Como trabalhar um moinho manual
A fresa é uma ferramenta única, com grande funcionalidade, que é uma ferramenta indispensável no negócio de carpintaria. Um moinho manual pode criar vários tipos de conexões entre peças de madeira, fazer o processamento figurado de bordas, bordas e camadas de blanks, usá-lo para selecionar ranhuras e ranhuras, bem como para entalhe em madeira e gravação em metal.
Conteúdo
Regras gerais de trabalho
Apesar de sua facilidade de manuseio, o roteador é uma ferramenta traumática se você usá-lo sem seguir regras simples.Assim, as regras básicas para trabalhar com esta unidade são as seguintes.
- As mangas de roupa devem encaixar perfeitamente nas mãos. Se você tem cabelos compridos, precisa pegá-los para evitar que caiam no cortador e no enrolamento subsequente.
- Antes de começar, certifique-se de verifique o cabo de rede por danos no isolamento. Danos no cabo ocorrem no momento em que o cabo acidentalmente atinge um moinho que ainda não parou. As abrasões de isolamento encontradas devem ser isoladas.
- Prepare o local de trabalho para que não contenha objetos estranhos (chaves inglesas, chaves de fenda, parafusos, etc.) que possam cair sob a ferramenta de trabalho e danificá-lo.
- Use somente ferramenta bem afiada (cortadores). Você pode verificar a nitidez da lâmina com o dedo: para isso, você precisa segurá-la na lâmina em um ângulo de 90 graus. Se a borda estiver afiada, você sentirá um leve aperto na pele pelas bordas afiadas. Caso contrário, o dedo escorregará da lâmina facilmente.
- Antes de usar o cortador com um mancal axial, certifique-se de engraxá-lo com uma gota de óleo. O rolamento deve girar com facilidade e sem atrasos.
- Ao instalar o ferramental na pinça, certifique-se de que a haste do cortador entre nele não inferior a 20 mm.
- Sempre que instalar o cortador, remova os depósitos de carbono e os resíduos de madeira de suas lâminas usando uma placa de metal macia.
- Use óculos de segurança especiais. Bem, se eles são à prova de poeira.
- Certifique-se de proteger seu sistema respiratório contra a poeira fina que é formada em abundância durante a fresagem, especialmente se as peças forem feitas de aglomerado laminado e MDF. Como defesa, você pode usar um respirador ou uma máscara médica comum comprada em uma farmácia.
- Prenda sempre a peça de trabalho à mesa com grampos. Segure a peça de trabalho com uma mão durante o processamento é proibido.
- Escolha certa velocidade de rotação unidade do fuso, dependendo do diâmetro do equipamento instalado. Você também deve prestar atenção para dureza da madeira. Quanto maior a dureza do material, mais lenta será a velocidade de rotação.
- O cortador em uma passagem deve ser imerso na peça a uma profundidade não superior a 3 mm.
- Antes de iniciar o processamento da peça de trabalho, você deve ligar o roteador e aguardar o momento em que a fábrica irá reunir o impulso necessário e, em seguida, proceder à introdução do moinho na madeira.Se você iniciar o fresamento em rotações baixas ou nas rotações iniciais da ferramenta, a peça de corte da ferramenta atingirá a peça de trabalho, formando cavacos nela. Além de danificar as peças, o roteador pode pular para o lado e ferir o operador.
- Mantenha a máquina de modo que você possa ver a ferramenta rotativa e controlar sua imersão no material.
- À medida que o moinho gira na direção da seta, o movimento do moinho deve ser direcionado de tal forma que as lâminas da ferramenta se movam em direção ao materialcomo mostrado na figura abaixo.
- A fresa deve estar firmemente presa nas mãos, mas sem pressão indevida na peça de trabalho. Pressione uniformemente e conduza a unidade suavemente, sem solavancos, durante toda a trajetória de movimento.
- Se o trabalho é realizado em baixas rotações, e mesmo por um longo tempo, ele precisa legal ocasionalmente. A unidade deve ser partida na velocidade máxima (marcha lenta) por 20 a 30 segundos para que o motor seja bem ventilado pelo fluxo de ar criado pelo impulsor montado em seu eixo.
- Para parar a fresagem, por exemplo, a borda da peça de trabalho, você deve primeiro remover o moinho da madeira e, em seguida, desligar a unidade.Mas ao fresar uma ranhura profunda, você deve primeiro parar a alimentação da ferramenta, desligá-la, esperar que a ferramenta pare completamente e só depois remover o cortador da reentrância.
Preparação da ferramenta para o trabalho
A coisa mais importante a fazer antes de iniciar o fresamento é configurar a unidade para um tipo específico de trabalho, levando em conta as propriedades do material sendo processado e o tipo de ferramental.
Seleção de velocidade
Uma fresa é uma unidade capaz de desenvolver rotações de fuso muito altas, de 8000 a 24000 rpm e muito mais. Quanto maior a velocidade de rotação do ferramental, mais limpa a superfície a ser tratada. Mas você deve estar ciente de que exceder a velocidade permitida para certos cortadores pode causar a queima da peça de trabalho nos locais de usinagem. Portanto, além da velocidade de rotação da haste da ferramenta, é necessário levar em consideração velocidade linear da lâmina. Como regra geral, quanto maior o diâmetro do ferramental, mais rápido a borda de corte do ferramental gira. Se você pretende usar um snap-in de grande diâmetro, a velocidade do fuso precisará ser levemente reduzida.
Abaixo está uma tabela, usando a qual você pode escolher a velocidade ideal de rotação da ferramenta, dependendo do seu diâmetro.
Além disso, ao escolher a velocidade de rotação da ferramenta, deve-se levar em consideração a dureza do material a ser processado. A fresagem de madeira dura é necessária a uma velocidade inferior à recomendada para um diâmetro de ferramenta específico.
Você também deve reduzir a velocidade da ferramenta se precisar cortar PVC, processamento de acrílico e plásticos. Em altas velocidades, o plástico começará a derreter e aderir ao ferramental da lâmina. Em cada caso, a velocidade de rotação é selecionada experimentalmente.
Instale o cortador
Antes de substituir a ferramenta é necessário desconecte o roteador da tomada. Desligar o botão de partida não será suficiente. É muito importante desconectar o cabo de alimentação para evitar a partida acidental do motor.
O aparelhamento muda da seguinte maneira.
- Coloque a máquina de lado para que o botão que segura o eixo fique no topo.
- Pressione o botão e gire o fuso até encaixar no retentor. Depois disso, coloque a chave na porca de pinça e desaperte-a. Em alguns modelos de fresas, este botão pode não estar. Neste caso, você precisa de duas chaves inglesas.A primeira chave é colocada na porca localizada no eixo e atua como um retentor (se você a posicionar contra a barra guia), e a segunda tecla é usada para soltar a porca de pinça.
- Depois de afrouxar a braçadeira de pinça, remova a haste de bit dela.
- Em seguida, insira um novo snap-in, mergulhando sua haste na pinça a uma profundidade de pelo menos 20 mm, ou seja, até que ela pare.
- Aperte a porca de pinça. Aperte a ferramenta com força suficiente, mas não o suficiente para interromper a linha.
- Desbloqueie o fuso.
Deve ser lembrado: a porca de fixação da pinça não pode ser apertada se não houver nenhuma ferramenta nela. Vai quebrar isso.
Definindo a profundidade do processamento
Quase todas as unidades para fresamento instaladas ajustadores de profundidade. Definir a profundidade da ferramenta de imersão é a seguinte:
- Coloque a unidade em uma superfície plana, por exemplo, em uma mesa.
- Coloque o degrau da parada da torre (1), que tem a menor altura, abaixo do limitador de imersão (2).
- Remova a trava do batente de profundidade desaparafusando levemente o parafuso (3) para que o batente (2) possa se mover livremente.
- Desbloqueie o mecanismo de imersão da máquina. Em alguns modelos de fresas, o motor é fixado em hastes verticais usando um cabo rotativo. Há também um número considerável de modelos dessas unidades, onde a unidade é travada com uma alavanca de pivô especial.
- Abaixe o motor até que a fresa encoste na peça de trabalho. Isso deve ser feito devagar para evitar que as lâminas atinjam a peça.
- Em seguida, você deve novamente consertar o motor nos trilhos.
- Abaixe o batente de profundidade (2) no degrau mais baixo do batente da torre (1).
- Coloque o cursor (4) na escala “0” (6).
- Levante o limitador (2) até uma altura que oposta a seu controle deslizante (4) na escala (6) é o valor de mergulho que você deseja executar. Para ajuste grosseiro, o limitador (2) é levantado ou abaixado à mão. Um ajuste mais preciso da profundidade de imersão da ferramenta é feito usando o mecanismo de ajuste fino (5).
- A posição do batente (2) deve ser fixada com o parafuso de bloqueio (3). Agora você pode desbloquear o mecanismo de imersão e levantar o equipamento com o motor para cima.
Como resultadose você abaixar o inversor até que o batente (2) toque o degrau mais baixo do batente da torre, você obterá a extensão máxima do cortador em relação à base da unidade. Essa quantidade de ferramenta de imersão na peça de trabalho será final, ou seja, para ter a profundidade necessária.
Se você quiser fazer uma ranhura profunda que não possa ser selecionada em uma única passagem, você pode usar um suporte de revólver para mergulhar gradualmente a ferramenta na peça de trabalho.. Para fazer isso, mova o degrau mais alto do batente da torre (1) sob o limitador de profundidade (2) e execute a fresagem. Em seguida, substitua a próxima parada inferior sob o limitador e, novamente, faça uma passagem com a ferramenta. Quando a parada atingir a parada mais baixa, a profundidade necessária da ranhura será obtida. A figura a seguir mostra como a ferramenta é gradualmente aprofundada na peça de trabalho, se você usar uma parada de um tipo rotativo.
Processamento de borda
Para processar arestas e extremidades da peça de trabalho usando moinhos de borda. Eles podem ser retos e encaracolados. Os cortadores retos são usados para aparar (nivelar) as bordas das peças em um padrão (curvilíneo) ou em uma régua.Por exemplo, se você cortar o aglomerado com um quebra-cabeça elétrico, não poderá ficar sem um roteador neste caso. Borda depois de passar pela lima de unha resulta desigual e com pequenas fichas. Para lhe dar uma geometria perfeita, faça o seguinte.
- Prenda uma fresa de borda reta no bit do roteador. Este moinho pode ter um rolamento a partir de baixo ou na sua parte superior (perto da haste).
- Se o moinho tiver um rolamento axial inferior, o gabarito é colocado sob a peça de trabalho e ambas as peças são pressionadas contra a bancada de trabalho com braçadeiras. Por outro lado, o modelo é fixado na peça de trabalho com o rolamento superior no encaixe.
- No caso de com menor rolamento Coloque a broca na borda da peça de trabalho e abaixe a fresa de forma que o mancal de empuxo fique no centro da face do gabarito, e a parte inferior das facas se estenda por cerca de 2-3 mm até o gabarito. Para cortadores com rolamento superior tudo é feito ao contrário: a sola do roteador é instalada no gabarito sob o qual a peça de trabalho é colocada. A fresa é abaixada até que o rolamento atinja o centro do gabarito, e a parte superior das lâminas não o capture por 2-3 mm.
- Além disso, a peça ligeiramente apertada é alinhada com o gabarito (você pode usar um martelo de borracha) pela marcação anteriormente aplicada.
- Após o nivelamento, pressione as peças com grampos na bancada de trabalho.Se você segurá-los frouxamente, eles podem se deslocar devido à forte vibração quando a ferramenta estiver funcionando.
- Coloque a broca na peça de trabalho (gabarito), sem tocar nos detalhes do moinho, ligue a unidade e espere até atingir a velocidade máxima;
- Mova o cortador suavemente até o início da peça de trabalho, de modo que a ferramenta corte nele e coloque o rolamento no gabarito e, em seguida, corte ao longo de toda a borda.
Para processar as extremidades dos espaços em branco, você pode usar fresadoras submersíveis convencionais (verticais). Se for necessário remover saliências de PVC, cuja espessura pode chegar a até 4 mm, será mais conveniente trabalhar com uma fresadora de bordas, já que possui dimensões compactas e peso leve.
Moinhos de rosto figurados usado principalmente para o processamento de produtos de madeira e MDF. Neste caso, primeiro, a peça recebe uma determinada forma usando uma fresa reta. E depois disso, uma ferramenta com o perfil de figura necessário é inserida na pinça e as bordas são usinadas da maneira usual. Apenas como modelo ou guia para o rolamento, serve a borda alinhada da peça.
Ao fresar peças de madeira, a direção das fibras de madeira deve ser considerada.. Se isto não for feito, ocorrerá lascas nos cantos das peças de trabalho ou nos locais onde as fibras longitudinais se tornam a face final ao processar, por exemplo, partes curvilíneas. Para evitar lascar, você deve riscar os locais “problemáticos” na peça de trabalho (Figura A). Se você passar por essas seções do moinho da maneira usual (contra a flecha), então, na maioria das vezes, isso causará a formação de cavacos. Portanto, até as zonas de “problema”, a ferramenta é alimentada contra a seta, e nos pontos de transição da fibra, a direção é invertida (Figura C).
A mesma regra se aplica para processamento de cantos de madeira em bruto. Primeiro, o cortador deve passar ao longo das fibras ao longo da seta (através do canto), após o que o revestimento continua da maneira usual.
Se o fresamento de fachadas de MDF (antes de colá-los com plástico) ou outros produtos feitos com este material for realizado, você não deve se preocupar com lascas, pois o material tem uma estrutura uniforme.
Furos de corte
Para cortar furos em espaços vazios de madeira, você pode usar cortador de canal reto. Se o furo tiver uma forma complexa, ele será cortado por um roteador de acordo com um modelo preparado com antecedência usando uma cópiaanéis. Este último está ligado à broca do moinho e, quando a unidade está em funcionamento, define o movimento da ferramenta na direção desejada.
Então, para cortar um buraco em um espaço em branco de madeira, você precisa executar as seguintes operações:
- Prenda um cortador de canal reto na pinça do dispositivo;
- anexar uma capa de cópia ao bit do roteador;
- coloque na bancada a peça de trabalho em que você deseja fazer um furo;
- coloque pequenos pedaços de aglomerado embaixo da peça de trabalho para levantá-la levemente acima da mesa (isso é necessário para a ferramenta sair ao cortar a peça);
- coloque o modelo com o orifício já preparado na peça de trabalho e pressione ambas as peças na mesa com grampos;
- defina a quantidade mínima de alcance do cortador (cerca de 3 mm) em relação à base do dispositivo;
- ligue o roteador e abaixe-o suavemente no modelo para que o roteador seja gentilmente inserido no material;
- realizar a fresagem em torno do perímetro do gabarito;
- abaixe a fresa por outros 3 mm e repita a operação acima;
- continue a adicionar 3 mm de profundidade até o moinho passar pela peça de trabalho.
Da mesma forma que você pode cortar um buraco redondo de acordo com o padrão apropriado.Mas, para cortar um círculo na peça de trabalho, há uma maneira muito mais fácil. A maioria dos modelos de fresas já inclui circulador. Consiste numa barra com um parafuso ajustável (pontiagudo) num dos lados.
A barra é fixada na base da unidade e o parafuso pontiagudo é inserido no orifício que serve como o centro do futuro círculo. Em seguida, você precisa definir o raio desejado, levando em conta o diâmetro do cortador. A figura a seguir mostra como calcular corretamente o raio do furo.
A fresagem é realizada da maneira usual em várias etapas, cada vez aprofundando a ferramenta em 3 mm.
Também moinho pode ser perfurado buracos, por exemplo, para instalação de dobradiças para móveis. Isso é feito da seguinte maneira.
- Prenda na pinça da máquina Broca Forstner diâmetro necessário.
- Defina a velocidade mínima do fuso.
- Coloque o roteador em uma superfície plana.
- Abaixe o cortador para que a ponta em seu centro não atinja a superfície da mesa em 2-3 mm e fixe a unidade nas guias.
- Em seguida, abaixe a parada de profundidade para qualquer etapa da parada da torre e fixe-a com o parafuso de travamento.Graças ao limitador de profundidade, a fresa não pode cair abaixo do nível exigido.
- Remova a trava da unidade para que ela possa se mover livremente para cima e para baixo ao longo das guias.
- Na peça de trabalho deve ser o centro do futuro buraco.
- Coloque a ponta do roteador na peça de trabalho e abaixe a laminadora de tal maneira que a ponta localizada no centro atinja exatamente o lugar desejado na peça.
- Levante o cortador ligeiramente acima da peça de trabalho, ligue a unidade e, após um conjunto de rotações completas, comece a mergulhar suavemente a ferramenta no material até que o medidor de profundidade atinja a parada. Nesta operação de perfuração pode ser considerada concluída.
Antes de perfurar a peça de trabalho, a mesma operação deve ser executada em algum pedaço de madeira ou aglomerado laminado da mesma espessura.
É importante que este furo cego tenha a profundidade necessária para instalar o copo da dobradiça da mobília, enquanto não deve haver protuberâncias e furos na parte de trás da peça.
Se você precisa fazer através do buracoentão o limitador de profundidade não é necessário.Para uma saída de corte “limpa” na parte de trás da peça de trabalho, a perfuração deve ser realizada em 2 etapas. No primeiro estágio, a broca de copo é imersa na peça de trabalho até que um pequeno orifício do espigão se forme em seu reverso. Além disso, a peça de trabalho é virada, o espigão da broca é instalado no furo formado e é realizada mais perfuração. Assim, as bordas do buraco em ambos os lados do boleto serão lisas e sem lascas.
Inserir fechaduras e dobradiças
Para a inserção de dobradiças e fechaduras em uma porta de madeira, vários dispositivos especiais foram desenvolvidos, nos quais uma fresa submergível é instalada.
Esses dispositivos são muito caros, então os mestres estão tentando fazê-los com suas próprias mãos. Por exemplo, inserir loops com um roteador sem um modelo é um trabalho bastante problemático. Mas esse processo é consideravelmente simplificado se você criar um modelo simples e especial. Como fazer isso, você pode aprender com isso vídeo.
As travas de inserção nas portas internas ocorrem em dois estágios: primeiro, um sulco largo sob a placa frontal da fechadura é formado e, em seguida, uma ranhura profunda sob o corpo da fechadura é selecionada. Para formar a sede do corpo da trava, você deve executar as seguintes etapas.
- Pegue uma fresa reta com um diâmetro de 0,5 mm maior do que a ripa da fechadura.
- Defina a profundidade de imersão no moinho em cerca de 3 mm (dependendo da espessura da chapa).
- Anexar uma parada paralela à parte inferior da máquina.
- Anexar a placa de bloqueio para o final da folha da porta e circule-o com um lápis. Encontre a borda central da porta e desenhe uma linha através dela (ao longo da teia).
- Instale o roteador com ênfase na extremidade da porta e centralize o roteador de acordo com a marcação e, em seguida, fixe o suporte nessa posição.
- Ligue a unidade, mergulhe o cortador na folha da porta na profundidade definida e corte essa área em todo o comprimento. O resultado será um sulco largo e raso sob a placa frontal da fechadura.
- Prendendo a trava na ranhura resultante, marque onde o início e o fim da ranhura profunda serão.
- Em seguida, você deve escolher um moinho (ranhura reta) com um diâmetro que seja ligeiramente maior que a espessura do corpo da trava de encaixe. Além disso, sua haste deve ter comprimento suficiente para que este cortador possa fazer um sulco de 2-3 mm de profundidade a mais do que a altura do corpo da trava.
- Prenda o ferramental no colar do implemento.
- Coloque na unidade a profundidade máxima de imersão do encaixe, suficiente para inserir o corpo da fechadura. Isso é feito usando o controle de profundidade.
- Ligue a unidade e perfure até a profundidade total definida no início da marcação. Repita a perfuração ao longo de toda a extensão desta seção, colocando os furos o mais próximo possível um do outro.
- Quando toda a área tiver sido trabalhada, levante o cortador levemente para que a parte superior das bordas do ferramental fique ligeiramente fora do encaixe (1-2 mm) e realize a fresagem movendo a unidade para trás e para frente. Após várias passagens, o cortador pode ser aprofundado e novamente executar a operação acima. Como resultado, você obtém um sulco profundo com fundo plano e paredes lisas.
Amostragem de sulcos e quartos
Para selecionar uma ranhura na superfície da peça de trabalho ou sua borda (extremidade), você pode usar uma parada paralela, como no caso de travas de porta. Mas você pode fazer um dispositivo especial que facilita o processo, se você quiser escolher as ranhuras em um grande número de partes idênticas da árvore. O que parece ferramenta de entalhomostrado na imagem a seguir.
Este dispositivo está configurado simplesmente:
- a unidade é instalada nos acessórios da plataforma;
- toda a estrutura é sobreposta na peça de trabalho;
- usando guias paralelos, um cortador de canal reto é centrado em relação à marcação na peça de trabalho;
- depois de ajustar a profundidade do ferramental (geralmente requer várias passagens), são feitas ranhuras.
Para selecionar um quarto em um espaço em branco de madeira, use cortador de sulco com rolamento.
Como um guia para ferramentas serve a borda (final) da peça de trabalho. A ferramenta é fixada na pinça da unidade, após o que a altura de imersão é ajustada e um quarto é amostrado da maneira usual.
Escolher um quarto não é a única função deste snap. Com ele, você pode selecionar uma ranhura ao longo da borda da peça de trabalho e faça uma placa sulcada. A profundidade da ranhura é regulada mudando os rolamentos axiais de diferentes diâmetros.
Para a fabricação de placas ranhuradas em grandes volumes, será necessário montar o roteador na mesa.
Sulco de espinho e cauda de andorinha
Para criar uma conexão de ranhura de espinho, existem muitos dispositivos complexos. Mas se a produção de produtos de madeira não for colocada em operação,Essa conexão de lingueta e ranhura com a ajuda de um moinho manual pode ser feita de maneira simples.
- A parte na qual o espigão será cortado deve ter um tamanho final. Ao fazer a marcação, você deve adicionar o comprimento do pico ao comprimento da peça. Por exemplo, para as pernas de mesas e cadeiras haverá bastante um comprimento de espinho de 30-40 mm, e para portas - 55-70 mm. Usando o quadrado para fazer uma marcação na borda da peça de trabalho.
- Pegue uma serra e faça pequenos cortes (esses serão os ombros do pico).
- Prepare-se cortador "barril"E prenda-o no dispositivo de pinça. Com sua conexão de pico de ajuda será criada.
- Fixe a peça de trabalho na bancada e, perpendicularmente, segure a segunda parte da mesma espessura (servirá como suporte para o roteador da fábrica).
- Em seguida, você precisa definir a quantidade de partida do cortador em relação ao local da unidade. Se o espigão está localizado exatamente no centro da peça de trabalho, a saliência da ferramenta deve ser tal que, após girar a peça e a segunda passagem, você obtenha a espessura da espiga correspondente à largura da ranhura. A largura da ranhura, por sua vez, depende do diâmetro do cortador. É deste tamanho que o cálculo de toda a conexão deve começar.
- Depois de ter decidido sobre a profundidade da ferramenta e definir o limitador, você pode começar a experimentar o pico. Ligue a unidade e inicie o fresamento da peça de trabalho, mas em etapas, aprofundando o material em 3 mm de cada vez.
- Quando a profundidade desejada for atingida, pare a máquina e vire a peça de trabalho.
- Continue a amostragem de pico usando o método descrito acima. Como resultado, você receberá espinho retangular. Mas, uma vez que o sulco terá um arredondamento do cortador nas bordas, também será necessário cortar cantos no pico. Isso pode ser feito com uma faca ou em uma máquina de moer.
Como a ranhura é escolhida foi discutida em detalhes acima. Se você quiser fazer uma ranhura de espinho ao longo de todo o comprimento ou largura da peça de trabalho, não precisará arredondar os cantos da ponta.
Para fazer um encaixe de ponta, use um dispositivo especial.
Na usina está instalada “cauda de cauda de andorinha”, e também a manga de cópia tendo lados, para o melhor posicionamento em slots de um modelo.
Depois de fixar o gabarito, a peça de trabalho é fresada de acordo com as regras gerais.
Uma junção de lingueta e ranhura também é usada. na fabricação de forro. Apenas para fazer o painel de parede, você deve ter um conjunto de 2 cortadores. Um cortador seleciona um sulco na borda da peça e o outro - faz um pico.
Para faça um arquivo, cuja borda é um pico, e cortar um sulco no quadro da fachada, também use um conjunto de cortadores.
Trabalho de metal
A fresagem de metal com uma fresadora manual é executada em casos muito raros, uma vez que esta ferramenta não se destina a estes fins. Às vezes é usado para descascar soldas ou buracos rezsenkovki. Também é permitido trabalhar com esta ferramenta para processar produtos de alumínio, cobre, bronze e latão (para selecionar ranhuras). Uma fresa de canais de metal duro é instalada na unidade e a peça é fresada da maneira usual.
Ao mesmo tempo, no dispositivo, é necessário definir a velocidade mínima do fuso e a profundidade da ferramenta de encaixe em uma passagem deve ser de 0,5 a 1 mm.
Às vezes, um roteador manual é usado para gravar padrões em planos de metais não ferrosos. Neste caso, os mesmos modelos e acessórios são usados como para trabalhar madeira, apenas mandris especiais são fixados na ponta do roteador. cortadores de gravura.
Figurado, esculpindo, e, ofícios
Geralmente para a escultura de madeira em forma de uso grooving cortadores de filetes e ranhuras. Moagem de madeira escultura é como se segue:
- instale um cortador de sulco de filete de pequeno diâmetro na unidade;
- aplique um desenho no espaço em branco (você pode usar um estêncil);
- circule o padrão com um marcador preto (não álcool);
- passar ao longo das linhas traçadas com um moinho de filete, definindo a profundidade de imersão de 3-4 mm;
- Em seguida, você deve mudar o cortador de fresa para um cortador reto e selecionar todo o interior do padrão;
- após a moagem, o padrão resultante deve ser lixado com lixa e envernizado.
Da mesma forma é feito figura volumétrica de escultura na árvore. Apenas o moinho é selecionado não pelo padrão, mas pelo fundo ao redor dele. O ornamento de acabamento já é uma broca ou mini-broca (gravador).
Além disso, com a ajuda de uma fresa, não apenas a escultura em madeira é realizada, mas também a openwork. através de contraplacado de corte, painéis de móveis finos, placas de MDF. A figura a seguir mostra um padrão com fenda feito por um roteador em contraplacado.
O processamento de madeira compensada é feito com cortadores convencionais para madeira.
Uma vez que o compensado contém uma certa quantidade de composição adesiva, o equipamento deve ser limpo com cola nas lâminas com mais frequência do que no processamento de madeira.
Usando os métodos de trabalho acima, você pode cortar elementos encaracolados para gazebos, frentes de cozinha, móveis de campo, etc.
Diferentes formas podem ser decoradas com madeira esculpida artesanato em madeira. Por exemplo, caixões, gamão, fazem sinais para várias instituições.
Fraser também se aplica se necessário fazer balaústresdecorado com fio torcido ou liso. Para fresar ranhuras retilíneas, use um dispositivo especial que seja fácil de fazer com suas próprias mãos.
O processo de balaústres de moagem é o seguinte.
- O moinho de ranhura de filete com o rolamento é instalado na unidade.
- Para que a peça de trabalho não gire, ela é fixada com um parafuso. Ele deve entrar em um dos buracos do disco com um balaústre ligado a ele.
- Além disso, a ferramenta é abaixada de forma que o rolamento axial esteja à esquerda ou à direita da peça de trabalho e logo abaixo do seu centro. Mas o cortador deve estar exatamente no centro da peça.
- Após posicionar o ferramental, a unidade é ligada e um sulco arredondado é produzido (o rolamento aciona a ferramenta, repetindo todas as formas do balaústre).
- Na próxima etapa, o roteador é desviado para o lado, o parafuso de fixação é liberado e o disco é girado para que o fixador atinja o próximo furo.
- Depois de fixar novamente a peça de trabalho, é feita uma amostragem longitudinal da ranhura. Após cada passagem do cortador, a peça de trabalho deve ser rodada em 1 etapa.
A foto a seguir mostra balaústres com ranhuras longitudinais.
Para fazer balaústres trançados precisa de uma adaptação mais complexa.
O padrão torcido é obtido girando a peça de trabalho durante o movimento do cortador sobre ela. A rotação da peça de trabalho e o movimento do roteador nesta máquina são sincronizados.