Todos os tipos de cortadores e acessórios para fresa manual
A fresa é uma ferramenta de corte com a qual uma fresadora manual ou uma unidade estacionária pode processar a superfície de vários materiais (madeira, plástico, metal). Como o equipamento é projetado para movimento rotacional, a forma básica dele será em forma de disco ou cilíndrica. Ao mesmo tempo, as arestas de corte da ferramenta podem ter uma forma bastante complexa. Moinhos para uma fresa manual são divididos em vários tipos. O mais comum entre eles - para processamento de madeira. Ao mesmo tempo, os lenhadores também têm sua própria classificação. Considere quais tipos de cortadores são projetados para processar superfícies de madeira e como escolhê-los corretamente.
Conteúdo
Cortadores de sulco
Se necessário selecione o sulco qualquer profundidade e largura, então, para este propósito, o cortador é o melhor ajuste. Seu design permite que esta operação seja executada tanto na face (face) da peça quanto na sua borda. O cortador de canais é usado principalmente ao unir peças a um pico. Além disso, usando bicos para uma fresa de madeira que segue uma régua, é possível cortar ranhuras pares de qualquer largura.
Em forma
Permitir dar um sulco certas formas semelhantes a suspensórios. A ferramenta seleciona não apenas as ranhuras dentro da peça de trabalho, mas também altera a forma das bordas da borda. Fazendo um padrão complexo na superfície da peça de trabalho, é feito primeiro passar por ela com um cortador reto (ranhura). No futuro, isso simplifica a centralização das ferramentas moldadas.
As figuras a seguir mostram os principais tipos de cortadores de canais.
Construção
Depois de processar a peça de trabalho com este ferramental, obtém-se uma ranhura semelhante a um trapézio (cauda de andorinha) ou um “T” invertido.
Este método de junção de peças é considerado um dos mais confiáveis, já que os espigões se movem para as ranhuras da mesma forma e não podem ser separados por outro método.
Filé em forma de V
Apesar do fato de que a palavra “filete” se refere a qualquer ranhura semicircular ou ranhura, os cortadores em forma de V também se enquadram nessa categoria. A ferramenta permite escolher não apenas ranhuras verticais, mas também ranhuras em um certo ângulo. Também a fresa de filé é frequentemente usada para escultura decorativa e a mudança da geometria das arestas na produção de móveis.
Filé
Eles têm uma parte de corte arredondada. Se você olhar para o sulco após a sua passagem na seção, ele irá lembrar a letra "U".
A fresa é usada para decorar as bordas e extremidades de produtos de madeira, criar padrões complexos na superfície da peça ou em vários entalhes de gesso (ranhuras) na superfície do produto e nas bordas.
Linhas retas
Esta é a ferramenta cilíndrica mais simples. A ranhura obtida na peça de trabalho tem uma seção transversal retangular.
O equipamento mais utilizado é usado com fresas submersíveis.
As fresas com ranhura reta (dedo) são usadas se você quiser escolher uma ranhura retangular com um fundo limpo, por exemplo, para fechaduras de portas e dobradiças.
Cortadores de afiação
Na maioria dos casos, os moinhos de borda rolamento de pressão. Graças a ele, é possível conduzir a ferramenta em um modelo, processando as arestas e bordas dos espaços em branco.
Semi-rod
A ferramenta cria saliências semicirculares nas bordas dos espaços em branco.
Se você usar um cortador de meio-núcleo em um par com um molde ou um filete, poderá fazer juntas articuladas. Também ferramenta de semi-haste fez hastes de seção transversal circular. Neste caso, a peça de trabalho é processada em ambos os lados.
Figurou
Esses cortadores encaracolados também são chamados multiprofile. Dependendo das tarefas, o mestre pode usar parte do perfil do equipamento ou utilizá-lo integralmente. No segundo caso, você precisará instalar a ferramenta na unidade, que tem uma capacidade de pelo menos 1600 watts.
Filé
Destinam-se a dar aos bordos da peça de trabalho um raio interno ou a selecionar ranhuras com seção transversal circular.
Os moinhos de filete são equipados com um ou dois rolamentos, eliminando a inclinação da ferramenta.
Cônica
Com a ajuda de cortadores cônicos você pode:
- chanfro na borda da peça de trabalho;
- decorar a borda da mesa;
- crie um corte angular nas bordas da peça de trabalho antes de colá-las (você pode obter produtos de formato poligonal).
Também nesta categoria pode ser atribuída a fresa de borda, o ângulo de inclinação das lâminas que é de 45 graus.
Faltsevye
Aplicar para amostragem de um quarto e sulcos de seção retangular. Graças ao rolamento axial, o moinho de costura pode ser usado em peças planas e curvas.
Para ajustar a profundidade da ranhura usado rolamentos axiais de diferentes diâmetros.
Esta categoria também se aplica moinho de disco. Com sua ajuda, uma ranhura é cortada no espaço para a instalação de uma borda de PVC em forma de T.
Morte
As fresas permitem obter bordas arqueadas, retas e moldadas na peça de trabalho. Trabalhando como qualquer parte do mesmo equipamento, é possível:
- arredondar a borda da peça;
- pegue a borda com uma dobra;
- fazer borda semi-rod;
- bainha com uma esponja;
- fazer o processamento decorativo de bordas, por exemplo, fazendo quadros de janela.
Além disso, usando cortadores de corte, você pode criar ornamentos de forma complexa nas bordas e extremidades das peças de madeira.
O equipamento desta série pode ser duplo, conforme mostrado na figura a seguir.
On cortador duplo a distância entre os elementos pode ser alterada de acordo com a espessura da peça de trabalho. Graças aos dois elementos, a peça de trabalho é processada em uma passagem, simultaneamente de ambos os lados.
Linhas retas
Um cortador de borda reta (ultrapassagem ou face) é usado ao terminar as extremidades da peça de trabalho ou criar um ângulo ideal de 90 entre a face da peça e sua borda (extremidade). O rolamento pode ser instalado na parte superior ou inferior da ferramenta.
Na posição inferior do rolamento, o gabarito é fixado sob a peça de trabalho e na posição superior - acima da peça de trabalho.
Além da função de revestimento, o encaixe com o rolamento superior pode ser usado como um encaixe e cortar uma ranhura de uma seção transversal retangular na superfície da peça de trabalho, é claro, usando um gabarito de uma certa altura. O diâmetro do rolamento é geralmente igual ao diâmetro da ferramenta, ou seja, está alinhado com a aresta de corte. Mas, em alguns casos, ele é alterado para um diâmetro menor ou maior, a fim de expandir as possibilidades de ferramentas.
Moinho "milho"
O cortador de milho também é afiado. Seu objetivo principal é moer e alinhar as bordas da peça de trabalho em um modelo. Devido ao arranjo especial das facas (em espiral) fácil remoção de cavacos e o curso suave da ferramenta.
Cortadores Combinados
Os espaços em branco de emenda são considerados os mais eficazes se você usar ferramentas combinadas. Esses tipos de cortadores consistem simultaneamente em elementos de ponta e ranhura: graças a este projeto, o equipamento receberá ambos os perfis em uma passagem. Como resultado, a área da borda destinada a colagem aumenta, o que tem um efeito positivo na resistência da junta.
Framework
Moinhos de quadro são ferramentas integrais.Todos os elementos de corte são instalados na base e o mestre pode colocá-los na ordem correta. Os tipógrafos têm os seguintes componentes:
- a base;
- elementos de corte;
- rolamento;
- lavador;
- porca de travamento.
Ao alterar a localização dos elementos de corte, a haste não é removida da pinça da unidade. É suficiente apenas desparafusar os fixadores localizados na parte inferior do snap-in e todos os seus elementos são removidos. Obrigado design dobrável O montante de partida da ferramenta snap-in permanece o mesmo e o reajuste não é necessário.
Língua e sulco
O kit contém 2 cortadores, um para selecionar um sulco e outro para um espigão.
Os moinhos de perfuração de canal possuem um perfil idêntico ao espelho dos elementos de corte, graças ao qual as peças usinadas são unidas com a maior precisão possível.
A única desvantagem deste ferramental é que as ranhuras e os espigões são feitos por diferentes cortadores, que têm que ser mudados e corrigidos novamente para o seu alcance em relação à base da unidade.
Para o fabrico de revestimento
Os cortadores para a fabricação de revestimento em seu princípio de operação são semelhantes aos da ferramenta de ranhura, mas com a única diferença de que ao conectar as peças é formado Sulco em V entre eles para imitar um bar. Para fazer uma conexão, um conjunto de 2 elementos também é necessário.
Universal
Depois de passar a ferramenta pegue 2 planos, totalmente compatíveis entre si, tendo uma ranhura e ponta. Ambos os últimos estão localizados em um ângulo entre si.
Para a junção de peças, também é utilizado um moinho de micro-lâminas.
Snap-in pode ser usado para blanks de emenda longitudinal (na fabricação de escudos) e para partes de emenda de face.
Para emenda de madeira, também é utilizado o equipamento da série combinada, que permite preparar juntas em um ângulo de 45 graus.
Deve-se notar que, para o processamento de peças de trabalho que precisam ser emendadas, use o mesmo cortador combinado. O design original do equipamento permite que você obtenha peças de encaixe de máxima qualidade, além de economizar bastante tempo, pois a ferramenta não precisa ser trocada.
Cortadores de corte
Aplique uma ferramenta na fabricação de painéis, nomeadamente para as arestas decorativas de processamento de peças. Todo o equipamento possui um rolamento axial fixo ao fundo.O moinho com o rolamento pode processar não apenas preparações retangulares, mas também figurado. Você deve saber que as ferramentas para os painéis têm um diâmetro de 50 a 70 m, portanto, para usá-las efetivamente, você deve ter um aparelho com uma potência de pelo menos 1500 watts. Para um roteador doméstico, o tratamento do painel com esse tipo de ferramental será uma tarefa imensa.
Para a fabricação de portas por fresadora manual (frentes de cozinha), você precisará comprar um conjunto especial composto de três elementos.
O conjunto inclui os seguintes cortadores frontais: um com painéis e duas ferramentas para a tubulação de móveis (perfil de perfil).
Horizontal
Aplicar para pré-tratamento painéis. Para formar um pico para inserção na ranhura do quadro, você precisará processar mais a borda.
Vertical
Os cortadores verticais mais comuns usam para o fabrico de rodapés.
Dupla face horizontal
Este tipo de ferramentas simplifica significativamente o processo de produção, uma vez que em uma única passagem da ferramenta um pico de conexão e uma parte de um painel de uma determinada configuração aparecem na borda.
Além dos tipos de equipamentos acima, muitos mestres usam e cortadores caseiros. Normalmente, eles são uma serralheria padrão de uma maneira especial. Como isso é feito em casa, você pode aprender com vídeo.
Critérios para a seleção de ferramentas de corte para madeira
Ao escolher cortadores de madeira para uma unidade manual, deve-se prestar atenção aos seguintes parâmetros de ferramental.
O diâmetro e tamanho da haste
Deve-se notar que alguns fabricantes estrangeiros de cortadores podem indicar o diâmetro da haste em polegadas. Na maioria dos casos, se o grampo de pinça estiver instalado na unidade, não haverá problemas com a instalação do ferramental, desde que o diâmetro da pinça corresponda ao diâmetro da haste.
É importante saber que a pinça de uma montagem portátil não é um mandril de uma furadeira, na qual você pode prender ferramentas de diferentes diâmetros.. O diâmetro interno do colar deve obedecer rigorosamente ao diâmetro do ferramental da haste. Dificuldades podem surgir se você comprar uma ferramenta com uma haste de 1 / 2ʺ (12,7 mm) e tentar inseri-la em uma pinça com um diâmetro de 12 mm. Ao mesmo tempo, a haste com um diâmetro de 6 mm sem problemas será fixada na pinça 1,4 ʺ (6,35 mm).
Antes de comprar um cortador, especialmente caro, leia as instruções para a unidade e descubra qual pinça está instalada nele.
Comprimento da haste ferramental também é de grande importância. Nem tudo tem hastes alongadas, e às vezes seus tamanhos não são suficientes para usar a ferramenta, por exemplo, ao estender sulcos profundos. Além disso, hastes de ferramenta longas podem ser necessárias ao fixar a unidade sob a mesa. Neste caso, é costume usar extensão do cortadorque é preso na pinça da unidade.
Material da Lâmina
Este é um critério importante ao escolher um piscar de olhos. O produto pode ser fabricado em aço rápido (HSS) ou em metal duro (HM). Lâminas de aço de alta velocidade lidar facilmente com madeiras macias de baixa densidade. Mas para usinagem de madeiras duras, essas fresas não são adequadas. Neste caso, eles podem ser substituídos por equipamentos com lâminas de metal duro.
A localização dos elementos de corte
As lâminas da ferramenta podem ser posicionadas verticalmente, isto é, paralelas ao eixo da haste ou a um determinado ângulo. Localizado verticalmente Lâminas trabalham como uma plaina e cortam madeira mais do que cortam.Portanto, se as lâminas estiverem um pouco sem corte, elas deixarão marcas na superfície que processaram, que terão que ser polidas.
Lâminas localizadas em um ângulo Para o eixo da ferramenta, eles trabalham muito mais limpo e não formam chips.
Cortadores de pedra
Para processar uma pedra artificial com um roteador (manual), você pode usar os tipos tradicionais de cortadores projetados para madeira, mas apenas com lâminas de metal duro. Há uma nuance aqui: uma pedra artificial é um material composto que contém as menores partículas abrasivas. Portanto, não importa de que tipo de material de metal duro é feito um moinho, bastará processar apenas 10 metros de pedra. Depois, lâminas maçantes Eles não darão a pureza necessária, por exemplo, das superfícies coladas, o que afetará a qualidade da junta.
Portanto, os profissionais aconselham usar os melhores cortadores de fabricantes conhecidos, como Festool, Leuco, Titman, Leitz, Dimar. O recurso de ferramentas de corte feitas por essas empresas é de 5 a 10 vezes maior que o das ferramentas convencionais de metal duro. Equipamentos “com marca” já podem ser processados de 60 a 100 metros de compósito.
Cortadores para madeira e pedra têm semelhanças na aparência e até mesmo têm o mesmo nome. Alguns deles são muito usados para realizar operações de pedra. Mas há cortadores especialmente projetados. para processar produtos compostos.
Cortador "antipertilo"
Com este cortador de pedra, você pode criar amortecedores de maré na cozinha (banheiro) pias e bancadas feitas de compósito. Normalmente, a formação completa do lado ocorre em duas passagens da ferramenta.
Há também uma modificação do cortador “anti-corte”, que tem um rolamento axial.
Moinho "onda"
Esta ferramenta destina-se a preparação de superfície antes de emenda. A parte de corte do ferramental tem um perfil de onda.
Embutimento entalhado
O ferramental é usado para selecionar uma ranhura, ainda destinada a embutimento com materiais compósitos.
Kit de reparo de pedra
Este kit é usado para reparar danos à superfície de produtos feitos de pedra artificial. Existem 2 elementos no conjunto. Um faz uma rolha e o segundo - um buraco abaixo dele.
Também para o processamento de compósitos podem ser utilizados cortadores da empresa CERATIZIT.
É cortadores de diamanteque se distinguem pela sua durabilidade. Eles são feitos por sinterização de várias camadas de chips de diamante. O revestimento multicamadas permite prolongar a vida útil da ferramenta, pois durante a sua substituição, as novas camadas de abrasivo parecem substituir as camadas trabalhadas.
Cortadores De Metal
O ferramental de metal especialmente criado para uma usina manual não existe. Normalmente, os mestres usam ferramentas projetadas para máquinas-ferramentas com um diâmetro de haste adequado. Na maioria das vezes, em unidades manuais, use fresas de topo para criar ranhuras. Mas você deve saber que o roteador é uma máquina que desenvolve altas velocidades, o que não é muito adequado para os cortadores finais. Portanto, o metal deve ser removido com camadas mínimas, algumas dezenas de milímetros de espessura e em várias passagens. A foto a seguir mostra um cortador espiral para metal.
Também no roteador é possível instalar rebarbas rotativas de várias configuraçõesque facilmente lidar com aço, ferro fundido, aço inoxidável, latão e até mesmo titânio. Mas, como na maioria das vezes eles têm um diâmetro pequeno de haste (6 mm), é necessário um adaptador para instalação em uma pinça de oito milímetros.
Rebarbas para metal são os seguintes tipos.
- Unidades de disco. Você pode fazer todos os tipos de cortes e lidar com ranhuras.
- Cônica (60 °). Usado para rebaixar furos.
- Cônica com um cone reverso. O ferramental é usado para esmerilar ranhuras, processando cantos afiados da peça de trabalho, removendo soldas nos cantos do produto, processando locais de difícil acesso dos furos.
- Cônica com arredondamento. Usado para usinagem de mates, decapagem de soldas, planos de usinagem.
- Apontada cônica. A ferramenta pode lidar com cantos agudos, peças de peças e fresagem em locais de difícil acesso.
- Oval. Eles processam e expandem os furos, bem como alinham as soldas nos cantos das peças.
- Em forma de chama. Devido à forma universal da ferramenta é usado para criar filetes, bem como para o seu processamento.
- Esférico. O ferramental pode ser usado para usinar furos, criando encaixes semi-circulares e ranhuras de usinagem.
- Esferocônico Afiado. Você pode processar o mel conectado em um plano de ângulo agudo.
- Esferocônico arredondado. Interconexões com raios internos são processadas.
- Esferocilíndrico. Você pode processar bordas, perfis, soldas, ranhuras de raio. Além disso, este ferramental chanfra e rebarba e prepara a superfície para soldagem.
- Cilíndrico com um bumbum suave. Usado para usinagem de contornos, soldas após solda, bordas, para chanfragem e rebarbação.
- Cilíndrico com dentes. Snap-in com dentes no final é usado para os mesmos fins que o snap-in com um final suave. Somente esse tipo de ferramenta pode funcionar simultaneamente em dois planos em ângulos retos.
Adaptações para uma fresa manual
A tarefa principal que é executada por vários dispositivos para esta unidade é expandir a funcionalidade do dispositivo. Alguns dos dispositivos vêm em conjunto com o dispositivo, mas os anexos restantes ao roteador devem ser adquiridos separadamente ou feitos à mão.
Paralelo Paralelo
Este dispositivo está disponível em equipamento padrão qualquer frezer.
A ênfase permite cortes retos nas peças de trabalho. Como o guia de base é usado a borda da peça de trabalho ou o guia de ônibus.
Trilho de guia
O pneu serve como um guia ao longo do qual o suporte pára. Usando este dispositivo, produza fresamento de tarugo reto.
Bússola
Este dispositivo está ligado à base da unidade e permite fresagem radial e círculos de corte.
Seleção de Slots
Para entalhar de uma certa largura, use a ferramenta para o roteador, mostrada na figura a seguir.
A largura da ranhura é regulada por uma plataforma. Neste caso, um cortador de canal reto com rolamento superior é usado.
Copiadora
Para transferir qualquer ornamento complexo ou padrão no uso em branco ferramentas especiais - copiadoras (pantógrafos).
Copiadora funciona da seguinte forma:
- a peça de trabalho é colocada sob a unidade instalada no pantógrafo;
- um ornamento ou padrão a ser copiado é colocado à distância correta da copiadora;
- o ponteiro do pantógrafo é colocado na posição inicial, após o que o motor do agregado é ligado;
- Todos os movimentos do ponteiro de acordo com o desenho são transmitidos com precisão para o roteador, e ele corta uma cópia do padrão exigido no espaço em branco.
Copie os anéis e o padrão
A capa de cópia é necessária, em primeiro lugar, para proteger o modelo dos efeitos das lâminas da ferramenta. Além disso, o anel de cópia, movendo-se ao longo da borda do modelo, transmite todas as suas formas para o cortador, que processa a peça sob a ferramenta.
Se o orifício no modelo exceder as dimensões da sola do aparelho, ele poderá ser instalado em uma plataforma de tamanhos adequados.
Manuseando corpos de rotação
Esse dispositivo simples permite cortar sulcos transversais e longitudinais em tarugos cilíndricos (pernas de mesas giratórias, postes, balaústres).
Tenoning device
Para fazer picos de caixa, em linha reta ou em cauda de andorinha, use um dispositivo de espigamento.
A utilização desse acessório permite que você faça pontas com distâncias iguais entre elas, para que a conexão das peças ocorra de maneira ideal.
Sulco de espinho de fixação
A conexão do spike-groove é a mais comum no negócio de marcenaria.
Para fazer este composto, existem ferramentas especiais, chamadas pantorouterami.
Apesar da aparente complexidade do design, esta máquina é facilmente feita à mão de acordo com os desenhos,o que é suficiente na Internet.
Mesa para roteador
Ao definir a montagem manual na mesa, você obtém mini-máquina estacionária. Com a sua ajuda, é conveniente manusear peças pequenas e compridas que não podem ser fixadas com braçadeiras. Existem mesas de fresagem prontas, especialmente projetadas para a fixação de fresadoras manuais. Abaixo está uma tabela produzida pelo Corvette.
Mas, como mostra a prática, a maioria dos artesãos prefere fazer mesas de fresagem. faça você mesmoporque seu design não é complicado. A mesa para uma fresa pode ser feita de contraplacado espesso ou de aglomerado laminado com uma espessura de 16 mm.
Dispositivo para os painéis
Se você cortar um triângulo isósceles, por exemplo, de compensado, e prendê-lo ao bit do roteador, como mostrado na figura a seguir, você obterá um acessório simples para o processamento de painéis de portas.
Este revestimento permite a decoração adicional de portas já prontas, sem desmontá-las, sem o uso de modelos.
Como afiar um moinho em casa
A moagem do cortador deve ser realizada somente após a remoção completa de carbono e sujeira de seu corpo e elementos de corte. Para esses propósitos, é melhor usar um fluido de limpeza especial (mostrado na figura abaixo).
Coloque meios nas partes cortantes do equipamento e espere vários minutos que dissolveu um depósito. Então você deve pegar uma escova de dentes comum e limpar completamente as lâminas de qualquer sujeira restante. Após a limpeza, você pode prosseguir para o processo de nitidez. Para realizar esta operação em casa, você deve primeiro comprar conjunto de barras de diamantegrão diferente.
Para afiação áspera, use barras com grãos maiores. Mas o processo de endireitar as lâminas deve sempre terminar com o polimento com o melhor abrasivo.
Para aguçar o moinho, siga estas etapas:
- Coloque a barra na borda da mesa e umedeça com água. Prenda o equipamento, se necessário;
- Coloque o ferramental na barra de forma que sua ponta fique em contato com a barra ao longo de todo o seu comprimento;
- conduzir o moinho de lixagem em movimentos suaves com força de pressão igual, molhando-o periodicamente com água;
- faça o mesmo número de movimentos para cada lâmina do ferramental, de modo que a retificação das bordas ocorra uniformemente.
Se o equipamento preparado para afiar tiver um rolamento axial, ele deve ser removido antes do início do processo.
Naturalmente, se houver essa oportunidade, é melhor entregar o cortador para moer em uma oficina especializadaonde será restaurado no equipamento exato. Este procedimento é barato quando comparado com o custo das barras de diamante.