Escolhendo uma broca de martelo para uso doméstico ou profissional.
O perfurador é a ferramenta insubstituível durante o reparo da carcaça ou na construção. Com isso, é muito fácil fazer vários furos em superfícies de concreto, tijolo ou pedra. Para selecionar corretamente a ferramenta para certos tipos de trabalho, primeiro você precisa saber quais tipos de brocas oferecem a indústria.
Conteúdo
Tipos de perfuradores
Embora o objetivo dessas unidades seja o mesmo (perfuração, perfuração, cinzelamento), elas diferem em sua funcionalidade, o que afeta sua área de aplicação.
Brocas sem fio
Os dispositivos que trabalham da bateria recarregável (banco de estoque comum), é possível transportar a uma categoria de ferramentas elétricas de casa.
O perfurador sem fio é conveniente para uso em locais onde não há eletricidade, mas você deve saber que a ferramenta foi projetada por um curto período de tempo.. Com isso, você só pode fazer alguns buracos na parede. Para realizar trabalhos em materiais sólidos, o que implica uma longa operação do aparelho, não funcionará.
As principais vantagens do dispositivo na bateria:
- Independência da rede elétrica - pode ser usada no país, na garagem, durante a cobertura, etc .;
- poder suficiente;
- peso pequeno;
- corpo compacto;
- presença de reverso;
- é possível perfurar concreto (diâmetro máximo de 10 mm);
- Tem um regulador de velocidade.
Desvantagens do dispositivo na bateria:
- o tempo de operação do dispositivo é limitado pela capacidade da bateria;
- inconveniente para uso freqüente, porque leva tempo para carregar a bateria;
- quando cair a bateria falha;
- Existem dificuldades ao comprar uma bateria sobressalente.
Dispositivos de rede
Este tipo de aparelho é mais procurado, tanto para trabalhos de casa, quanto para uso profissional na esfera da construção.
Devido à constante alimentação da rede elétrica, as unidades possuem bom desempenho e grande poder. Os perfuradores de rede são amplamente utilizados em trabalhos de construção e reparo, facilitam a perfuração e a perfuração de paredes, bem como furos neles.
Vantagens:
- alto desempenho;
- preço razoável;
- a maioria dos dispositivos tem três modos de operação (perfuração, perfuração + sopro, sopro sem rotação do cartucho);
- sistema anti-vibração;
- a capacidade de ajustar a velocidade.
Desvantagens:
- cabo de alimentação restringe o movimento;
- na voltagem instável na rede, o desempenho diminui;
- durante o trabalho prolongado e frequente, o mandril se esgota, o que resulta na fixação da broca e na necessidade de substituição do cartucho.
Brocas Pneumáticas
Ferramentas pneumáticas de ar comprimido. Por este motivo, só pode funcionar em conjunto com um compressor.
Este tipo de ferramenta é usado em locais onde ferramentas elétricas não podem ser usadas devido ao risco de explosão.
Freqüentemente unidades pneumáticas são usadas quando se trabalha em áreas úmidas, por exemplo, cheias de água.
Vantagens:
- peso pequeno;
- altas velocidades do fuso e altas batidas por minuto;
- pode ser usado em áreas úmidas e áreas com maior risco de explosão.
Desvantagens:
- a operação requer um compressor;
- o comprimento da mangueira limita o movimento;
- alto custo da unidade.
Aparelhos a gasolina
Unidades com motor a gasolina de dois tempos como acionamento alta potência e alta força de impacto.
Vantagens:
- mobilidade graças à independência do compressor e da rede de alimentação;
- o reabastecimento de um tanque permite que a unidade trabalhe por cerca de 2 horas;
- saltar;
- três modos de operação.
Desvantagens:
- preço alto;
- grande peso;
- a força de impacto não é ajustável, o que pode causar fissuras desnecessárias nas superfícies tratadas;
- a necessidade de uma vasilha com combustível adicional;
- custos de material para a compra de combustível;
- grandes dimensões.
Classificação por localização do motor
Além da fonte de energia, os dispositivos podem variar na localização do motor: eles são tipo pistola e tipo barril.
Tipo de pistola de aparelho
Nestes perfuradores, o motor está localizado na horizontal, e o mecanismo de percussão (localizado no cano da unidade) é acionado por Rolamento bêbadoque é transmitido movimento rotacional do rotor.
Cano perfurador
Se você olhar para o perfurador de barril, você pode ver que o motor está instalado nele na parte inferior da unidade. O acionamento elétrico vertical possibilita o uso mais eficiente do mecanismo de manivela (KSHM) para engatar a unidade de choque no trabalho.
O movimento rotacional do rotor do motor é transmitido à manivela, que, convertendo-os em movimento alternativo, transmite para o pistão. Este último aciona um mecanismo de percussão localizado no cano do aparelho.
Características importantes dos perfuradores
A fim de não pagar demais o poder desnecessário, ou vice-versa, para não obter o resultado desejado devido à baixa potência do dispositivo, é necessário estudar as principais características dos dispositivos e o que eles afetam.
Força de impacto
Este parâmetro indica com que esforço o ferramental (broca ou pico) será imerso no material a ser processado. A força de impacto é medida em joules (J). O valor deste indicador depende velocidade de trabalho. No campo profissional, você tem que perfurar muitos buracos por dia e fazer grandes aberturas. Portanto, é necessário que o aparelho tenha uma força de ataque de 4 a 17 J. Para uma casa, haverá um perfurador suficiente com uma força de ataque de 1-3 J.
Poder
A força de impacto depende da potência do motor da unidade. Os perfuradores podem ser divididos pelo poder em 3 classes.
- Dispositivos leves têm uma pequena capacidade, em média, de até 0,8 kW. Eles pesam cerca de 4 kg e podem desenvolver uma força de golpe de até 3 joules.
- Furador Médio tem uma potência de 0,8 a 0,9 kW, pesa até 8 kg, desenvolve uma força de impacto de até 9 joules.
- Máquinas pesadas - Estes são dispositivos com uma potência de 1,2 kW e acima. Eles pesam mais de 8 kg, e a energia de impacto está acima de 17 J.
Frequência de choque
A partir da frequência dos impactos também depende do desempenho da ferramenta. Mesmo quando a força de impacto da unidade é alta, com uma baixa frequência de impactos, o trabalho com essa ferramenta será lento. Portanto, este indicador é muito importante para o uso profissional de um soco, e deve ser de cerca de 5000 batimentos por minuto. Ao mesmo tempo, um eletrodoméstico pode ter 3-4 mil.batimentos por minuto
Velocidade de rotação
Este valor é significativamente maior nos exercícios domésticos. Isto é explicado pelo fato de que em casa o dispositivo será mais frequentemente usado como broca. Portanto, para dispositivos domésticos disponíveis velocidade de rotação no intervalo de 1500-2300 r / min. Para tecnologia profissional, a velocidade de rotação do fuso está na faixa de 750-1100 rpm, uma vez que é dada prioridade às funções de impacto dos dispositivos.
Modos de operação
A maioria das unidades possui 3 modos de operação.
- Sopro Neste modo, o ferramental executa apenas os movimentos de natureza progressiva, como durante o trabalho de uma britadeira. Os movimentos do fuso circular estão ausentes.
- Perfuração O fuso do aparelho gira. Este modo permite que você use a unidade como uma broca, bem como para perfurar com coroas de diamante.
- Perfuração + impacto Neste modo, combinou 2 funções. Geralmente é usado para fazer furos em materiais sólidos usando brocas especiais.
Você deve saber que existem modelos de exercícios que têm apenas 1 ou 2 modos. Portanto, escolhemos um dispositivo com três modos: com ele, você pode resolver mais problemas.
Tipo de mandril e diâmetro da broca
Nas perfuradoras levadas para uso Cartuchos SDS. A abreviação SDS é traduzida do alemão como “insert, rotate, fix”. Mandris são divididos em 5 tipos:
- SDS - neste cartucho, você pode inserir a haste da broca com 2 slots.
- SDS-plus - uma haste com 4 ranhuras e um diâmetro de 10 mm foi desenvolvido para este cartucho.
- SDS-top é um cartucho para um tipo incomum de haste com um diâmetro de 14 mm, que é usado em dispositivos da categoria média.
- O SDS-max foi projetado para exercícios pesados. O diâmetro da haste, que pode ser fixado nela, é de 18 mm. A haste tem 2 ranhuras fechadas e 3 abertas e está incluída em um cartucho de 90 mm.
- SDS-quick - equipamento com hastes sem ranhuras é fixado neste cartucho. Em vez disso, são usadas projeções especiais.
Opções adicionais
As características descritas acima são fundamentais. E para escolher o soco certo, você precisa prestar atenção neles. Mas também há opções adicionais que devem ser consideradas ao comprar um dispositivo, pois elas podem melhorar significativamente a usabilidade.
- Presença de reverso. Esta opção é opcional, mas desejável. Com sua ajuda, é mais fácil puxar a broca de furos profundos.Para fazer isso, basta ligar a rotação reversa do fuso da máquina.
- Anti-interferência. Esse recurso é muito importante se você escolher uma unidade de alta potência. Ao encravar o equipamento no material a ser processado, um acoplamento especial pode evitar que o mestre seja ferido e os enrolamentos do motor se queimem.
- Interruptor de velocidade. Com ele, é possível ajustar não apenas a velocidade de rotação do fuso, mas também a frequência do impacto.
- Começo suave Evita golpes de ferramentas ao iniciar.
- Sistema de Estabilização. Esta função mantém a velocidade do fuso no mesmo nível, independentemente da carga na ferramenta.
- Botão-bujão para o interruptor permite que você bloqueie o botão de partida na posição de trabalho, e ainda segurando-o com o dedo não é necessário.
- Sistema anti-vibração importante para uma ferramenta profissional. Graças a ela, o mestre sentirá uma vibração muito menor, que, como se sabe, afeta não apenas a fadiga muscular, mas também a saúde da pessoa como um todo.
- Ênfasepermitindo que você controle a profundidade da perfuração.
- Disponibilidade de coletor de pó. Um perfurador com um coletor de poeira permite que o mestre realize mais confortavelmente o trabalho de perfuração das paredes, já que esta operação produz muita poeira. Os bicos têm um bocal para conectar um aspirador a eles e podem ter um design diferente.
Os melhores fabricantes
O número de fabricantes de perfuradores está aumentando constantemente a cada ano. Mas artesãos profissionais que se prezam preferem uma ferramenta que foi testada durante anos na prática e tem um bom feedback dos proprietários. A análise abaixo inclui os fabricantes de dispositivos mais populares para 2016-2017.
- É uma empresa alemã e líder na produção de equipamentos elétricos. As ferramentas da Bosch provaram ser altamente confiáveis, funcionais e bem equipadas. Os preços do instrumento variam de 5 a 90 mil rublos.
- Nitachi Empresa japonesa, cuja produção está localizada na China. Este fato afeta principalmente a política de preços. A ferramenta pode ser comprada a um preço de 6 a 90 mil rublos.
- O país de origem é o Japão. Graças ao lançamento de uma ferramenta de alta qualidade, a preocupação da Makita conquistou os mercados da Europa, Ásia, América e Federação Russa.Faixa de preço de 6 a 87 mil rublos.
- Interskol - fabricante da Rússia. Nos últimos anos, a empresa ganhou uma boa reputação não só no exterior, mas também no Oriente Médio e na Europa. Os preços para o instrumento estão na faixa de 3 a 30 mil rublos.
- Bisonte É também um fabricante muito famoso da Rússia, produzindo ferramentas de alta qualidade. É possível comprar o perfurador pelo preço de 3,5 a 20 mil rublos.
Dicas para escolher um dispositivo
Primeiro de tudo, se você está confuso, o que é melhor comprar um soco, decida para que uso você quer comprar uma ferramenta: para uso doméstico ou profissional. Como regra geral ferramenta para uso doméstico não suporta cargas pesadas e é projetado para operação de curto prazo, não mais que 25 minutos. Depois disso, o motor deve esfriar por cerca de 30 minutos. Além disso, eletrodomésticos não devem trabalhar mais de 4 horas (no total) por dia. Ao mesmo tempo, uma ferramenta muito poderosa não é necessária para uso doméstico.
Perfurador de construção profissional pode ser usado para executar grandes quantidades de trabalho, inclusive como uma britadeira,já que a unidade é capaz de suportar cargas pesadas e longas. É possível distinguir um perfurador profissional de um doméstico por vários sinais:
- preço - as ferramentas elétricas domésticas são muito mais baratas do que as profissionais;
- o aparato da classe do profissional distingue-se por grande poder e peso considerável;
- unidades profissionais têm uma força de alto impacto, o que aumenta seu desempenho.
Soco para casa
Ferramentas para uso doméstico são dispositivos de nível leve e médio, por peso e potência. Se você ocasionalmente precisar usar essa ferramenta para concreto ou cinzelamento de alvenaria, recomenda-se comprar uma máquina do tipo pistola com os seguintes parâmetros e características de design:
- a potência do motor deve estar na faixa de 0,6 a 0,9 kW;
- força de impacto - de 1,2 a 3 J;
- o dispositivo deve ter 3 modos de operação;
- a velocidade de impacto pode atingir 5000 batimentos / min;
- deve ser a velocidade do fuso ajustável;
- velocidade de rotação do fuso deve ser 1100 rpm e superior;
- a presença de um acoplamento que impede o emperramento é bem-vinda;
- a máquina deve ter um mandril sem chave e ser vendida com um mandril substituível;
- é necessário ter um botão para consertar o gatilho;
- alça confortável que gira facilmente em qualquer posição;
- a presença do reverso (a capacidade de permitir a rotação reversa do fuso).
Soco para o trabalho
Um martelo rotativo profissional, ambos com um motor horizontal e um vertical, deve ser capaz de trabalhar dentro das faixas listadas abaixo (estes são parâmetros generalizados dentro dos quais as ferramentas da classe pro trabalham):
- a velocidade de impacto deve ser de 1000 a 5000 batimentos / min;
- velocidade do fuso de 750 a 1100 rpm;
- força de impacto de 8 a 17,5 J;
- consumo de energia de 1250 a 1500 W;
- peso de 6,9 a 10 kg;
- diâmetro máximo de perfuração em concreto de 45 a 80 mm;
Além disso, o aparelho para uso profissional deve estar equipado com proteção anti-vibração e anti-jamming.