Punção caseira: um vibrador para concreto e furo
Durante o vazamento da solução de concreto, cada camada é compactada. Isso é feito manualmente perfurando a mistura empilhada em camadas com varetas de diferentes materiais (metal, madeira). Você pode fazer todo o trabalho muito mais rápido com a ajuda de ferramentas especiais - vibradores. Mas a placa de fábrica, adquirida para uso doméstico, nem sempre é uma opção economicamente viável, porque é cara. Trabalhar para ela várias vezes, e depois de sair para ficar lá, não faz sentido. Neste caso, você pode fazer um vibrador para concreto a partir de um perfurador com suas próprias mãos. Caseiro vai acelerar o processo de forçar e melhorar a qualidade do trabalho.
Conteúdo
Vibrador perfurador
Para implementar o projeto na prática, você precisará do seguinte materiais e ferramentas:
- chapa de metal (aço) das dimensões requeridas, espessura de 50 a 70 mm;
- uma barra ou reforço de ferro (seção transversal retangular ou circular) de tal comprimento, de modo que você possa alcançar o fundo da estrutura de cofragem exposta ao despejar concreto;
- perfurador;
- velha broca ou pico, remo, cinzel, até uma coroa;
- Búlgaro com discos para metal;
- máquina de solda com eletrodos;
- régua ou fita métrica;
- marcador
A potência mínima do punção deve ser de 1,5 kW - somente essa ferramenta fornecerá o desempenho necessário sem superaquecimento.
Um lado da seção da haste de 15 a 20 mm é tratado para que possa ser inserido no mandril. Uma placa de aço inoxidável é soldada ao segundo lado. Para isso, você precisa de eletrodos especiais.
É melhor que a vara também seja de aço inoxidável. O concreto é um ambiente agressivo. O metal comum é amplamente exposto a produtos químicos e também se desgasta mecanicamente mais rapidamente.
A seqüência de fabricação de bicos para compactação é a seguinte:
- o retângulo do tamanho requerido é cortado pelo moedor da chapa de aço e um pedaço do comprimento desejado de uma barra redonda ou retangular;
- soldar a placa a qualquer extremidade da haste;
- corte um assento da broca com um pequeno estoque;
- solde-o na haste.
Se você não usar a broca antiga, precisará fazer um adaptador especial para o mandril de perfuração ou, com a ajuda de um equipamento de máquina-ferramenta, esculpir um assento na extremidade livre da haste. É mais fácil usar imediatamente a broca com o comprimento desejado. Na base do perfurador, dispositivos mais complexos podem ser feitos, por exemplo, com um eixo flexível, que também irá misturar a solução de trabalho.
Tamper caseiro para concreto de tamanho pequeno (a versão mais simples de produção) é apresentado no vídeo.
Yamobur
Proprietários de dachas ou casas particulares, muitas vezes enfrentam a necessidade de cavar buracos para postes de vedação ou suportes de pilha. Para perfuração, a terra é usada como uma ferramenta manual e equipada com um motor elétrico ou movido a combustível (por exemplo, gasolina). No primeiro caso, o trabalho levará mais tempo e também exigirá grandes custos trabalhistas. Comprar ou alugar dispositivos poderosos é caro, então os artesãos descobriram como fazer um buraco caseiro a partir de um perfurador.
Mas os dispositivos caseiros, em comparação com os análogos de fábrica, seguintes contras:
- eles podem perfurar apenas buracos relativamente rasos de pequeno diâmetro;
- para o trabalho em solos duros, eles não são adequados.
Estruturalmente, os dispositivos caseiros consistem em três partes:
- perfurador;
- trado ordinário de barro;
- adaptador ou caixa de velocidades.
Os últimos 2 detalhes do dispositivo podem ser feitos à mão. Mesmo à venda Bocal especial (trado) para perfuraçãoque prende ao poderoso perfurador ou uma broca. A ferramenta de trabalho feita desta forma é mostrada na foto abaixo.
O ponto importante é a quantidade de energia e o número de rotações do punção, que será usado em conjunto com o dispositivo para perfuração. O valor ideal do primeiro parâmetro para o modelo manual de furo caseiro é de 2 kW. Deve-se levar em conta que, dependendo do número de rotações, a broca pode ser conectada diretamente ao mandril ou através de uma caixa de câmbio. Para modelos com capacidade de 2 kW, este último não é necessário.
O ideal para a perfuração é o número de rotações do bocal de trabalho de 60 a 300 por minuto. Este valor depende das propriedades do solo no site.
A perfuração é realizada de duas maneiras:
- contínuo;
- com entrega periódica de solo.
No primeiro caso, você precisará de uma ferramenta mais potente (com maior torque).
Algoritmo para fazer uma broca caseira
Para fazer uma broca para as covas com suas próprias mãos, você precisará, além de um perfurador, ferramentas e materiais:
- rebarbadora;
- máquina de solda com a marca apropriada do eletrodo;
- furadeira elétrica;
- furadeira perfuradora desnecessária;
- Acessórios ou varetas de metal para o fabrico de varas;
- material para a parte de corte;
- cabo e soquetes para fazer um simples cabo de extensão.
O trabalho de retrabalhar um perfurador em um dispositivo que pode ser usado para fazer furos no solo é diretamente na criação de bicos. Todo o trabalho é realizado na seguinte sequência:
- cortar um pedaço do comprimento necessário de uma haste ou tubo usando um moedor (cerca de um metro é suficiente se a potência da ferramenta for de 2 kW);
- facas são anexadas à extremidade inferior (métodos de conexão e características de design da peça de corte são discutidos abaixo);
- cortada da broca da sua base, destinada à instalação deste bocal no cartucho perfurador;
- Solde a peça cortada no tubo.
A opção mais simples está pronta para uso no trabalho. Se você não usar a base da perfuradora antiga, precisará moer o assento para o cartucho de ferramentas ou o adaptador usado.
Além do modelo manual, você pode fazer semelhança de um equipamento de perfuração estacionáriaUma possível versão é apresentada na foto abaixo.
Para fornecer energia para um buraco caseiro, você precisará comprar ou fazer uma extensão por conta própria.
O trabalho criado pelo dispositivo é mostrado no vídeo.
Corte de fabricação
Como facas usadas:
- discos de serras circulares de diâmetro adequado;
- brocas prontas das brocas de motor de fábrica ou maquinaria agrícola;
- folha de metal, da qual os círculos do diâmetro requerido são cortados, afiando-os e arqueando-os conforme necessário.
A peça de corte pode ser removível (com um método de conexão de parafuso) ou fixa (soldada à haste). Ambas as opções são apresentadas nas fotos abaixo.
Design de corte deve atender aos seguintes parâmetros:
- ter um diâmetro maior (o suficiente para 5 mm) do que esse parâmetro nos furos criados;
- é necessário que o ângulo entre as lâminas seja igual a 25-30 graus;
- A parte frontal (corte) das facas deve ser afiada em um ângulo de 45 ° -60 °.
É desejável fazer a ponta da broca de uma broca projetada para perfurar o metal para que a ferramenta possa entrar mais facilmente na massa do solo.
Em sua essência, retrabalhar um perfurador em um vibrador ou em um sem-fim de terra consiste em fazer um bico que seja apropriado em termos de funcionalidade e tamanho. Dificuldades só podem surgir se você mesmo preparar um assento para um cartucho ou um adaptador nas hastes. Em geral, a fabricação das opções consideradas não requer muito tempo e esforço.