Ventilador com umidificador de ar - uma opção econômica para ar-condicionado eficaz
Nos últimos anos, o mercado de eletrodomésticos sofreu mudanças significativas, eles também tocaram os dispositivos responsáveis pela ventilação e ar condicionado nos quartos. Poucas pessoas usam um ventilador hoje em dia, é considerado uma relíquia do passado, acumulando poeira nas varandas e nos armários. E enquanto isso, os fabricantes de ventiladores não vão desistir deles, fornecendo ao dispositivo maior capacidade e funcionalidade ampliada. O ventilador com um umidificador de ar é uma versão relativamente nova que apareceu no mercado há pouco mais de dez anos, mas já conquistou certo segmento de mercado.
Conteúdo
Princípio de funcionamento
O dispositivo externo do ventilador não mudou significativamente durante toda a sua existência.Hidratante não é exceção. O recurso do dispositivo é que o umidificador está escondido no suporte, há também um tanque de água. O vapor se move através da mangueira até o centro, onde o ar ventilado é captado e espalhado pelos lados.
Existem três modos principais de operação de tais dispositivos:
- sem umidade;
- a umidificação é regulada manualmente;
- activação automática do sistema de humidificação.
Há uma opção de velocidade de sopro e o uso de indicadores que sinalizam o modo de operação, nível de água e outros parâmetros.
Entre as opções interessantes adicionais, você pode destacar a desconexão do dispositivo na ausência de pessoas na sala, luzes, horas.
Vantagens e desvantagens
O dispositivo tem as seguintes vantagens:
- A possibilidade de um ajuste de temperatura suave, mantendo o nível de umidade necessário.
- Baixo peso e mobilidade, permitindo que você mova o dispositivo para qualquer lugar da casa. Todos os modelos são geralmente equipados com rodas, o que facilita ainda mais esse processo.
- Fácil de instalar.
- A capacidade de usar não apenas em áreas completamente fechadas, como é o caso do ar condicionado.
- Baixo consumo de energia e respeito pelo meio ambiente.
- Um uso alternativo é como uma lâmpada aromática, você pode adicionar algumas gotas de seu óleo favorito em um recipiente com água, e a sala será preenchida com um aroma agradável.
- Baixo custo.
Com todas as suas vantagens, um ventilador com um umidificador tem uma desvantagem muito significativa.
Em comparação com os sistemas de ar condicionado e split, a capacidade do dispositivo de esfriar é significativamente menor.
A fim de reduzir significativamente a temperatura, precisa aumentar a umidade quase ao limite máximo possível. E isso, naturalmente, leva ao aparecimento de condensado nas superfícies e, além disso, não é confortável para o corpo humano.
Tipos de dispositivos
Os ventiladores com um umidificador são divididos em vários tipos:
- Tradicional. Eles são fornecidos com um filtro substituível feito de papel comum, que permite a passagem do ar enquanto o umedece.
- Vapor. Aqueça a água a valores altos, fazendo com que ela evapore. Tais modelos são capazes de aumentar a umidade na sala até 60%.
- Ultra-som. O princípio de operação é reduzido à entrada de água em uma placa vibrante, a vibração quebra as gotículas em pequenas partículas, com a formação de vapor.
Como criar um ventilador hidratante faça você mesmo
Parte da singularidade do dispositivo reside no fato de que é bastante realista recriá-lo com suas próprias mãos, o que você não pode fazer, por exemplo, com ar condicionado. Para fazer isso, você precisará de bordados, uma toalha, qualquer ventoinha e 4 prendedores de roupa de plástico.
O procedimento é o seguinte:
- Nós consertamos a toalha no aro.
- Com a ajuda de cavilhas, fixamos essa construção no centro do ventilador para que a borda livre da toalha caia.
- Mergulhe esta borda em um recipiente cheio de água.
A função de umidificação é implementada através de toalha molhada e evaporação da umidade devido ao fluxo de ar. Em paralelo, o material da toalha é resfriado e, como resultado, o próprio fluxo é resfriado. Aqui está uma versão tão primitiva, à primeira vista, do dispositivo, que tem o direito de existir em certas condições e em certas circunstâncias.
Como você pode ver, o ventilador não é um dispositivo que entrou para a história, resfriando a sala que herdamos de nossos ancestrais, mas uma versão completamente moderna de ventilação e ar condicionado. Funcionalidade adicional com a qual os fabricantes preenchem dispositivos modernos, em particular, a função de umidificação,permite que você os use em todos os lugares, criando o máximo de conforto e conveniência nas salas onde você mora e trabalha.