar antigos acabamentos de parede, chão ou teto para uma base sólida;
- limpeza de costuras;
- executar corte de figura em materiais que não diferem em dureza extremamente alta;
- produção de canais técnicos de forma não padronizada;
- moagem de pequenos espaços em branco;
- encaixe áspero das partes de acoplamento;
- corte de materiais em folha;
- tubos de corte ou elementos estruturais localizados em locais de difícil acesso;
- rachaduras de junção;
- limpeza, nivelamento e retificação de qualquer superfície;
- afiar ferramentas de corte.
Todos esses tipos de trabalho podem ser feitos de outras maneiras. A decisão que é mais rentável aplicar: ferramenta de quebra-cabeças ou multifunções, aceitar, com base em condições específicas. Para cortar grandes volumes em uma posição conveniente, você precisa de uma unidade especializada poderosa. No caso de uso de curto prazo, e mesmo em um local de difícil acesso, uma mini ferramenta será necessária. Um moinho industrial funciona bem em seções retas de uma área grande, mas não é capaz de limpar a superfície perto de cantos. Renovator não vai fazê-lo tão rapidamente, mas extremamente alta qualidade e puro.
Tipos de bicos usados
O trabalho do renovador depende tipo de bocal usado: quanto mais eles estão ligados ao instrumento, maiores são suas capacidades. Os tipos mais comuns de itens de trabalho:
- lâminas semicirculares utilizadas para limpar costuras e fissuras;
- raspadores para remover revestimentos de acabamento antigos instalados em diferentes ângulos;
- cortadores semicirculares irregulares, usados como uma serra vibratória em madeira, drywall e outros materiais maleáveis;
- placas de moagem de várias formas, permitindo o trabalho em cantos e outras áreas difíceis.
Para a confiabilidade de segurar o bocal na trava, seu corpo tem cortes moldados, que podem ser diferentes para diferentes fabricantes. Corrigir corretamente a placa de trabalho no dispositivo permite chave sextavada ou braçadeira especial.
Existem adaptadores universais que adaptam os produtos da maioria dos fabricantes uns aos outros.
O que você precisa saber ao comprar um renovador
Em 2017, as vendas de renovadores continuaram a crescer. Isso significa que o consumidor apreciou as vantagens dessa ferramenta e começou a usá-la ativamente na atividade econômica. Tal dispositivo não pode ser atribuído a aquisições baratas, por isso sua compra deve ser tratada com muita responsabilidade. Se você decidir escolher um modelo adequado para sua casa, tente seguir regras simples:
- melhor comprar uma ferramenta de fabricante famoso;
- a aparente economia da compra de iscas baratas resultará em custos adicionais para sua substituição frequente;
- Se você precisa trabalhar com um dispositivo poderoso em uma oficina ou em casa, pare sua escolha em modelo de rede;
- se, durante a tentativa de ligar um renovador, ele funcionar com uma vibração desagradável para as mãos e aquecer rapidamente, descarte essa opção.
A escolha correta da multitool e seus acessórios deve sempre ser baseada em um entendimento preciso da natureza do trabalho à frente e sentimentos pessoais do contato com o instrumento. Somente neste caso, você obterá o máximo benefício e satisfação dos resultados obtidos.